TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Тrabalho de Conclusão de Modulo ‘’TCM’’. Diversidade cultural

Artigo: Тrabalho de Conclusão de Modulo ‘’TCM’’. Diversidade cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Artigo  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho

De

Conclusão de Modulo

‘’TCM’’

Diversidade cultural.

PROATIVA

Professo: Douglas Pinho

Modulo: Diversidade Cultural

Aluno: Márcio Alan Godot pinheiro De Souza

Empresa: Transglobal Norte Transporte

Data: 03/10/14

Tema: Diversidade Cultural

Subtema: Diversidade Cultural paraense

Conceito: A diversidade cultural faz alusão à convivência e interação entre diferentes culturas. A existência de múltiplas culturas é considerada como um ativo importante da humanidade pelo facto de contribuir para o conhecimento. Cada pessoa, por outro lado, tem o direito a que a sua cultura seja respeitada tanto por outras pessoas como pelas autoridades.

Em muitas ocasiões, a sobrevivência de uma cultura vê-se ameaçada pelo avanço de outra cultura com vocação hegemónica. Nestes casos, o governo e as instituições devem proteger a cultura que tiver menos poder de modo a garantir a sua subsistência, assegurando, por conseguinte, a diversidade cultural.

O Pará é segundo maior estado do Brasil em questão de território, talvez por isto exista uma grande diversidade tanto social quanto natural, podemos observar isso através da cultura regional que é na verdade uma mistura de ritmos e raças convivendo harmoniosamente e constituindo esse povo alegre, simpático e receptivo.

A identidade cultural do povo paraense durante anos vem sendo debatida de maneira a minimizar os preconceitos ainda existentes em uma sociedade tipicamente mestiça e oriunda de diversos povos do globo terrestre. Definir essa identidade no presente século é uma tarefa árdua, pois ao longo do tempo surgiram novas manifestações culturais incorporadas pelos povos que aqui fixaram-se.

A globalização no mundo capitalista tem causado no homem atual uma série de descrença nas culturas populares, a diversidade de tecnologias tem minimizado o acesso direto a essas culturas, que durante anos determinadas comunidades lutaram para que esses laços culturais fossem fortalecidos.

A Formação da identidade social e cultural paraense não se deu apenas com os aspectos da cultura indígena, mas contou com outro importante aliado trazido pelos ingleses e portugueses, o negro. Sua participação na formação da identidade paraense foi de extrema importância, partindo dessa chegada esses indivíduos influíram na formação da civilização amazônica.

Não seria erro admitir que a cultura paraense nasceu desse conflito cultural. Tendo como seu precursor o índio e sua relação com o branco depois com o negro. Formando uma sociedade miscigenada, dessa relação, branco e índio e índio e negro surgiu o que chamamos de cablocos e tapuios.

De certo, nesse conflito sociocultural houve não apenas perdas de identidades, mas de ações de vida e socialização desconhecida por essa sociedade atual. As perdas e a renovação da cultura amazônica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com