TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras Licenciatura em Matemática

Por:   •  22/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 7

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a distância (AD)

Disciplina: Libras

Curso: Licenciatura em Matemática

Professor:

Nome do aluno: Glauco Marcelino Dias da Silva

Data: 28/10/2013

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia com atenção as questões abaixo e responda:

1. Como requisitos para compreensão da Língua Brasileira de Sinais (LBS), o conhecimento sobre a história e a cultura que envolve seu padrão de comportamento e de crenças que se manifestam em um coletivo. Estes se tornam relevantes, norteadores e reguladores nas relações. Leia o Capítulo 1 do Livro Vendo Vozes, disponível na midiateca.

Analisando a complexidade do texto que você leu, construa um texto argumentativo entre 15 a 20 linhas que contemple deficiência, surdez, discriminação e isolamento. Na elaboração de seu texto inclua uma citação direta pertinente ao texto. Lembro que a avaliação desta atividade será feita com base na consistência de sua argumentação. (2,5 pontos)

A vida dos surdos nos séculos anteriores

Período cruel, implacável, destruidor, que registrou até onde a ignorância a respeito de um assunto, pode alterar, arrasar a vida de várias pessoas. Caminhos tortuosos, que os surdos viveram, devido a surdez ser considerada uma deficiência que impossibilitava a pessoa de se interagir, relacionar-se com a sociedade, bem como, de terem uma vida de condições igualitária, de direitos iguais, pois, os ouvintes tinham seus diretos preservados, enquanto os surdos, eram tratados como seres anormais, aberrações incapazes de adquirirem algum conhecimento. Fato registrado que, de forma preconceituosa, evidenciou que o surdo na época, não tinha capacidade, condição alguma de adquirir determinado conhecimento, onde Aristóteles, afirmou que a surdez comprometia a inteligência e que a audição e a fala oral eram indispensáveis à compreensão das ideias. Uma discriminação muito severa que levou muitos surdos a viverem como animais irracionais e, pior ainda, a serem sacrificados, por serem incapazes de sobreviverem, abandonados à própria sorte, onde eram isolados do grupo, do direito de viverem, tudo, por causa da ignorância, preconceitos, que até nos tempos atuais, ainda persistem em existir nas ideias de alguns.

 2. De acordo com L. S. Vygotsky 1969 “Uma palavra não se refere a um único objeto, mas a um grupo ou classe de objetos. Cada palavra, portanto, já é uma generalização. A generalização é um ato verbal de pensamento e reflete a realidade de um modo bem diferente do refletido pela sensação e pela percepção”. Baseado na afirmação acima, explique a importância e a necessidade da Língua de Sinais na constituição da cultura surda. (2,5 pontos)

Conforme estudo feito, não existe cultura sem língua. E diante da afirmação, sem a Língua de Sinais, a cultura surda não teria base, estrutura para sua consolidação, ou seja, não existiria, pois, por meio da comunicação, da troca de experiências é que se constrói uma cultura. E a comunicação dos surdos, se dá pela língua de Sinais, essa, que é uma marca da cultura surda.

3. Faça uma pesquisa em artigos científicos disponíveis em bases de dados como Scielo, BVSaúde sobre língua natural, língua materna e língua nativa e explique-os, em um texto de no mínimo 8 linhas, sobre o aspecto da primeira língua (L1) e segunda língua (L2). É preciso apresentar o título do artigo pesquisado, data de acesso ao artigo e base da dados utilizada. Fundamente seu texto a partir do artigo pesquisado. (2,5 pontos)

Línguas

A língua, em geral, se faz presente desde o início dos tempos, fator indispensável à comunicação, onde a linguagem é desenvolvida naturalmente pelo ser humano, de forma não premeditada, como resultado da facilidade inata para a linguagem possuída pelo intelecto humano. Dentre os tipos de línguas, destacamos as línguas: - maternal, que é a primeira língua dos surdos, no caso do Brasil, a Língua Brasileira de Sinais – Libras, a primeira que o surdo tem possibilidades de desenvolver e compreender o  mundo que o cerca e, como segunda língua, o português, Língua oficial do Brasil, no caso de residir nesse, sendo essa segunda língua, desenvolvimento básico, onde o surdo só pode ser cobrado na L1, ou seja, na sua primeira língua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (343.7 Kb)   docx (386.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com