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O USO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA PRODUÇÃO DE MÍDIAS EM REDES SOCIAIS

Por:   •  25/6/2019  •  Resenha  •  41.862 Palavras (168 Páginas)  •  53 Visualizações

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ELIANE LOURDES DA SILVA MORO

PROJETO COR@GEM: O USO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA PRODUÇÃO DE MÍDIAS EM REDES SOCIAIS E A COLABORAÇÃO E COOPERAÇÃO ENTRE ADOLESCENTES COM FIBROSE CÍSTICA INTERNADOS NO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE-RS

Porto Alegre

2010

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ELIANE LOURDES DA SILVA MORO[pic 8]

PROJETO COR@GEM: O USO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA PRODUÇÃO DE MÍDIAS EM REDES SOCIAIS E A COLABORAÇÃO E COOPERAÇÃO ENTRE ADOLESCENTES COM FIBROSE CÍSTICA INTERNADOS NO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE-RS

Tese para aprovação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na Área de Informática na Educação.

Orientadora: Profª Drª Lucila Maria Costi Santarosa

Porto Alegre

2010

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EPÍGRAFE

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Seja qual for o momento, esperamos que esta obra sirva como um instrumento para lembrar novos contos, novas improvisações, experiências, interpolações, diálogos e interpretações adicionais. É claro que esta História ainda não está em ordem, embora estejamos esperando a visita de mais outro Homero cego que reúna não apenas o que sabemos dessa terra de fábulas, mas também um novo conjunto de capítulos para nós. E, enquanto esperamos, lembramos que nossos maiores resultados como contadores de histórias, surgem quando expomos as tramas culturais que conduzem nossa mão ao escrever. Tramas e práticas que nos levam a enxergar a coerência onde ela não existe, ou a criar o significado sem que haja uma compreensão das estruturas mais amplas que nos dizem para narrar as coisas de uma determinada forma. Apagando os limites que separam o eu, o outro e a história, procuramos aprender como contar novas histórias, histórias estas que não estão mais contidas ou confinadas dentro dos contos do passado. E, assim, embarcamos juntos em um novo projeto que possui suas próprias tramas e práticas culturais, ainda que não sejam plenamente compreendidas. E em tudo fica o forte compromisso, embora sempre variável, de todos os pesquisadores qualitativos – ou seja, o compromisso de estudar a experiência humana partindo do nível elementar em direção ao mais avançado, do ponto de vista de indivíduos em interação, os quais, juntos e sozinhos, fazem e vivem as histórias legadas dos espectros do passado. (DENZIN; LINCOLN, 2006, p.405).

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RESUMO

Este Projeto constitui uma pesquisa qualitativa que trata sobre o estudo de caso com sujeitos adolescentes doentes crônicos com Fibrose Cística considerados Pessoas com Necessidades Especiais (PNEs) internados em isolamento no Hospital de Clínicas de Porto Alegre-RS. As internações são constantes e longas e o projeto Cor@gem, nome dado à pesquisa, tem como objetivo principal verificar se o acesso aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), através da criação de mídias, possibilita a colaboração/cooperação entre os adolescentes com Fibrose Cística e a aceitação/adesão ao tratamento hospitalar. Os sujeitos selecionados terão acesso ao computador, respeitando os padrões de higienização e desinfecção hospitalar. A Fibrose Cística se caracteriza como uma desordem genética (autossômica recessiva) caracterizada por infecções crônicas das vias aéreas, que exige constantes encontros com equipe multidisciplinar para a terapêutica e o tratamento, além de longos e freqüentes períodos de internação hospitalar. O desenvolvimento do estudo é baseado na abordagem vygotskyana com foco no desenvolvimento humano e na interação entre os sujeitos. A pesquisa caracteriza-se, na área de Informática na Educação, como pioneira no âmbito de hospitais públicos e de pacientes crônicos com Fibrose Cística internados em isolamento hospitalar.  A metodologia desta Pesquisa qualitativa se fundamenta no refletir e estudar a realidade social de vida dos sujeitos da pesquisa, no contexto em que se desenvolve, abrangendo a família e o hospital e calcada no interacionismo simbólico utilizando a WEB e as Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) na criação de mídias através da colaboração/cooperação, em redes sociais, entre os sujeitos partícipes.[pic 13]

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