TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise de Cenários

Por:   •  28/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

Carlos A. Talini Dos Santos Junior

Giselle Rubim

Karine Simões Azevedo

Paula Oliveira Feijó

Priscila E Kássia N. F. Carvalheiro

Tainan Cavalcanti Moura

Wellington Leite Mota

 

Análise de Cenários

São Paulo

2019

Sumário

1. Introdução        2

2. Histórico da Empresa        3

3. Missão, Visão e Valores        4

4. Análise Situacional - Microambiente e Macroambiente.        4

5. Matriz SWOT        5

6. Matriz Ansoff        6

7.Forças de Porter        7

8. Matriz BCG        8

9. CANVAS        9

10. Conclusão        10

11. Bibliografia        10

[pic 1]

1. Introdução

O objeto de estudo deste trabalho será a criação de um comprador automatizado para o Ariba, módulo SRM (Supplier Relationship Management) da empresa SAP.

A SAP é uma empresa Alemã com líder no seguimento de sistemas empresárias ERP (Enterprise Resource Planning), com um faturamento aproximado de 25 bilhões de Euros, a empresa também possui produtos e serviços de armazenamento em nuvem que respondem por boa parte de sua receita atual.

O Ariba foi adquirido pela SAP em 2012 visto o grande crescimento de módulos SRM nas empresas, por ser uma tecnologia mais amigável e completa para realização de compras e relacionamento com a cadeia de fornecedores. Esse tipo de sistema adere muito mais facilmente aos processos de compras, do que os módulos de Material Management encontrado nos ERP’s.

Com a evolução e aprimoramento de tecnologias como inteligência artificial, big data, analytics e machine learning, a criação de um comprador totalmente automatizado, capaz de processar requisições, realizar cotações, executar negociações e encerrar o processo de compras com o encaminhamento do pedido, se faz plenamente factível. Algo que será facilmente absorvido pelo mercado, graças a busca constante do mercado por automatização de processos.

Portanto, essa é a proposta deste trabalho, apresentar de forma clara e objetivo o processo para criação de uma ferramenta capaz de auxiliar fortemente na evolução dos sistemas empresarias e revolucionar a forma de aquisição de produtos e serviços pelas empresas.

2. Histórico da Empresa

Fundada em 1972 a SAP (Sistemas, Aplicações, Produtos em Processamento de Dados) teve sua origem no desejo de cinco consultores da IBM, criarem um pacote de software para ser executado em mainframe. Com as inovações tecnológicas a empresa precisou se renovar cada vez, principalmente o seu mercado, que até então apenas englobava a Europa. Foi necessário investimento e principalmente o estabelecimento de relações com empresas americanas. O primeiro contato da SAP com o mercado americano foi a empresa Chevron Oil – empresa ainda chave em seu portfólio.

Atualmente a SAP é líder de mercado no ramo de softwares e aplicativos empresariais, alcançando o centro da revolução tecnológica atual. Agora a empresa auxilia as grandes organizações a combaterem possíveis ameaças de dados, mantendo-se sempre em constante inovação e expansão, mantendo-se a frente da concorrência.

3. Missão, Visão e Valores

A missão e a Visão da SAP se resume em ajudar as empresas automatizando e inovando o máximo possível seus processos. Fazendo assim com que o tempo gasto com certas atividades sejam cada vez mais otimizados.

Missão: “Nossa missão é ajudar as empresas de todos os portes e setores a se tornarem empresas mais bem administradas. ” (Fonte: SAP, 2019)

Visão: “Nossa visão é ajudar o mundo a funcionar melhor. ” (Fonte: SAP, 2019)

4. Análise Situacional - Microambiente e Macroambiente.

A empresa tem uma capacidade de produção altíssima, sendo responsável por 76% das companhias listadas no Fortune 2000 utilizam o Ariba Network. O intuito é fortalecer as relações e fazer com que compradores e fornecedores descubram novas oportunidades de negócios.

A atuação da equipe de tecnologia da informação, marketing e RH é constante, pois no site divulgado ao público temos eventos que a empresa realiza com o intuito de conectar pessoas, é divulgado os resultados obtidos pela empresa e a plataforma é dinâmica o que facilita o usuário a procurar o que precisa. A empresa opera em mais de 190 países, onde movimentam um volume de U$ 2,3 trilhões em transações comerciais ao ano.

Os clientes são dos mais variáveis desde empresas de grande a pequeno porte. Empresas como HP e Microsoft utilizam o sistema da Ariba, e ambas resumidamente contam a importância na integração e gestão de processos geraram economias significativas.

Como citado acima a empresa atende mais de 190 países ao redor do mundo, sendo o nosso desafio ter um sistema único, mas que atenda cada particularidade do mercado. Algo que tem que se comum é garantir a segurança da informação, devido a responsabilidade que tem em fazer toda gestão da empresa.

5. Matriz SWOT

Fatores positivos

Fatores negativos

Fatores internos

FORÇAS

FRAQUEZAS

Fatores externos

OPORTUNIDADES

AMEAÇAS

Fatores positivos

Fatores negativos

Fatores internos

- Vantagens tecnológicas;
-  Conhecimento do segmento;
- Inovação;

- Ausência de fornecedores;
- Preço;
- Software e desenvolvimento;
- Falta de mão de obra especializada;

Fatores externos

- Proposta Inovadora;
- Diferencial da marca;
- Captação de investidores e clientes;
- Mídia;

- Sindicato;
- Concorrência;
- Novas tecnologias;
- Regulamentação do produto;
- Fornecedores;
- Alterações culturais;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (136.2 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com