TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura da Informação e Estratégias de Big Data

Por:   •  7/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 3

Scrum e Data lake para garantir agilidade e eficiência em processos

Com o avanço da tecnologia estamos repletos de dados e informações, fazendo com que esse volume de produção e coleta de dados aumente de forma exponencial. Diante disso, a Extra Market, líder em análise de dados, precisa desenvolver novas formas de melhorar e padronizar seus processos.

Para ser possível alinhar os objetivos e processos da empresa, faz-se necessário a implementação de uma governança corporativa, que visa harmonizar e interligar as áreas, definir uma estrutura organizacional e  otimizar seus processos.

As metodologias ágeis são um conjunto de práticas que proporcionam uma forma ágil de gerenciar projetos e adaptar-se as mudanças. O scrum é uma metodologia ágil que visa organizar e gerenciar trabalhos com eficiência e transparência. Para a Extra Market através da implementação do scrum, seria possível obter grandes resultados, otimizar recursos e eficiência em equipe, afinal o grupo de trabalho é composto por profissionais de diversos segmentos, que possibilitariam um melhor desenvolvimento do projeto.

A Extra Market trabalha apenas com a data warehouse, que fornece um modelo de dados já estruturado, o que implica esse processo é a demora para a refinação dos dados, visto que ao serem coletados, eles precisam passar por todo o processo de estruturação.

Visando seu crescimento exponencial, a organização deve abrir espaço para a implementação dos data lakes, que em essência, se torna uma estratégia de armazenamento de dados, já que eles memorizam todos os dados, sem necessariamente refiná-los. No data lake nada é removido ou filtrado antes do armazenamento, sendo assim os dados podem ser utilizados várias vezes para diferentes finalidades. Em um data lake, os dados só serão transformados quando forem usados para análises.

Para melhorar os processos da empresa, a Extra Market deve atentar-se a governança corporativa, podendo incluir o Scrum em seus processos, visando implantar agilidade, otimizar tempo e reduzir custos. Na área de análise de dados, o data lake seria uma solução de baixo custo, escalável, capaz de obter dados de forma rápida e de alto armazenamento, sendo capaz de possuir dados estruturados, semi ou não estruturados.

O que é data lake? RedHat. Disponível: < https://www.redhat.com/pt-br/topics/data-storage/what-is-a-data-lake> Acesso em: 12 de junho de 2021.

Scrum, Desenvolvimento ágil. Disponível: < http://www.desenvolvimentoagil.com.br/scrum/> Acesso em: 12 de junho de 2021.

O que é um Data Warehouse. Oracle. Disponível em: < https://www.oracle.com/br/database/what-is-a-data-warehouse/> Acesso em: 12 de junho de 2021.

Metodologia Ágil: Entenda o que é e quais são as 8 mais utilizadas. NeilPatel. Disponível em: < https://neilpatel.com/br/blog/metodologia-agil/> Acesso em: 11 de junho de 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com