TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Composição dos Cartazes da Campanha ‘Cores Reais’ da Faber Castell

Por:   •  2/10/2020  •  Artigo  •  5.219 Palavras (21 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 21

eikon and culture


10.20287/eikon-n01-a09

_        journal on semiotics

ISSN 2183-6426

DOI 10.20287/eikon


DOI

Received / Recebido 27 06 2016

Accepted / Aceite 15 12 2016

Authors / Autores

Silvia Spagnol Simi dos Santos Francielle Carminatti

UNOESC

Brasil

Minimalist Art

and Advertising Design: Composition of Faber Castell’s ‘Real Colors’ campaign posters


Arte Minimalista

e Design Publicitário: Composição dos cartazes da campanha ‘Cores Reais’ da Faber Castell

This research is the result of completion of course work degree that aborts the influence of minimalist design in ad- vertising. The goal was to identify and analyze the charac- teristics of minimalist design and its visual influence on the posters of True Colors Campaign of company Faber-Cas- tell. This is a bibliographical research where we completed screening of existing references and established a reading plan and subsequent analysis of that campaign. The study of minimalism makes it essential for the significant influ- ence on contemporary visual communication. We conclude that both art and advertising have exerted great influence to create and consolidate the various human cultures since very ancient times as both spread ideologies.

Keywords

Art. Design Graphic Advertising. Minimalism. Poster.


Esta investigação é fruto de um trabalho de conclusão de curso de graduação que aborda a influência do design minimalista na publicidade. O objetivo foi identificar e analisar as características do design minimalista e sua in- fluência visual nos cartazes da campanha Cores Verdadei- ras da empresa Faber Castell. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica onde concretizamos uma triagem das refer- ências existentes e estabelecemos um plano de leitura   e posterior análise da referida campanha. O estudo do minimalismo faz-se imprescindível pela influência signifi- cativa na comunicação visual contemporânea. Conclui- se que tanto a arte quanto a propaganda têm exercido grande influência para criar e consolidar as mais diversas culturas humanas desde tempos muito remotos pois am- bas propagaram ideologias.

Palavras-chave

Arte. Design Gráfico Publicitário. Minimalismo. Cartaz.

Introdução

Este artigo traz resultados de uma pesquisa realizada em um trabalho de conclusão de curso de graduação em Pu- blicidade e Propaganda que teve duração de oito meses. A proposta foi identificar o uso dos movimentos artísticos em especial o minimalismo, como inspiração na concepção publicitária.

Inúmeros anúncios publicitários são desenvolvidos diaria- mente no mundo todo. Os publicitários e designers respon- sáveis pela comunicação visual das peças publicitárias ne- cessitam de inspiração as quais provém indiscutivelmente da arte. Seja moderna, pós moderna ou contemporânea,  a arte é a verdadeira essência do trabalho publicitário e está presente em campanhas desde a era industrial. De acordo com Jimenez (1999, p. 10), a arte significa [...] “uma maneira de representar o mundo, de figurar um universo simbólico ligado à nossa sensibilidade, à nossa intuição, ao nosso imaginário, aos nossos fantasmas”.

A propaganda sendo propulsora também do imaginário humano, se utiliza da arte e desse seu lado abstrato para ancorar na realidade sem ser plenamente real, desfraldan- do um mundo ilusório no qual, frequentemente - mas não sempre - julgamos que seria melhor viver do que viver na vida cotidiana. (JIMENEZ, 1999, p. 10)

Evidentemente, não há como considerar o design pub- licitário como arte. Esses conceitos já foram amplamente discutidos por diversos autores desde Benjamin (1975) quando conceitua a reprodutividade técnica, mesmo a mais perfeita, com um “elemento ausente: o aqui e agora da obra de arte, sua existência única, no lugar em que ela se encontra”.

Para Benjamin, “o aqui e agora do original constitui o con- teúdo da sua autenticidade, e nela se enraíza uma tradição que identifica esse objeto, até os nossos dias, como sendo aquele objeto, sempre igual e idêntico a si mesmo.” Dessa forma, a reprodutividade que a comunicação publicitária se utiliza e com o propósito mercadológico embutido, re- percutem no imaginário humano.

[...] é talvez por esta razão que Friedrich Nietzsche, ao fi- nal do século passado, deplorava que a arte se mostrasse com demasiada frequência como um “enfeite” da existên- cia, como um pequeno ornamento encarregado de trazer um pouco de fantasia a uma vida escravizada ao funcional. JIMENEZ, 1999, p. 11

Esse “mundo das ideias” que o imaginário humano plasma é repleto de signos que fazem parte da cultura de cada região. Segundo Aumont, “la imagen sólo existe para ser vista por un espectador historicamente definido (es decir, que trate con ciertos dispositivos de imágenes)” (2009, p. 207). Para o autor, as relações estabelecidas entre o es- pectador e a imagem estão certamente vinculadas a um ou outro fato da história social das imagens. Por isso, as teorias de análise de imagens estão, em sua maioria, rela- cionadas a história da arte e aos estilos de design e sua história.

Neste estudo, optamos por abordar o minimal art, ou es- tilo minimalista que foi um estilo artístico pós-modernista, surgido na década de 50, por influência de movimentos como o suprematismo, construtivismo, neoplasticismo e a arte conceitual. As características que vemos do design minimalista são formas e cores repetidas para gerar di- ferentes sensações/emoções. Cada uma das partes que compõe uma obra de arte ou uma peça publicitária, se constitui de uma unidade independente e consegue pas- sar a mensagem com o uso de formas geométricas sim- ples. O minimalismo é caracterizado pelo uso de formas essenciais e pela repetição de formas geométricas.

Este trabalho apresenta ainda o cartaz como um meio de


comunicação importante na difusão de mensagens pu- blicitárias pois, segundo Moles (1987), é um elemento presente no cotidiano dos países capitalistas pois povoa a cidade de imagens e cria um ambiente, além de estar sem- pre concentrado em locais precisos. A campanha “Cores Verdadeiras”, foi produzida pela agência Serviceplan lo- calizada em Munique na Alemanha e teve exclusivamente a criação de layout para cartazes que foram fixados em pontos de venda do produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (266.3 Kb)   docx (405.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com