TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação Empresarial e os novos desafios da Web 3.0

Por:   •  5/12/2017  •  Dissertação  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

A Comunicação Empresarial e os novos desafios da Web 3.0

Por: Jaques Lucas Cavalcanti

Com a emergência da Internet como o veículo de comunicação mais importante do planeta, as empresas e as marcas têm conduzido grande parte de seus esforços na produção de conteúdos relevantes e diferenciados. A forma como a mensagem chega até ao cliente pelas diversas plataformas digitais se tornou uma premissa básica na formação de um elo de confiança entre consumidores e mercado.

As redes sociais, por sua vez, revolucionaram o modo como a audiência percebe e processa as informações. Não mais um mero receptor, o público também se tornou produtor e disseminador de conteúdo. As empresas, ao perceberem essa transformação, priorizaram a relevância do ciberespaço para a circulação de informações e a construção de sua imagem organizacional. Por isso, é essencial a garantia de uma maior rapidez e eficácia na comunicação corporativa, sob pena dos empreendimentos se tornarem obsoletos ou limitados quanto a prestação de serviços a uma comunidade digital cada vez mais dinâmica e plural.

O papel das Relações Públicas assume posição preponderante na criação e manutenção de uma boa imagem da empresa. Ao abrir canais de entendimento com todos os públicos, o profissional de RP enxerga que, por consequência de uma maior variedade de escolhas, o cliente deve ser visto de maneira individual. É a partir desse desafio de traçar um panorama subjetivo de seu público alvo que as Relações Públicas devem entender o cliente, não apenas como o resultado de uma única compra, mas um indivíduo que possui uma trajetória de hábitos de consumo já definidos.

Em face as novas imposições do ambiente virtual, os profissionais de assessoria midiática tiveram que se adaptar aos novos tempos, que não apenas trouxeram benefícios, mas novos desafios para a área da comunicação. As crises de imagem, por exemplo, se tornaram muito mais frequentes em um mundo onde as informações estão a um click de distância. Abalando a credibilidade, a confiança e a reputação, as crises ainda atuam como verdadeiros “calcanhares de Aquiles” das corporações. Não importa quantas vitórias a empresa alcançou, ou mesmo o grau de excelência de suas conquistas, pois um pequeno deslize, por menor que seja, pode ser fatal.

A comunicação não é o que você diz, mas o que os outros entendem. A percepção da imagem de uma empresa não está necessariamente baseada em “fatos”, mas sim em juízos de valor. O relato de um cliente nas redes sociais sobre o serviço ou produto pode moldar a imagem que outras pessoas venham a ter sobre a organização. É essencial, portanto, que a comunicação empresarial tenha consciência de que quando se lida com imagens públicas o importante é transmitir claramente quais os valores estão sendo associados.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (80.4 Kb)   docx (377.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com