TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação e Expressão

Por:   •  28/10/2018  •  Resenha  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO- UNISA

ALINE LUCENA DA SILVA

RESENHA

Tipologias de Texto

SÃO PAULO

2018


ALINE LUCENA

RESENHA

Tipologias de Texto

Resenha sobre a Unidade 3 da apostila de Comunicação e Expressão.

SÃO PAULO

2018


1. INTRODUÇÃO

Nesse modulo da apostila fala basicamente de três tipos de modelos de textos, descritivos, narrativos, dissertativos, e de como é importante saber diferenciar cada um deles em um texto. A resenha apresenta como montar cada uma das superestruturas textuais, o conhecimento das superestruturas textuais é muito importante,

Porque orienta a leitura do texto, fazendo com que o leitor saiba para qual direção seguir seu raciocínio.

Tipologias de texto

Para entender como funciona superestrutura de um texto, precisa-se entender que Independente do conteúdo de um texto, ele vai apresentar uma ou mais, das estruturas globais, que são os textos descritivos, narrativos e dissertativos. Um texto normalmente não apresentara só uma das estruturas, haverá casos em que apresentarão somente uma estrutura, mas em questão na maioria dos textos, apresentarão um com predominância em uma estrutura e também conter trechos em outra estrutura.

O importante é entender quando uma das estruturas está sendo apresentadas em um determinado texto. Em um texto descritivo por exemplo é uma das estruturas mais antigas, que constitui elementos vitais da sensibilidade das pessoas, nele o leitor se sente como se estivesse vendo, vivendo e presenciando o que está lendo, podendo ser alterada a disposição das ações do texto. Exemplo (trecho de um texto descritivo).

Ficara sentada à mesa a ler o Diário de Notícias, no seu roupão de manhã de fazenda preta, bordado a sutache, com largos botões de madrepérola; o cabelo louro um pouco desmanchado, com um tom seco do calor do travesseiro, enrolava-se, torcido no alto da cabeça pequenina, de perfil bonito; a sua pele tinha a brancura tenra e láctea das louras; com o cotovelo encostado à mesa acariciava a orelha, e, no movimento lento e suave dos seus dedos, dois anéis de rubis miudinhos davam cintilações escarlates.” (O Primo Basílio, Eça de Queiroz)

 

Neste trecho descritivo, ele mostra a descrição de vários fatos simultâneos, podemos analisar uma leitura favorável e uma percepção sensorial do texto. Todo texto Descritivo é figurativo, o que traz para o leitor algo essencialmente concreto e real, onde representa o mundo.

Já em uma estrutura narrativa, o texto é apresentado por um narrador, onde envolve personagens em ação, dentro de um tempo e espaço, contando acontecimentos fictícios ou realistas. Exemplo (trecho de um texto narrativo).

“Pedro era um garoto muito arrogante; sempre reclamava de tudo e queria que as coisas fossem feitas a sua maneira. Queria que todos ao seu redor fossem condescendentes com seus caprichos e, quando as coisas não saíam ao seu contento, tinha ataques tão terríveis, que muitas vezes seus vizinhos pensaram em chamar a polícia para contê-lo.

Um belo fim de tarde, logo depois da escola, Pedro estava caminhando pela rua quando se deparou com uma garrafa de formato anormal em cima do meio-fio; abaixou-se, pegou-a e, como era afobado, em vez de admirar o peculiar acabamento da garrafa, começou a sacudi-la para ver se havia algo dentro.”

Fonte:(http://www.letraseeartes.com.br/2011/01/tres-bons-exemplos-de-textos-narrativos.html)

No exemplo acima já podemos observar uma diferença entre a estrutura descritiva, que não traz mudanças de situação, é estática, e em um determinado momento representa o mundo, na narrativa há uma transformação dos acontecimentos, como podemos observar no trecho narrativo. O narrativo assim como o descritivo, também se trata de uma estrutura figurativa, onde a função é representar o autêntico mundo.

Neste trecho, a ordenação temporal que há nele, nos permite acompanhar as transformações nas ações de Pedro, contendo uma disposição de ações que não podem ser alteradas, pois nele à uma relação de anterioridade e posterioridade.

A superestrutura textual dissertativa, é quando o texto analisa, interpreta, explica e avalia os dados da realidade, de forma que discuta um tema, deve ser temático, para que seu autor não se perca em informações desnecessárias e redundantes. Uma organização lógica para mostrar este tipo de texto é apresentar com bastante clareza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (213.2 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com