TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação e Inovação

Por:   •  24/9/2021  •  Resenha  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

Grazielle Machado Fernandes

De que modo podem ser desenvolvidas estratégias de comunicação no contexto digital de empresas inovadoras.

A comunicação está presente no cotidiano de todas as pessoas e empresas. Os estudos envolvendo os efeitos da propaganda remontam à Teoria Hipodérmica. Quando acreditava-se que estímulos e respostas seriam capazes de descrever o comportamento dos indivíduos. Ou seja, esse modelo defendia uma relação direta entre a exposição às mensagens e o comportamento. Nesse caso, a pessoa, ao se deparar com a propaganda, poderia ser manipulada ou até mesmo controlada por ela. Hoje sabemos que essa teoria está ultrapassada. É preciso entender que cada indivíduo recebe a mensagem, a comunicação e a propaganda de maneira diversa. É preciso criar um relacionamento entre os que estão envolvidos nesse processo comunicacional (URDAN; URDAN, 2013).

Uma empresa que busca inovar na comunicação deve alinhar todos os processos para se comunicar com os diversos públicos de forma linear. Seja via mídias digitais, e-mail marketing, canais de televisão, call center, etc. Onde a empresa estiver representada a comunicação deve seguir a mesma linguagem. Trata-se do chamado ominichannel. Segundo Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), as plataformas online e offline devem convergir e criar um novo formato, que é o ominichannel, pelo qual se criam experiências para o consumidor independentemente do canal em que estiver.

Além disso, os consumidores atuais valorizam o relacionamento com as empresas. O consumidor não quer mais ser visto como um simples comprador de produtos, ele quer se relacionar com a empresa e com os produtos que consome. Usando as técnicas do chamado Inbound Marketing que tem como “objetivo ganhar o interesse das pessoas por meio da divulgação de conteúdo relevante e com isso convertê-las em clientes” (ASSAD, 2016, p11.), as empresas podem ganhar autoridade no mercado e conquistar a confiança do seu público alvo. Por exemplo, ao criar um blog ou um canal no YouTube, as empresas podem abordar assuntos diversos para ampliar os laços com o público.

A partir das estratégias citadas acima, focadas na inovação da comunicação, a empresa consegue obter cinco benefícios importantes para o seu crescimento e conversão em relacionamento com o cliente: fortalecimento da identidade da marca, maior eficiência da comunicação, integração entre as equipes, economia e aumento de vendas.

REFERÊNCIAS:

ARAÚJO, ELLIS REGINA; DE SOUZA, ELIZETE CRISTINA. Obras Jornalísticas uma síntese. Brasília: Vesticon, 2008.

URDAN, ANDRÉ, Gestão do Composto de Marketing. Disponível em https://docplayer.com.br/66668109-Gestao-do-composto-de-marketing.html.

Acesso em: 17 de setembro, 2021.

KOTLER, P.; KARTAJAYA, H; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: moving from traditional to digital. USA: John Wiley & Sons, 2017.

AASSAD, N. Marketing de conteúdo: como fazer sua empresa decolar no meio digital. São Paulo:

Atlas, 2016.

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (92.7 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com