TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação e expressão

Por:   •  7/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – UA 11

Aluno: Willian Rodrigues da Costa        

Polo: Barueri   Turma: Gestão Empresarial 1° Semestre                                                                 

Apresente seu texto neste mesmo arquivo

Assunto: Relatório

Imagine a seguinte situação:

A Universidade de Harvard deseja implantar na Colômbia uma Business School, especializada na difusão de cursos MBA.

Sua tarefa: Você deve apresentar à instituição relatório informativo que contenham dados sobre:

  • O nível de escolarização do país, características do público-alvo que se pretende atingir e perspectivas desse mercado (pesquisar dados estatísticos sobre esses assuntos para posicionar a Universidade sobre uma possível implantação de um curso de MBA);
  • A possibilidade de estabelecer convênios e parcerias com empresas locais (Que tipos de empresas existem no país capazes de estabelecer convênios? Por que essas empresas fariam parcerias com a Universidade de Harvard para implantação de cursos de MBA no país? Etc);
  • Ameaças e oportunidades – como se posiciona a concorrência? (Existe concorrentes nesse mercado, nesse país? Concorrências de que tipo? O tipo de concorrente identificado é forte? Etc);
  • A realidade político-social do país.

Este trabalho busca avaliar sua capacidade de:

  • Encontrar as melhores fontes de pesquisa.
  • Selecionar as informações pertinentes ao contexto.
  • Trabalhar com dados estatísticos e torná-los acessíveis ao leitor
  • Elaborar relatório.

ESTRUTURA DO RELATÓRIO

Veja na página seguinte como seu relatório deve ser elaborado. O exemplo é apenas estrutural. Você deverá encontrar a melhor maneira de apresentar os dados solicitados pela Universidade de Harvard para que ela possa decidir se deve implantar ou não curso MBA na Colômbia. Procure ser convincente! Para isso, dados estatísticos e pesquisa bem fundamentada são essenciais!

Relatório de implantação da Business School Colômbia

Relator: Willian Rodrigues da Costa

Objetivo do Relatório: Apresentar a instituição Universidade de Harvard o relatório informativo sobre a implantação da Business School.

Data de entrega: 23 de outubro de 2017

Diante do grande desenvolvimento da Colômbia a Universidade de Harvard estuda a implantação de uma nova Business School, na busca da difusão dos cursos de MBA. Através de pesquisas realizadas será discutido a viabilidade dessa implantação.

Atualmente a Colômbia tem aproximadamente uma população de 46 milhões de habitantes, sendo considerado o segundo mais populoso da América do Sul, atrás apenas do Brasil. Sua extensão territorial é de 1.141.748 km², sua capital é Bogotá e a moeda corrente o peso colombiano. O idioma oficial é o espanhol e conta um índice de alfabetização de 92,8%, além da esperança de vida na faixa dos 73 anos.

A estrutura de ensino na Colômbia é composta por educação infantil, escola primaria, escola secundaria e técnica e educação superior. Além disso, por lei o ensino com fins lucrativos é proibido. Fazendo com que o governo seja o responsável em dar acesso a um ensino de qualidade junto com algumas instituições privadas sem fins lucrativos.

O ensino superior na Colômbia possui diversos desafios, entre eles a grande dificuldade dos alunos acessarem o ensino superior. As estimativas atuais indicam que 3,2 milhões de alunos da escola secundária não acessam o ensino superior, e isso não por falta de capacidade, mas por falta de oportunidade. De acordo com a Pesquisa dos Lares Colombianos, somente 11% dos jovens entre as idades de 18 a 24 anos estavam fora da escola porque não se interessavam pelos estudos. Aproximadamente 3,5 milhões de alunos em idade escolar gostariam de cursar o ensino superior se tivessem a oportunidade.

A economia colombiana é baseada principalmente na agricultura e na pecuária, sendo o café o principal produto agrícola. Quando a cotação internacional do café cai, automaticamente a economia colombina fica abalada. Na mineração a Colômbia se destaca como a maior produtora de esmeraldas e além disso as maiores reservas de carvão estão em solo colombiano.

Visando uma parceria com as empresas locais, podemos confirmar o grande potencial da Colômbia. Grandes empresas na área da telecomunicações como a Claro e Movistar possuem o perfil de investir em formação de seus executivos. Empresas multinacionais buscam lapidar os seus principais funcionários, muitas vezes os enviando para o exterior, devido a falta de escolas apropriadas. Essa é a lacuna que uma Business School do nível da instituição de Harvard se encaixa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (192.3 Kb)   docx (40.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com