TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cyber Segurança

Por:   •  21/12/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Cybercrime.

Identificação da tarefa: Tarefa 1. Envio de arquivo.

Pontuação: 15 pontos.

TAREFA 1

 “A internet tem sido utilizada para inúmeras finalidades, seja para realizar negociações comerciais, buscar conhecimento, conhecer pessoas, manter relacionamentos, produzir atividades de marketing pessoal, buscar diversão e, em alguns casos, promover transtornos para outras pessoas, incluindo prejuízos financeiros das vítimas.

(...)

Outro fator preocupante, não só pela má utilização quanto pelo uso de um percentual de banda da internet, prejudicando a utilização por outros usuários, é o número de spams, muito elevado. No ano de 2010, a propagação de spams assumiu proporções alarmantes, ainda mais se for considerado que muitos dos crimes cometidos pela internet utilizam do spam para difundir seus códigos maliciosos.”

Trechos extraídos de: WENDT, Emerson e JORGE, Higor V. N. Crimes Cibernéticos: Ameaças e procedimentos de investigação. Rio de Janeiro: Brasport, 2013.

No contexto dos crimes digitais - e utilizando os textos acima, o conteúdo da disciplina, bem como outras bibliografias como referenciais -, responda as seguintes questões:

1 - O que são crimes digitais e qual a sua relação com a Sociedade da Informação? (10 a 20 linhas) (4 pontos)

R: Crimes digitais não é possível ser definido apenas em um contexto, por ser muito abrangente o que pode ser caracterizado em diversos tipos de crimes, tem a característica de ser cometido por meio digitais como por exemplo: celular, computadores, ligações do tipo spam, etc. O dispositivo usado para cometer o crime pode ou não está conectado à rede. Com relação a  sociedade o crime afeta pessoas físicas e jurídicas ,divulgando informações pessoais e privadas ou em determinados casos exigindo valores para a não divulgação de determinadas informações obtidas por meio de invasões à aparelhos e  banco de dados das vítimas que em alguns casos cedem a extorsão dos criminosos devido à grande repercussão que pode ser causada pela divulgação desses dados na rede. A relação desses crimes está diretamente relacionada com a sociedade digital, devido ao fato da rapidez em que essas informações são espalhadas na rende causando grande repercussão dentro e fora da rede; por exemplo a divulgação de dados de clientes de uma grande empresa ou a exposição de fotos (nudes) das pessoas.

2 - Explique a diferença entre golpes e ataques na internet. (10 a 20 linhas) (4 pontos)

R: Basicamente golpe tem uma função de obter para se, algum valor, ou levar a vítima a fornecer informações que por meio delas seja possível ganhar algo de forma fraudulenta .Um golpe frequente é o chamado golpe do WhatsApp , no qual a pessoa em uma lista de contatos de um amigo recebe uma mensagem solicitando determinada quantia emprestada ,sendo que na verdade o golpista já clonou o número de celular do verdadeiro amigo e se passa por ele ,pedido dinheiro emprestado para os contatos na lista do App.

  Já o ataque tem uma visão mais abrangente, o objetivo muitas vezes é invadir sistemas de grandes empresas e expor informações confidencias. Em certas situações desse tipo de ação o ataque apenas quer satisfazer seu ego ou mostrar para outros criminosos virtuais que é “o cara”. Dentro desse contesto podemos citar como uns dos principais tipos de ataque o DOS e DDOS.

3 - Um criminoso digital pode usar os recursos tecnológicos como ferramenta para suas ações, como alvo de suas ações ou para os os dois fins. Com base nisso, os crimes digitais foram classificados como crimes digitais puros, comuns e mistos. Explique cada uma dessas classificações. (10 a 20 linhas) (2 pontos).

 R: Crime virtual puro: é o tipo de crime em que o criminoso visa o software ou hardware, tem um foco na conduta em atingir o sistema informático.

 No crime virtual comum o criminoso tem como prioridade divulgar dados ilícitos na internet enviando mensagens, e-mails, bullying, mensagens racistas, etc. Não apenas aquele que dissemina conteúdo é responsável pela prática do crime, mas o cidadão que simplesmente realiza o acesso, também está cometendo um crime

 O crime virtual misto também utiliza a rede para se efetivar, tem um foco voltado na realização de fraudes bancarias, como exemplo podemos citar clonagem de cartão, transferências de valores das contas sem autorização. Em muitos casos os crackers criam páginas falsas das instituições financeiras para conseguir obter as informações necessárias e cometer o ato criminoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (87 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com