TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento Desktop: CACIC, Cyber Square Manager e Desktop Central

Por:   •  28/1/2018  •  Artigo  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 6

Aplicações que realização o Gerenciamento Desktop: CACIC, Cyber Square Manager e Desktop Central

  1. Introdução

O gerenciamento desktop está cada vez mais necessário no cenário das empresas e locais que oferecem acesso à internet, por vias do Marco Civil, elencaremos nesse trabalho três ferramentas de controle através do gerenciamento dektop, a saber: Cyber Square Manager, CACIC, Desktop Central

  1. Cyber Square Manager

O Cyber Square é um programa gerenciador de desktop’s para Lan Houses, Cyber Cafés, Hotéis, Bibliotecas, Escolas e outros estabelecimentos que necessitem controlar acesso à internet em sua rede de computadores, bem como gerir seus estabelecimentos com ferramentas de controle e gestão completas. Atualmente, se torna uma ferramenta viável para manter o controle através do cadastro de usuários com as necessidades através da legislação do Marco Civil da Internet, onde se deve possuir controle de quem acessa a informação ou pública a mesma.

A arquitetura adotada pelo Cyber Square Manager é uma arquitetura Cliente-servidor, onde o servidor mantem total controle do cliente, podendo pausar e até mesmo acompanhar as atividades do cliente, interessante ressaltar que o controle perpassa unicamente pelo software e que por determinação da fabricante apenas está disponível para versões Windows, o que limita o controle de acesso em estabelecimentos os quais necessitem outros sistemas operacionais.

3.1 – Características

Em suma as características pertinentes a versão free, grátis, do software serão listadas abaixo:

  • Suporte técnico gratuito, tanto via telefônica quanto chat;
  • Segurança, permite o bloqueio de aplicações na estação cliente sem o uso de antivírus;
  • Fácil de usar, interface simples e interativa;
  • Controle, permite controle de estação cliente, tarifação e fluxo de caixa, através do servidor;

  1. CACIC

O Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais, o CACIC, é uma aplicação eletrônica que realiza um inventário de hardware e software existentes na rede[1]. O programa – implementado pela equipe de desenvolvimento de software da DATAPREV-ES –, é capaz de diagnosticar o funcionamento e disponibiliza essas informações ao administrador de rede, como: o número de equipamentos e sua distribuição (logística); os tipos de softwares utilizados e licenciados; as configurações de hardware, por exemplo: unidade de CD-ROM, memória RAM, placas de rede, discos rígidos, etc.; entre outras informações. Também pode configurar informações patrimoniais e a localização física dos equipamentos, ampliando o controle do parque computacional e segurança na rede [2].

Atualmente, o CACIC encontra-se na versão 3.1.15.

3.1- ARQUITETURA E FUNCIONAMENTO

A arquitetura do CACIC consiste em três módulos: Super-Gerente, Gerente e Agente[3]. (Figura 1).

[pic 1]

Figura 1. Arquitetura dos componentes do CACIC.

  • Super-Gerente: É composto de um conjunto de softwares que devem ser instalados no servidor e que trabalham integrados a fim de receber informações dos diversos módulos Gerentes instalados na rede. O Super-Gerente possui uma visão global de todo o parque computacional.
  • Gerente: composto de um conjunto de softwares que devem ser instalados em um servidor e que trabalham integrados com o objetivo de administrar os módulos agentes que estão instalados nas estações de trabalho dos usuários. Basicamente, são utilizados servidores Web Apache, banco de dados MySQL e linguagem de programação PHP. Atualmente, na versão 3.1.15, recomenda-se a utilização do banco de dados PostgreSQL. O módulo gerente recebe os dados coletados dos agentes. Organiza-os e disponibiliza em forma de relatórios e consultas, através da interface web existente. Além disso, a partir do módulo gerente é possível configurar algumas características de comportamento dos módulos agentes.
  • Agente: É o componente de software (é um programa), compilado, que fica permanentemente ativo na estação de trabalho do usuário. Esse módulo é responsável por coletar com uma frequência definida pelo gerente – os dados de hardware, software e rede do microcomputador. Após cada coleta, os dados são enviados para o gerente.

3.2. Requisitos para a instalação do cacic

A Figura 2 relaciona os principais componentes para o funcionamento do CACIC[2]:

[pic 2]

Figura 2. Aplicações e dependências do CACIC.

  1. Desktop Central

O Desktop Central é um servidor baseado em web para o gerenciamento de desktop’s, servidores e dispositivos moveis, é utilizado para centralizar as informações e facilitar o gerenciamento, desenvolvido pela Manage Engine, grande fabricante de softwares para gerenciamento de TI.

        A partir do servidor central que se comunica com os agentes instalados em cada maquina cliente, pode-se obter informações de hardware, software, serviços que estão rodando, processos que estão sendo executados e etc, e de posse dessas informações intervir nas maquinas também a partir do servidor, podendo desinstalar programas, finalizar processos, bloquear entradas USB, gerar relatórios, entre outras coisas.

4.1 - Abaixo listarei algumas das principais funcionalidades da ferramenta:

[pic 3]

Figura 3. Página Inicial da Ferramenta

Logo na página inicial a ferramenta mostra ao administrador do sistema uma serie de gráficos que o ajudarão dando uma visão geral, tais como tipos de sistemas operacionais instalados nos computadores, numero de softwares instalados nos mesmos, status dos patches nos clientes, contando com patches instalados e ausentes e etc.

4.1.1 - Gerenciamento de patches

Com esta funcionalidade é possível gerir de uma maneira mais fácil e pratica os patches instalados nas maquinas clientes, podendo instala-los, desinstala-los e também é possível automatizar essa gestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (357.6 Kb)   docx (403.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com