TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cyber Bullying

Por:   •  7/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  1.164 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSO - Universidade Salgado de Oliveira

CYBERBULLYING

Seminário Integrador III

AUGUSTO SCHWAGER DE CARVALHO

Niterói

2015

INTRODUÇÃO

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996, nos diz na Seção III, Artigo 32º, que o Ensino Fundamental terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:

IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Infelizmente o “fortalecimento dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social” não tem sido um objetivo muito fácil de alcançar em nossas escolas. Vemos cada vez mais crianças e adolescentes cometendo Bullying, e com o avanço da disseminação das tecnologias, o atual Cyberbullying.

Iremos apresentar neste trabalho o que vem a ser o Cyberbullying e algumas sugestões de como nós educadores podemos ajudar a combater este tipo de agressão.

OBJETIVOS

• Definir o que vem a ser o Cyberbullying;

• Reconhecer a importância dos educadores em prevenir este tipo de violência que ocorre nas escolas;

• Apresentar sugestões de como os professores podem realizar esta prevenção.

DESENVOLVIMENTO

Existem diversos fatores que podem vir a prejudicar/dificultar o processo de Ensino Aprendizagem. Podemos citar como exemplos: a criação em uma família desestruturada, a qualidade da educação oferecida a este educando anteriormente ou o contexto social em que este aluno está inserido. Atualmente, soma-se a estes fatores prejudicais a aprendizagem, o Cyberbullying.

A palavra “Bullying” vem do inglês, e de acordo com o dicionário Babylon significa ameaçar ou intimidar. Já a palavra “Cyber”, também de origem inglesa, é associada a qualquer tipo de comunicação no mundo virtual. Sendo assim, temos que o “Cyberbullying” é a ameaça, a intimidação, a violência praticada contra uma pessoa a fim de causar sofrimento e/ou constrangimento, utilizando como canal de comunicação para tal objetivo, o mundo virtual.

Como educador é nossa obrigação fazer todo o possível para que a prática do Cyberbullying não ocorra em nossas escolas. Sabemos que as vitimas podem apresentar: distúrbio do sono, problemas de estômago, transtornos alimentares, irritabilidade, depressão, transtornos de ansiedade, dor de cabeça, falta de apetite, pensamentos destrutivos e em alguns casos até vontade de morrer. Obviamente, todos os sintomas que uma criança e/ou adolescente que sofre o Cyberbullying possa vir a ter são altamente prejudiciais para o processo de Ensino Aprendizagem e para a formação de um adulto saudável.

A melhor atitude que devemos ter para evitar o Cyberbullying é a prevenção. É de extrema importância que realizemos juntos com os nossos alunos campanhas de conscientização contra esta prática. Podemos realizar, por exemplo: confecção de cartazes apresentando o que é o Cyberbullying, apresentação de palestras com divulgação de casos reais de pessoas que sofreram este tipo de agressão, produção de peças teatrais dramatizando situações de Cyberbullying entre alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com