TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cyber tyre, nova tecnologia em pneu

Por:   •  29/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 5

Tendências e demandas

Nome: Adson Ferreira, Christopher Raimundo, Gabriel Tavares, Jorge Maicon.

Curso: Técnico em Manutenção Automotiva

     Tendências e Demandas

Cyber tyre.

        Os pneus sempre tiveram sobre os ombros boa dose de responsabilidade na hora de acelerar, frear e contornar curvas. No futuro, eles vão ganhar inteligência. A Pirelli desenvolveu um tipo de pneu que vai mandar informação aos sistemas eletrônicos feitos para evitar acidentes, o chip é inserido na carcaça, Chamado de “Cyber Tyre“ que pode fornecer informações essenciais sobre o estado dos pneus e das condições da estrada para o motorista e o carro, tornando o controle eletrônico do carro mais eficiente. Esta inovação, que os engenheiros do departamento de R & D da Pirelli está trabalhando no momento, oferece maior segurança ativa e passiva durante a condução.

[pic 1]

         Componentes:

        O Cyber Tyre é dedicado em tempo real prever as forças trocadas entre o pneu e a estrada e o atrito disponível. Para executar a estimativa, o pneu é instrumentado com um sensor, incluindo diversos componentes. Os componentes do sensor principal são
sensores de aceleração, um processador de sinal digital (DSP) para gerar dados brutos e otimizado para salvar energia, uma antena para transmissão sem fio de dados brutos e um sistema de limpador de energia para suprir a energia requerida pelo sensor. O conceito Cyber Tyre pneu não é  limitado, mas o sensor inclui componentes e algoritmos necessários para fazer a interface os dados provenientes do pneu com o veículo. Consequentemente, o conceito Cyber Tyre, inclui uma antena, instalada no arco da roda, usado como receptor dos dados transmitidos pela antena no sensor.

        Testes realizados:         

        • Como o primeiro, várias sessões de testes internos foram realizadas com MTS Plano Trac esta máquina
permite testar um Cyber Tyre em condições de trabalho controladas: parâmetros como carga vertical, derrapagem, ângulo de deslizamento e ângulo de curvatura pode ser imposta por um sistema de controle. Durante esta fase, foi possível analisar a resposta de Cyber Tyre pneu para cada
entrada individual; juntando essas informações com os resultados de modelos de pneus simplificados, Foram identificadas correlações entre os dados brutos e os recursos.
        • Como segunda etapa, os testes foram realizados ao ar livre com um carro de passageiro equipado com quatro Cybers Tyre Pneus. Esta fase foi necessária para verificar a validade dos algoritmos propostos considerando as condições de operação normais experimentados por um pneu e a introdução de perturbações externas, como a irregularidade da estrada.
[pic 2]

        Funcionamento:        

         O Cyber Tyre , não só será capaz de fornecer dados sobre o pneu , mas também será capaz de "ler" a estrada e irá interagir diretamente com outros sistemas do carro eletrônicos, transmitir mais informações para uma condução mais  segura.
       O pneu em si vai agir como um "sensor" eletrônico, interagir com outros dispositivos, como o ABS e o ESP , para dar informações em tempo real, tais como , por exemplo, os coeficientes de atrito reais e potenciais, e a força de contato entre pneu e estradas , permitindo, assim, para o controlo óptimo e seguro do carro . O sistema será baseado num sensor electrónico inserido no interior do pneu, um pouco mais de 1cm3 em tamanho, o que irá transmitir através de tecnologia sem fios de todos os dados em relação ao pneu e também irá comunicar sinais provenientes da estrada, diretamente para o computador de bordo: uma espécie de miniatura de "caixa preta" que será capaz não só de fornecer o driver com informações úteis, mas também para receber os dados diretamente de outros dispositivos eletrônicos do carro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (178.9 Kb)   docx (83.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com