TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estética do Produto

Por:   •  18/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 4


1. Em seu livro Mike Baxter afirma que “A percepção humana é amplamente dominada pela visão e, quando se fala no estilo do produto, referimo-nos ao seu estilo visual, pois o sentido visual é predominante sobre os demais sentidos.” (Baxter, 2006).
Ainda, Baxter discorre sobre os estágios da percepção visual. Neste panorama, descreva quais são os estágios do processamento visual, segundo o autor, e cite exemplos de cada um dos estágios.

R: Os estágios do processamento visual são pré-atenção, quando você olha rapidamente para uma imagem e percebe o seu formato como um todo e seus destaques (o que há de diferente) e atenção visual, quando você presta de fato atenção na imagem, percebe os seus detalhes e identifica o que há de diferente. Um exemplo clássico de como funciona o processamento visual são as imagens ambíguas, pois, em um primeiro momento, se vê um só formato da imagem, que caracteriza a “pré-atenção”, ou seja, você só enxerga a imagem inteira, sem ver que, na verdade, existe outro formato possível, que só se enxergará através da “atenção visual”.

[pic 1]Nesta imagem ao lado, podemos ter na “pré-atenção” o formato do cálice (ou dos rostos), enxergando a imagem como um todo, mas percebendo que há algo a mais. Em seguida, na “atenção visual”, queremos descobrir o que tem a mais, portanto é possível perceber que o cálice é formado por duas silhuetas de rostos humanos.


2. Baxter (2006) cita as regras gerais da percepção visual, embasadas na teoria alemã Gestalt. Quais são as regras citadas pelo autor e como elas podem ser aplicadas no estilo de produtos industriais?

R: As regras citadas pelo autor são simetria, formas geométricas, proximidade, similaridade e continuidade. Podem ser aplicadas no estilo dos produtos industriais a fim de melhorar a percepção visual, os processos cognitivos e a interação dos usuários com o produto. Por exemplo, formas simétricas e geométricas atraem e são percebidas mais facilmente pela visão humana, dando mais destaques aos produtos. Além disso, botões com funcionalidades semelhantes, tendem a seguir as regras de proximidade, pois permite a fácil percepção de suas funções. A regra de continuidade é usada, principalmente, para indicar sequência de ações, ou seja, botões que são utilizados um em seguida do outro, são colocados da mesma forma para melhorar a experiência do usuário. Por fim, a regra da similaridade pode ser usada para guiar o olhar humano pelos botões e suas funções, ajudando na concretização das outras regras.


3. A atração a produtos industriais está diretamente ligada a visão e ao estilo do produto. Baxter (2006) cita “4 formas de atração” relacionadas a produtos industriais, nomeie e explique essas 4 formas de atração.

R: A primeira atração é daquilo que já é conhecido, pois traz conforto e segurança no usuário com o produto, além de representar o tipo de produto para ser identificado mais facilmente. A segunda é atração semântica, que determina a função do produto, aquela pela qual o produto foi criado, portanto, ele deve demonstrar através de sua aparência que desempenha bem sua função principal. A terceira atração é a simbólica, que está ligada com o tipo de impressão que o usuário quer passar ao usar tal produto, normalmente adquirindo-o com a função de mostrar sua própria imagem através dele. E a quarta e última é a atração intrínseca da forma visual, ou seja, sua estética elegante e bela, que deve ser priorizada junto com todas as outras condições para atrair também os clientes.


4. Bernd Löbach (2001) define os ”elementos configurativos de produtos industriais” como sendo: forma, material, superfície, cor e a constituição da figura. Explique cada um desses elementos.

R: A forma conduz o produto para o que ele vai ser, define seu ponto inicial sobre todas as coisas, sendo maior ou menor, retangular ou circular. Pode ser espacial, sendo tridimensional e produzindo efeitos diferentes dependendo do ângulo, ou plana, determinada pelo contorno de uma projeção plana de um produto e permanecendo constante perante os ângulos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com