TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Feira da José Avelino - Mudança de Local

Por:   •  14/6/2017  •  Resenha  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ

FEIRA JOSÉ AVELINO – MUDANÇA DE LOCAL

DISCIPLINA: PRODUÇÃO DE PROJETOS JORNALÍSTICO

PROFESSOR: VALDENIR MÁXIMO

ALUNAS:

QUEZIA LACERDA

CARLA ANDRESSA ALMEIDA

NAIANE DA SILVA LIMA

10 de junho de 2017


Resumo

Neste vídeo documentário apresentamos como a feira José Avelino ao longo desses anos foi importante para os feirantes e pessoas que a frequentam, assim como auxiliou milhares de famílias tanto pessoal quanto financeiramente.

A feira apesar de importante, e ser uma das maiores do estado, trouxe nos últimos anos vários problemas tanto para os motoristas, feirantes, transeuntes, compradores e autoridades. Em meio a conflitos, mostramos de forma geral a importância e história da feira, e os impactos que a mudança causou. Como também o processo de mudança da feira, o que pode ser considerado um fato histórico.

Introdução

No início da Idade Média, o ato de comercialização em feiras livres tinha como moeda a troca de produtos ou mercadorias de valor atribuído equivalente, mas foi desaparecendo com o surgimento da moeda, simplificando a promoção e o desenvolvimento do comércio.

Na época feudal, quando a agricultura, que era base da economia, começou a ceder e no XII o comércio passou a desenvolver novas características ao desenvolver trabalhos manuais e comercializar esses produtos. Saída do meio rural direto para a cidade que crescia a cada dia com a utilização de rotas marítimas que eram mais baratas e rápidas que meios terrestres, surgindo daí os mercados e feiras como pontos de comércio. Os mercados eram realizados na cidade, uma vez ou mais durante a semana, já as feiras eram maiores e ocorriam duas ou três vezes por ano envolvendo mercadorias de vários lugares.

No Brasil, as feiras livres acontecem durante todo o ano em alguns dias da semana ou todos os dias. Este trabalho se propõe a documentar o funcionamento da feira localizada na Avenida José Avelino, no Ceará, no centro da cidade de Fortaleza, antes dos comerciantes serem realocados para novo ponto de comércio, localizado em Jacarecanga.

A Feira da José Avelino surgiu há mais de 15 anos, no estacionamento da Catedral Metropolitana, passou pela Praça Pedro II, foi para Maracanaú até sua antiga localização, Avenida José Avelino, acontece aos sábados e as quintas-feiras, iniciando sempre na noite anterior.

Transtorno no trânsito, apropriação legal de energia elétrica, ocupação ilegal de espaços públicos, tomada ilegal de calçadas; entretanto, mesmo com várias polêmicas acerca das atividades exercidas lá, a atividade mercantil persiste devido à grande aceitação do público que acaba muitas vezes frequentando a feira para fomentar seu próprio comércio.

Com este projeto tivemos a intenção de atingir o público em geral e informa-los do que pode ser considerado um fato histórico sobre a Feira José Avelino, mostrando os últimos dias de feira na José Avelino e o primeiro na nova localização da feira, além de colher depoimento de feirantes que irão ou não para o novo local. Tivemos o intuito de oferecer esclarecimentos sobre o objeto de estudo, fornecendo conhecimento suficiente para o público poderem tirar suas próprias conclusões a respeito sem precisar se basear em achismo e pensar sobre o assunto objetivamente.

Dificuldades

O tema escolhido para este estudo em formato documentário, teve como interesse a mudança de local da Feira José Avelino localizada no bairro Centro, em Fortaleza, Ceará.

Desde a escolha do tema, a equipe estava ciente do que estava por vir, das dificuldades que iriam enfrentar. Durante a produção do documentário, a equipe envolvida enfrentou muitos problemas dentre eles foram: locomoção, tempo, recursos e como abordar pessoas para entrevistas sem serem hostilizados ou ignorados. Realizamos esse documentário no momento mais tenso em que a feira estava passando, que seria a mudança de local para o Centro Fashion; a remoção estava marcada para o dia 14 de maior de 2017, mas na madrugada do mesmo dia, os feirantes conseguiram uma liminar em que postergava a remoção indo contra o acordo que os comerciantes tinham estabelecido com a prefeitura, surgindo aí conflitos entre feirantes que se recusavam a sair com a Guarda Municipal que forçava a retirada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com