TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE PESSOAS NO ATUAL CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  2/12/2022  •  Artigo  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 4

                                                        [pic 1][pic 2]

   

 CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNÓLOGICA PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ASSIS

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

ATIVIDADE AVALIATIVA I

 TEXTO: A GESTÃO DE PESSOAS NO ATUAL CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES

Aluno: Rennan Bastos Gonçalves Dias

Prof.: Patrícia Irina Loose de Moraes

2022

1-Busque no texto a definição de “competências” e “habilidades”, e crie exemplos que ilustrem o que é “competência” e de “habilidades” requeridas dos gestores.

Competências

            A percepção encontrada no texto, buscando a definição de “Competências”  se destaca no final da Pag. 13, onde é mencionado que a gestão de pessoas assume um papel fundamental nas organizações da atualidade, no que se refere à conquista e manutenção de mercados. Ela adquire um caráter estratégico, uma vez que o planejamento para o adequado aproveitamento do potencial humano é reconhecido como um importante instrumento para o alcance dos objetivos organizacionais e para a construção de diferencial competitivo. A raiz da capacidade competitiva de uma organização está nas pessoas, ou seja, nas competências individuais. São as pessoas, com suas competências, as responsáveis por desenvolverem os diversos processos organizacionais e por realizarem os produtos e serviços que as organizações apresentam ao mercado. Como afirma Lacombe (2012, p. 443), “É preciso que não seja fácil para os competidores conseguir pessoas com as mesmas competências e capacidades”.

É perceptível  que  a gestão de pessoas busca desenvolver competências para contribuir de forma que as organizações tenham vantagem competitiva sobre seus concorrentes, uma técnica usada é a Hard skills que são o conjunto de habilidades técnicas adquiridas por meio de formação tradicional e capacitação, como cursos, treinamentos ,palestras e workshops. As hard skills compõem as competências práticas dos profissionais e ajudam a garantir a execução das funções, outro ponto importante é tomar iniciativa e assumir responsabilidades.

                             Exemplo de Competências

1-Liderança

Quando o indivíduo está sempre em busca de se atualizar, através de cursos, palestras, treinamentos, tem grandes chances de ser tornar um candidato a líder. Com uma alta qualificação, a performance acaba sendo diferenciada, o que permite a ocupação do cargo. Mas é claro, que para se posicionar como tal, é preciso um processo longo. Primeiro, o gestor de RH analisa quais são as competências que os colaboradores carregam consigo, por meio da avaliação de desempenho, um método que mostra a situação do indivíduo e como o RH pode desenvolver ações para contribuir com o crescimento dele.

Cada habilidade que o indivíduo desenvolve é vista como uma competência, como saber ouvir, ser flexível, ter uma boa gestão do tempo, proatividade, resiliência entre outras, que são um diferencial competitivo necessário nos profissionais atualmente.

                                           Habilidades

No Pag. 15 podemos observar algumas formas de identificar “Habilidades”, como quando a gestão de pessoas reconhece e valoriza as pessoas que nela atuam, as pessoas são consideradas um fator determinante para o sucesso de uma organização constituindo-se por suas capacidades e poder de realização, o saber fazer é um grande diferencial. As habilidades levam em consideração as qualidades que um colaborador tem para realizar alguma atividade ou trabalho específico. Ou seja, nos mostram quais são as características que podem ajudar o profissional no desenvolvimento de suas funções. 

     

                                   Exemplo de Habilidades

1-Boa comunicação

boa comunicação na empresa é responsável por fornecer informações claras com o objetivo de aprimorar os procedimentos de trabalho. Em todos os aspectos, a comunicação é uma ferramenta vital, e é por meio dela que podemos desenvolver uma boa avaliação de desempenho. Os humanos são altamente relacionados, então a comunicação se torna a base de todas as atividades.

2-Qual a relação entre a “Era da Informação” e a “Gestão de Pessoas”. Fundamente sua resposta e explicite com um exemplo detalhado.

O filme começa retratando a situação da personagem “Sandra” que se encontrava afastada de seu trabalho devido ter sido diagnosticada com depressão ocasionadas pelas precários condições psicológicas do trabalho, devido a isso ele passou a ter consecutivas crises e tomava muitos medicamentos para se estabilizar novamente e iniciar em suas atividades de trabalho.

3-O que é vantagem competitiva e como as empresas a constroem?

       

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (180.3 Kb)   docx (199.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com