TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E OS DESAFIOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PESSOAS NO CONTEXTO CONTEMPORÃNEO

Por:   •  14/11/2022  •  Dissertação  •  3.280 Palavras (14 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]FACULTAD INTERAMERICANA DE CIENCIAS SOCIALES

 

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E OS DESAFIOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PESSOAS NO CONTEXTO CONTEMPORÃNEO

Asunción, Paraguay

2022

[pic 2]FACULTAD INTERAMERICANA DE CIENCIAS SOCIALES

        

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E OS DESAFIOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PESSOAS NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO

 Projeto apresentado ao Curso de Mestrado em Ciências da Educação da Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – FICS,  como requisito para apreciação da elaboração da dissertação. do Mestrado em Ciências da Educação Seminario de Investigação II.

Orientador: Prof. Dr. Bruno Gaudencio²

 

Adriana Mendes da Silva

Asunción,

Paraguay 2022

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ...............................................................................................

04

2 OBJETIVOS ...................................................................................................

05

3 JUSTIFICATIVA .............................................................................................

05

4 REVISÃO TEÓRICA ......................................................................................

06

5 METODOLOGIA .............................................................................................

11

6 CRONOGRAMA .............................................................................................

12

7 BIBLIOGRAFIA ..............................................................................................

13

1 INTRODUÇÃO

No contexto contemporâneo, os meios de comunicação estão se tornando cada vez mais complexos, com a incorporação de novas tecnologias que provocam modificações no cotidiano das pessoas. Os avanços tecnológicos perpassam-se para diversas áreas da sociedade, inclusive a educação, o que favoreceu a expansão e procura pelos cursos superiores na modalidade à distância, que fazem uso das tecnologias da informação e comunicação, propiciando um ensino com flexibilidade atendendo as necessidades de muitos alunos.

A educação à distância dispõe de um ambiente virtual que propicia a comunicação entre professores e estudantes, apresentando continuamente diversos desafios, entre eles, a superação de obstáculos e desigualdades, a capacitação tecnológica e profissional e a desconfiança do mercado acerca dessa modalidade de ensino. No contexto atual, a Educação a distância vem se expandindo no seu desenvolvimento e já conta com grande aceitação da sociedade, contribuindo para a formação de pessoas em variadas áreas.

Sabe-se que, o ensino a distância na atualidade vem apresentando uma gama de recursos tecnológicos e mídias digitais, trazendo desafios aos professores ao usarem essas ferramentas de ensino, requerendo capacitação e especialização para estarem aptos frentes a esse novo cenário educacional. Muitos professores ainda precisam se adequar a esse padrão educativo, cuja expansão é cada vez mais crescente.

Essa pesquisa dispõe da hipótese que, a educação vem desempenhar uma função estratégica no que corresponde ao processo de desenvolvimento da sociedade, configurando-se como uma ferramenta essencial no processo de formação de pessoas. O contexto educacional brasileiro é marcado por desigualdades sociais imensas, sendo que a EaD vem possibilitando uma democratização da educação, na medida que vem permitindo o acesso de muitos ao processo educativo e do conhecimento.

 A presente pesquisa, fundamenta-se mediante a indagação de algumas questões problematizadas conforme os objetivos deste trabalho: Quais políticas educacionais estão sendo implementadas para que a educação a distância favoreça a inclusão social? No contexto contemporâneo, como as tecnologias da informação e comunicação vêm transformando as formas para o acesso ao conhecimento e a formulação de novos meios dos processos de ensino-aprendizagem? Quais os principais desafios e contribuições o da educação a distância no processo de formação de pessoas?

Para alcance de um bom desempenho durante um curso a distância, se faz necessário que, professores e alunos possuam conhecimentos básicos em informática, sendo esta habilidade e competência requerida neste processo educativo. Hoje vivemos em uma sociedade altamente tecnológica que requer a inclusão de pessoas através da alfabetização digital, proporcionando o acesso à diversos recursos e ao meio digital. O espaço educacional seja presencial ou virtual vem utilizando novos métodos para transmitir conhecimentos, de forma interativa e com participação ativa dos alunos.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

  • Analisar a contribuição da educação semipresencial no processo de formação de alunos da 1ª série do Ensino Médio na Escola Pedro de Alcântara, Anexo Marçal Machado Girão no município de Careiro/AM.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Descrever a modalidade de ensino semipresencial e seus recursos para sala de aula física;
  • Apresentar limitações e potencialidades metodológicas desse modelo de ensino;
  • Analisar as contribuições do ensino semipresencial na formação dos alunos da 1ª serie, do Ensino Médio, na Escola Pedro de Alcântara, Anexo Marçal Machado Girão no município de Careiro/AM.

3 JUSTIFICATIVA

A educação a distância – EaD configura-se como uma modalidade de ensino, cujos processos educativos utilizam várias mídias enquanto ferramentas voltadas para a transmissão de conhecimentos. A modalidade EaD, por meio do acesso e uso da internet vem propiciar a realização de pesquisas, estudos e a formação de indivíduos através de conhecimentos adquiridos em tempos e espaços diferentes de maneira flexível.

A EaD vem contribuindo de maneira positiva, tendo em vista que consegue superar as distâncias geográficas, ofertando oportunidades de formação profissional mediante um ensino interativo entre professores e alunos, com mediação de novas tecnologias que tornam a dinâmica de estudo flexível. Verifica-se que, o aluno dispõe de flexibilidade em seu horário de estudo, adequado conforme à sua disponibilidade, podendo acessar o seu ambiente de estudo, mediante qualquer localidade com um computador que esteja com conexão à internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (163.8 Kb)   docx (958.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com