TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Hora da estrela e suas perspectivas

Por:   •  24/5/2015  •  Monografia  •  1.667 Palavras (7 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 7

Associação Pallottina

Colégio Vicente Pallotti

Caroline Dorante Nehme.

Isabella De Faria Molina.

A Hora da estrela e suas perspectivas.

São Paulo

2013

"(…) que vivemos exclusivamente no presente, pois sempre e eternamente é o dia de hoje e o dia de amanhã será um hoje, a eternidade é o estado das coisas neste momento.“

— Clarice Lispector - A Hora da Estrela

A hora da estrela e suas perspectivas.

Resumo:

As linguagens de teatro, literatura e cinema são distintas. Por isso nem sempre adaptar é levar para as telas ou peças teatrais tudo que se encontra em um livro. Nosso trabalho propõe um estudo comparativo sobre as obra literária “A hora da estrela” que foi parar também nas telonas e nos palcos. Adaptar não é apenas efetuar escolhas de conteúdo mas também trabalhar , modelar uma narrativa em função das possibilidades ou, ao contrário, das impossibilidades inerentes ao meio. Fizemos uma adaptação da obra para um roteiro de teatro colocando assim em prática tudo oque pesquisamos e estudamos em prática.

Palavras chaves: Cinema; teatro; roteiro; adaptação; literatura.

Sumário

Capitulo I :

1.0................................................................... A obra a hora da estrela

1.1............................................................. Adaptação da obra literária para o cinema

1.2......................................................... Adaptação de um livro ou filme para o teatro

Capitulo II :

2.0....................................... Roteiro adaptado da obra “ A hora da Estrela “

2.1........................................................ Roteiro adaptado da obra “A hora da estrela”

INTRODUÇÃO

O trabalho realizado tem o objetivo de informar as principais diferenças entre uma produção literária, teatral e cinematográfica apresentando as diferenças de linguagem, o público atingido e as técnicas de adaptação de um gênero para o outro. A obra escolhida para esta comparação foi “A hora da estrela” de Clarice Lispector que é uma obra que já foi adaptada tanto para o cinema quanto para o teatro temos também a intenção de passar algumas informações sobre a obra estudamos sobre ela e sobre as técnicas de adaptação. O foco principal do nosso trabalho é passar o roteiro que criamos após conhecer a obra e as maneira de adapta-la o nosso roteiro pretende mostrar que uma obra pode ser interpretada de diferentes maneiras sem perder seu sentido e sua essência.

]

Capitulo 1.0 - A Hora da estrela

A obra conta os momentos de criação do escritor Rodrigo S. M. (a própria Clarice) narrando a história de Macabéa, uma alagoana órfã, virgem e solitária, criada por uma tia tirana, que a leva para o Rio de Janeiro, onde trabalha como datilógrafa.

Foco da narrativa:

- O recurso usado por Clarice Lispector é o narrador-personagem, pois conforme nos faz conhecer a protagonista, também nos faz conhecê-lo. 

- Macabéa, a protagonista, é uma invenção do narrador com a qual se identifica e com ela morre. A personagem é criada de forma onisciente (tudo sabe) e onipresente (tudo pode). Faz da vida dela um aprendizado da morte. A morte foi a hora de estrela.

- O enredo de A hora da Estrela não segue uma ordem linear: há flashbacks iluminando o passado, há idas e vindas do passado para o presente e vice-versa.

Espaço e tempo:

- O Rio de Janeiro é o espaço. Ocorre que o espaço físico, externo, não importa muito nesta história.

- Pelos indícios que o narrador nos oferece, o tempo é época em que Marylin Monroe já havia morrido - possivelmente a década de 60 em seu fim ou a de 70 em seus começos - mas faz ainda um grande sucesso como mito que povoa a cabeça e os sonhos de Macabéa.

- Embora a história de Macabéa seja profundamente dramática, a narrativa é toda permeada de muito humor e ironia. 

Capitulo 1.1 – adaptação da obra literária para o cinema.

A adaptação é a transposição ou transformação de uma obra de um gênero em outro (de um romance, numa peça teatral ou filme, por exemplo) O resultado é uma obra que pode ou não manter os conteúdos narrativos da literatura de origem enquanto que a estrutura discursiva conhece uma transformação radical. Passando da literatura ao filme ou a uma peça, a narrativa passa do texto à imagem. A adaptação diferente da tradução ou da atualização goza de grande liberdade ela não receio em modificar a obra ou o seu sentido. Adaptar, portanto é criar inteiramente um novo texto no caso um texto para teatro ou cinema trata- se de configurar o texto de partida ao novo contexto de sua recepção.

Ponto de partida – Obra literária.

A obra literária agrega a riqueza de detalhes e permite que seu público seja o interpretador da história por conta disso a literatura além de ser considerada uma ótima fonte de aprendizado pois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com