TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inteligência Competitiva

Por:   •  22/5/2020  •  Resenha  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 5

Instituição:

Curso: TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Unidade de Estudo: Fundamentos de Sistema de Informação

Professor(a):

SISTEMATIZAÇÃO

O QUE É INTELIGÊNCIA COMPETITIVA?

Aluno: Renato Santos

Matricula: 000000000000000000

Novembro/2014

O que é Inteligência Competitiva?

Referência:http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/o-que-e-inteligencia-competitiva/44824/

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como estudo um artigo publicado, que aborda sobre Inteligência competitiva, definida pela “Society of Competitive Intelligence Professionals, entidade norte-americana, define IC como “programa sistemático e ético de reunir, analisar e gerenciar informação externa, que pode afetar os planos, decisões e operações de uma organização”, vinculando o conceito de IC à forma como o conhecimento foi adquirido.

Já a Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva (ABRAIC) define IC como “um processo informacional proativo que conduz à melhor tomada de decisão, seja ela estratégica ou operacional. É um processo sistemático que visa descobrir as forças que regem os negócios, reduzir o risco e conduzir o tomador de decisão a agir antecipadamente, bem como proteger o conhecimento gerado”.

Como podemos perceber a Inteligência Competitiva, tem como objetivo captar informações(dados) e organizá-las, de forma a oferecer aos tomadores de decisões das empresas, que medidas serão tomadas a curto, médio e longo prazo dentro do mercado.

Como hoje vivemos em mundo que a informação acontece em tempo real, é fundamental empresas terem mecanismos que possam possibilitar como o mercado competitivo se comporta, assim, terão a possibilidade de estar mais preparadas para inovarem, e não só reagir a esse mercado.

RESUMO

O autor Carlos Hilsdorf define Inteligência competitiva, como “uma forma proativa de captar e organizar informações relevantes sobre o comportamento da concorrência, mas também dos clientes e do mercado como um todo, analisado tendências e cenários, e permitindo um melhor processo de tomada de decisão no curto e longo prazo.”

O objetivo da inteligência competitiva é ampliar as condições de competitividade de uma empresa, reorientando seu modelo de negócios, suas metas, planejamentos, etc.

Através dela, os fragmentos de informação oriundos de diferentes fontes são trabalhados de maneira estratégica permitindo antecipar-se às tendências de mercado, propiciando a evolução do nosso negócio em comparação com nossos concorrentes. Com a utilização da inteligência competitiva, temos reais condições de detectar e avaliar ameaças e oportunidades (SWOT) e definir qual será nossa estratégia competitiva.

As conclusões obtidas através deste processo permitem à empresa saber se ela de fato continua competitiva e se existe sustentabilidade para o seu modelo de negócios. Dentro de uma era de competitividade baseada em conhecimento e inovação, a inteligência competitiva permite que as empresas possam efetivamente exercer a proatividade, ao invés de esperar para reagir aos fatos, o que acontece com frequência no mundo dos negócios.

A inteligência competitiva se dedica a um modelo preditivo de administração, procura prever e antecipar-se aos movimentos da concorrência, além de oportunizar as condições oferecidas pelas tendências e cenários observados.

Algumas das vantagens de nos dedicarmos à Inteligência Competitiva, independentemente do tamanho da empresa são:

  • Minimizar surpresas advindas dos concorrentes.
  • Identificar oportunidades e ameaças.
  • Compreender que tipo de impacto nossas ações estratégicas terão sobre nossos concorrentes
  • Compreender a repercussão de nossas ações no mercado.
  • Rever e realinhar nossa estratégia.

ASPECTOS POSITIVOS

O autor abordar o tema com uma linguagem simples, de forma que, mesmo quem tem pouco conhecimento ou até nenhum, consegue abstrair informações relevantes e claras sobre a importância da Inteligência competitiva.

O artigo analisado é voltado para quem tem o objetivo de entender como a inteligência competitiva, se usada de forma adequada pode oferecer grandes benefícios para qualquer tipo, tamanho da empresa que deseja implementar a IC, deixa claro o autor.

É comentado pelo o autor como as empresas que usam da Inteligência competitiva, estão se tornando ainda mais preparadas no mercado atual, pois, é um mercado cada vez mais exigente e que está procurando cada dia mais inovação.

Podemos perceber que muitos aspectos relevantes foram apresentados como: a IC amplia as condições de competitividade de uma empresa, reorientando seu modelo de negócios, metas, etc.

Com a IC, temos reais condições de detectar e avaliar ameaças e oportunidades e definir qual será nossa estratégia, permitindo antecipar-se ás tendências de mercado, propiciando a evolução do negócio em comparação com os concorrentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (125 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com