TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Leitura Além da Codificação

Por:   •  4/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 2

Anderson Luciano da Silva RA 1600658

Curso de Engenharia, Pólo Jundiaí quarta  

Mediador Aderaldo

Disciplina Produção de textos Portfólio semana 2

Jundiaí, 17 de agosto de 2016

Leitura além da codificação

A leitura não é apenas transformar letras em sons, muitos processos mentais fazem parte do processo, e antes de tudo, a leitura do mundo precede as palavras, A interpretação e entendimento deste mundo estão ligados a sensibilidade que o individuo adquire em sua existência.

A leitura ao pé da letra aquela literal sem margem para interpretações, a chamada leitura aparente, na minha concepção é o primeiro estágio da leitura considero a leitura sem “malicias”. A leitura imaginativa, interpretativa, rica em significados, rica em metáforas a chamada estrutura profunda, requer um certo grau de letramento do indivíduo, é uma leitura cerebral. Mas não se consegue chegar ao patamar da estrutura profunda sem antes passar pela aparente, uma complementa a outra. O exercício da leitura aparente estimula o aperfeiçoamento da leitura profunda, em outras palavras, a estrutura profunda se sobrepõe a aparente na busca de significados o que faz com que o sujeito dispense muitas vezes o sentido real, literal e morfológico de certas palavras, optando sempre pela abordagem interpretativa de um texto.

Cabe ao leitor através da sua capacidade de compreensão se relacionar com a leitura dentro de sua concepção de mundo.

Competências da leitura

As competências da leitura seguem uma seqüência lógica de compreensão, o primeiro estágio é buscar o reconhecimento do código através da detecção doa linguagem, a ausência desta condição, ou seja, o não reconhecimento do código implica uma associação lógica por parte do individuo leitor, na busca de algum significado.

No processo de compreensão e busca de significado um fato comum é a antecipação, o sujeito leitor usa de sua vivência, de seu conhecimento, de algo já visto para completar o sentido de sentença.

Outro estágio é a que o leitor busca dentro do texto conexões, está fase é totalmente caracterizada na leitura profunda, pois ela é totalmente interpretativa, passível de variações de significado, cada sujeito leitor coloca um sentido único de acordo com sua percepção.

A fase seguinte complementa a anterior haja visto que o leitor ainda busca conexões do texto, mas em outros saberes, outros fatores externos ao contexto da leitura, informações, conhecimentos.

A ultima competência da leitura é estabelecer o relacionamento de todas informações do texto com discursos e valores do contexto social, esta competência está ligada ao conhecimento da linguagem sócio-cultural do sujeito e a capacidade de interpretá-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com