TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Manipulação da Informacao televisiva

Por:   •  20/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.735 Palavras (11 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 11

Índice

Capítulo 1        2

Introdução        2

1.1.        Contextualização        2

1.2.        Tema        3

1.3.        Problema de pesquisa        3

1.4.        Hipótese (s)        3

1.5.        Objectivo (s)        3

1.5.1.        Geral        3

1.5.2.        Específicos        4

1.6.        Justificativa        4

Capítulo 2        4

Referencial teórico        4

Capítulo 3        7

Metodologia        7

1.7.        Instrumentos de colecta de dados        7

2.        Conclusão        9

Referências bibliográficas        10

2.1.        Orçamento        11

2.2.        Cronograma de actividades        11

Capítulo 1

  1. Introdução

Este trabalho constitui um projecto de pesquisa que pretende desenvolver uma pesquisa de estudo de caso sobre a manipulação da informação televisiva nos casos da Televisão de Moçambique “TVM” e na Soico Televisão “STV”, duas emissoras de televisão com linhas editorias e natureza diferentes: uma pública e outra privada.

  1. Contextualização

A manipulação da média ou manipulação da informação veiculada pela media refere-se ao uso de táticas ou técnicas de apresentação da informação, pelos meios de comunicação, de modo a favorecer interesses de determinada parte. Tais táticas vão desde o uso de falácias lógicas e outros artifícios retóricos, passando por técnicas de propaganda e de manipulação psicológica, até a fraude pura e simples. Muitas vezes envolvem omitir ou adulterar informações e opiniões, ignorar ou levar determinados argumentos ao descrédito ou, ainda, desviar a atenção para outros assuntos.

As influências dos meios de comunicação de massa sobre a vida cotidiana tornam-se cada vez mais evidentes nos dias de hoje, com o volume de informação a que somos expostos todos os dias. Nesse sentido, é pertinente o estudo e análise desses efeitos no consciente do individuo e na sociedade atual.

Ao longo da história da sociedade, o jornal, o rádio, a televisão e a internet foram se sucedendo, sem que o aparecimento de um novo meio de comunicação de massa excluísse o outro. Nunca o volume de notícias foi tão grande, nem sua propagação tão rápida. Da mesma forma, nunca foi tão grande o poder de manipulação da media, que muitas vezes seleciona ou distorce os acontecimentos divulgados, segundo os próprios interesses políticos e econômicos do proletariado privado, que detém sua concessão, e não como os fatos realmente aconteceram. A informação é selecionada, transmitida e aplicada, segundo a perspectiva e os interesses de empresas, partidos políticos ou movimentos sociais, por exemplo. Isso significa que a informação não é neutra e nem pura. E, além deste poder persuasivo, os meios de comunicação de massa (principalmente a televisão) imprimem na mente do ser social padrões de vida ilusórios que estão visivelmente fora da realidade da maioria da população que constitui a massa.

Moçambique, com uma história de jornalismo muito jovem, com marcos histórico-políticos muito marcantes, não foge a este contexto de manipulação da informação, é nesta prespectiva que pretendemos indagar sobre como este processo ocorre nas televisões Moçambicanas “TVM e STV’” no período de 2015 a 2018, dando enfase no caso do endividamento ilegal do Estado por parte do Governo dirigido por antigo estadista Armando Guebuza.

  1. Tema

Manipulação da Informação televisiva Pública e privada em Moçambique, estudo de caso TVM e STV no período de 2015-2018.

  1. Problema de pesquisa

Quando acontecem factos na sociedade Moçambicana, os cidadãos já esperam onde elas serão transmitidas e onde não serão. Algumas televisões criticam o governo outras são simpatizantes. Verificamos que no contexto das televisões Moçambicanas caso TVM e STV, é possível dizer que a manipulação de informação por causa de diversos factores, como preferências politicas, insustentabilidade financeira, corrupção, censura, poder politico e outros, e nesta pesquisa é problema do estudo o índice elevado de informação manipulada ou surreal nesses canais de televisão.

  1.  Hipótese (s)

Como respostas antecipadas ao problema da pesquisa temos:  

  • A manipulação da informação televisiva no caso da TVM, é maquinada pelo poder político do governo do dia, que demanda uma linha ideológica de simpatia a governação da FRELIMO, é a televisão é um instrumento de propaganda politica e unidade nacional;
  • No caso das televisões privadas, ela é materializada por causa da insustentabilidade financeira da televisão, associada a censura;
  1. Objectivo (s)
  1. Geral
  • Estudar o processo de manipulação da informação televisiva em Moçambique nos casos da TVM e STV;
  1. Específicos
  • Analisar a manipulação da informação televisiva;
  • Determinar as causas;
  • Listar os tipos de manipulação;
  • Propor soluções;
  1. Justificativa

Este trabalho justifica-se por a prior constituir um pontapé de começo para este tipo de debate, é um fenómeno crescente que acompanha o processo da evolução do jornalismo moçambicano desde a instituição da liberdade da imprensa, e pouco foi estudado, e porque também procurara propor soluções nítidas para estancar esta praga no exercício da actividade jornalística transparente e imparcial.

Capítulo 2

  1. Referencial teórico

Televisão

Passemos à análise do termo: a palavra televisão vem do grego tele – distante e do latim visione – visão. É um sistema eletrônico de recepção de imagens e som de forma instantânea. Além de ser objeto de lazer, constitui-se também uma ferramenta de grande utilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (191.4 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com