TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matéria de Jornalismo

Por:   •  9/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 5

A era dos aplicativos de celulares

Quais são os benefícios e quais cuidados devemos ter na utilização dessas ferramentas.

Por Sanderson Cássio

Jornal Laboratorial

                                                                                                                                                     

[pic 1]

Foto: Google imagens

Cada vez mais presente no nosso dia-a-dia e mais acessível para as diversas classes sociais e idades, o celular tem se tornado um grande aliado na realização de algumas tarefas antes realizadas com a ajuda de vários tipos de aparelhos. Sejam transações bancárias, relacionamentos, entretenimentos, esportes, alimentação, captura de áudio, entre outras coisas, a verdade é que estamos cada vez dependentes dos smartphones. Mas, até que ponto a utilização exagerada e muitas vezes descuidada desses aplicativos pode nos prejudicar?

Apenas pensando em resolver o nosso problema, muitas vezes sequer olhamos para as permissões que estamos dando a esses aplicativos quando vamos baixá-los, e é aí onde mora o perigo. Todo aplicativo instalado pede permissão para acessar diversos recursos do seu aparelho, declarando explicitamente quais são na hora da instalação, mas é comum o usuário fazer esse processo com pressa (e só aperta o botão de ok várias vezes até estar pronto) e não ter visto. Isso acaba expondo a privacidade de qualquer um. Para evitar esse tipo de risco, é essencial saber o que seus aplicativos estão acessando dentro do seu telefone.

       Abaixo estão listadas as permissões mais importantes e o que elas significam para você e o seu aparelho:

Discagem direta aos seus contatos

Essa permissão deixa que os aplicativos disquem para números do seu telefone sem notificá-lo sobre isso. Geralmente é exigida por ferramentas como o Skype ou o Google Talk/Hangout que necessitam disso para, obviamente, fazer chamadas. Porém, certos aplicativos maliciosos podem explorar a autorização para ligar secretamente a números pagos sem o seu conhecimento.

Envio de mensagens SMS

Alguns aplicativos precisam enviar mensagens de texto, mas nem todos! Por isso, cuidado com qualquer aplicativo diferente pedindo essa permissão, o que pode acabar gerando contas altíssimas.

Edição ou exclusão de conteúdo de armazenamento USB

Com essa permissão, um aplicativo acessa toda a memória do seu aparelho, podendo ler, editar e até mesmo excluir dados que você tenha armazenado. Seja cuidadoso com a autorização desse pedido: combinado com o acesso à internet, ele permite que o aplicativo faça o upload de fotos privadas, por exemplo.

Leitura e edição de contatos

Esse tipo de solicitação, geralmente, é feito por aplicativos de mensagens de texto, redes sociais e agendas de contatos. Em outros casos, é desnecessário. Por isso, fique atento.

Histórico de páginas visitadas

Com esta autorização, os aplicativos acessam o histórico completo das páginas que você visita a partir de seu dispositivo móvel. Essa permissão é comumente exigida por navegadores alternativos, ferramentas de backup e até mesmo por aplicativos de redes sociais. Para um aplicativo diferente desses, seja criterioso: ele pode querer espionar os seus comportamentos de navegação.

Leitura de identidade e status do telefone

Essa permissão pode ser bastante confusa: se por um lado é normal que o aplicativo leia o status do seu aparelho, por outro ele ganha acesso a dois números de dispositivos individuais: o IMEI e o IMSI. Muitos desenvolvedores de aplicativos usam esses números como proteção contra pirataria, mas também podem utilizá-los para localizar você.

Especificação de localização (GPS)

Obviamente, essa autorização permite que o aplicativo diga onde você está. É importante para aplicativos que tenham como base a sua localização, mas também pode ser usada para fins publicitários.

Fechamento de aplicativos de fundo

Isso permite que um aplicativo possa parar outros que estão em funcionamento. É essencial tomar muito cuidado com essa permissão, uma vez que ela pode levar à perda de dados.

Acesso à câmera

Aplicativos de câmera alternativos exigem essa permissão, assim como os de redes sociais. Porém, na teoria, um aplicativo malicioso com essa autorização pode tirar fotos sem o seu conhecimento para depois distribuí-las pela rede.

Fonte: UOL Segurança Digital

 Para o Analista de Sistemas da UFRN, Jean Guerethes, todo cuidado é pouco. Segundo ele: “É preciso levar em consideração o que o aplicativo tem a oferecer, por exemplo, o Facebook deve acessar a sua câmera, seu dados... Mas se ele pedir na hora da instalação algo que fuja desse contexto, devemos ficar atentos a esse tipo de permissão. Além disso, muitas vezes esse tipo de permissão esta atrelada ao consumo excessivo de bateria”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (259.3 Kb)   docx (146.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com