TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NORMALIZAÇÃO DE CORES NA PNEUMÁTICA VERMELHO

Por:   •  14/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.734 Palavras (7 Páginas)  •  3.676 Visualizações

Página 1 de 7
  1. O que são e para que servem os filtros de ar comprimido?

Com diferentes graus de filtragem, o filtro de ar comprimido serve para eliminar o excesso de água do ar comprimido, e outros tipos de fluídos líquidos e sólidos, purificando os sistemas pneumáticos, garantindo o bom funcionamento do equipamento, o que acaba por estender a vida útil do produto.

  1. Os circuitos Pneumáticos e hidráulicos podem ser interpretados facilmente de acordo com um código de cores na qual define sua função. De acordo com a norma no ANSI quais são as cores e quais as funções de cada uma delas?

NORMALIZAÇÃOD E CORES NA PNEUMÁTICA VERMELHO Indica pressão de alimentação, pressão normal do sistema, é a pressão do processo de transformação de energia; ex.: compressor. VIOLETA Indica que a pressão do sistema de transformação de energia foi intensificada; ex.: multiplicador de pressão. LARANJA Indica linha de comando, pilotagem ou que a pressão básica foi reduzida; ex.: pilotagem de uma válvula. NORMALIZAÇÃOD E CORES NA PNEUMÁTICA AMARELO Indica uma restrição no controle de passagem do fluxo; ex.: utilização de válvula de controle de fluxo. AZUL Indica fluxo em descarga, escape ou retorno; ex.: exaustão para atmosfera. VERDE Indica sucção ou linha de drenagem; ex.: sucção do compressor. BRANCO Indica fluido inativo; ex.: armazenagem

3. No funcionamento de um compressor de ar quais são as classificações fundamentais para os princípios de trabalho? Explique.

O ar comprimido necessita de uma boa preparação para realizar o trabalho proposto: remoção de impurezas, eliminação de umidade para evitar corrosão nos equipamentos, engates ou travamentos e maiores desgastes nas partes móveis do sistema

  1. Quais são os requisitos necessários para que um sistema de distribuição de ar comprimido possa ser executado?

Para se manter o ar comprimido em boas condições de uso, utilizamos a unidade de conservação. O filtro livra o ar comprimido das impurezas, inclusive da água condensada. O regulador mantém a pressão de trabalho (pressão secundária) constante, dentro do possível, independente da pressão oscilante da rede(pressão primária) e do consumo de ar . A pressão de entrada deve ser maior do que a pressão de saída. Ela é regulada por um diafragma. A lubrificação do ar comprimido é feita através do lubrificador que abastece os elementos pneumáticos com óleo lubrificante. Os lubrificantes reduzem as forças de atrito ao mínimo, protegem os elementos móveis contra o desgaste e evitam a corrosão dos aparelhos.

5. Explique detalhadamente como é feito o processo de preparação do ar comprimido.

Preparação de ar trata-se de evitar três impurezas: partículas sólidas, água e óleo. No caso, terá de ser solucionado o problema de que a compressão do ar resulta em efeitos adicionais, como, p.ex., a compactação das partículas. O teor d'agua físico ótimo e as parcelas típicas de partículas e de óleo dependem da pressão e do ponto de orvalho dos respectivos usos. Uma preparação central de ar comprimido será a melhor resposta para as complexas exigências apresentadas pelo tema. Pois ela garante a qualidade máxima do ar constante e confiável para todas as aplicações. No caso, a qualidade do ar será otimizada de acordo com as exigências específicas dos ramos e campos de emprego. 

6. Cite 4 vantagens e 4 desvantagens da utilização do ar comprimido na indústria.

  • As vantagens: fácil d ser conduzido, os equipamentos são compactos e leves, não há risco d incêndio ou choque elétrico, não gera resíduos prejudiciais, etc. 
    Desvantagem: o alto custo ar comprimido necessita de uma boa preparação para realizar o trabalho proposto: remoção de impurezas, eliminação de umidade para evitar corrosão nos equipamentos, engates ou travamentos e maiores desgastes nas partes móveis do sistema;
  • Os componentes pneumáticos são normalmente projetados e utilizados a uma pressão máxima de 1723,6 kPa. Portanto, as forças envolvidas são pequenas se comparadas a outros sistemas. Assim, não é conveniente o uso de controles pneumáticos em operação de extrusão de metais, tendo uso mais vantajoso para recolher ou transportar as barras entrudadas;
  • O ar é um fluido altamente compressível, portanto é impossível de se obter paradas intermediárias e velocidades uniformes. O ar comprimido é um poluidor sonoro quando são efetuadas exaustões para a atmosfera. Velocidades muito baixas são difíceis de serem obtidas com o ar comprimido devido às suas propriedades físicas. Neste caso, recorre-se a sistemas mistos (hidráulicos e pneumáticos).

7. Quais as funções do reservatório de ar comprimido e quais os componentes necessários para que o reservatório esteja adequado à uma recomendação normativa?

O   reservatório de ar comprimido desempenha funções importantes no sistema de ar comprimido, influenciam diretamente na produtividade e desempenho do compressor. As algumas vantagens que podem ser associadas ao reservatório de ar comprimido são: armazenar o ar para suprir picos de consumo na rede, reduz o consumo de energia com intervalos maiores entre carga/alívio dos compressores, reduz o desgaste de peças e consequente gasto com manutenção dos compressores, aumenta a vida útil dos compressores, diminui a temperatura do ar e separa parte da umidade gerada pelo compressor.

O reservatório de ar comprimido é fabricado conforme norma ASME Seção VIII Divisão 1, com volume que pode variar de 1 Litro a 70.000 Litros, dimensões e bocais de acordo com a necessidade de cada

8. Qual a diferença entre a secagem do ar comprimido por Adsorção e a secagem do ar comprimido por absorção.

Absorção Agente de secagem sólido Solvente dessecativo Líquido dessecativo

Adsorção Regeneração fria, Regeneração interna aquecida, Regeneração externa aquecida, Regeneração a vácuo

9. Explique o que são compressores de ar, e descreva o funcionamento de três tipos de compressores mais utilizados na indústria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com