TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nova cara do Jardim Tunduro

Por:   •  16/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 4

A nova cara do Jardim Tunduro

Depois de um demorado trabalho de reabilitação, foi finalmente reaberto ao publico em 21 de Dezembro de 2015, o jardim Tunduru. Com um novo visual, o grande desafio para o Municipio é manter a sua preservação.

Considerado o maior jardim botânico de Moçambique, reabriu com uma nova cara, apos a sua reabilitação que teve um investimento de perto de 170 milhões de meticais.

O jardim Tunduro beneficiou de obras de restauro completo, desde o muro de vedacao, poetoes, estufas, parques, centro social, armazens, coreto, edificio administrativo e iluminacao.

Foi criado um balção de informação turistica, um afiteatro, parque infantil, biblioteca, sala de estudos e investigacao, area de desenvolvimento de plantas aromaticas e medicinais, e diferentes elementos de ornamentaçao.

A reabilitação do espaço aconteceu porque aquilo que era um jardim botanico psssou a ser abrigo de alguns moradores de rua, um local pouco seguro, sujo e vandalizado e totalmente degradado. Após a reabilitação sao varias as pessoas que escolhem o jardim Tunduro para passar algum tempo de lazer.

Ana Manhique, directora e gestora do jardim, conta que apos a reabilitação, as pessoas tem infrentado mais o espaço.

" E para se poder ter mais controle do jardim, so tem uma unica entrada, conta actualmente com guardas, policia municipal, que ajudam na seguranca do jardim " Afirmou ela.

Explicou ainda que o jardim botanico é para alem de uma instituicao cultural, um local de busca de inspiracao, de procura do silencio, é um laboratorio cientifico, onde podem ser feitas pesquisas de planta, para dar resposta as necesssidades botanicas da sociedade.

Conversamos com alguns utentes que frequentam aquele local, para dizerem-nos como se sentem com novo aspecto que o jardim apresenta.

"Eu estou muito satisfeita com o novo jardim, depois de ser reabilitado, ele esta bem mais fresco mais seguro, e deixa a cidade com uma boa aparencia." Afirmou a nossa entrevistada que responde pelo nome de Alzira Jaime de 24anos

Antes o jardim abria tarde, ficava cheio de mendigos, ladrões, cheirava muito mal porque esses faziam as suas necessisadea no local, plantas secas, aguas paradas, mosquitos, nem dava prazer nenhum de vir aqui neste jardim, se quisesse apresentar a cidade a uma pessoa que vinha de fora esse era o ultimo local que poderia levar a pessoa, pelas condições que apresentava, mais hoje a coisa bem diferente, esse jardim voltou a ser jardim." Contou Alberto Matusse de 45anos de idade.

Cidalia Manhiça de 42 anos, conta-nos que passou momentos muito marcantes neste jardim, lembra-se que quando casou-se foram tirar fotos no jardim Tunduro, e esta feliz ao ver que este jardim não foi esquecido.

"Estava na moda vir tirar fotos aqui, sempre vinhamos para passear neste jardim, por isso ficava muito triste ao ver que o lugar onde crescemos estava a desaparecer e vocês nossia filhos só conheciam o jardim mato, esse lugar tinha sido esquecido, mas hoje esta bem mais bonito e fico feliz ao ver jovens que vem aqui para estudar, ler um livro, procurar um pouco de paz, e i jardim edta bem mais seguro e nós como residentes desta cidade ficamos felizes em ter lugares tão bonitos como esse e também que nao esperassem que fique totalmente degradado para poder reabilitar que fizessem uma manutenção sempre." disse Manuel Mondlane de 53anos de idade.

Regina Jaime de 30anos, afirma que o jardim virou uma preferencia para ir conversar, tirar fotos, ler um livro, com este "novo jardim" eu gosto de cá estar, há menos bandidagem, uma vez fui roubada aqui mesmo dentro do jardim, maia agora tem seguranca, esta com ar puro, ainda com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com