TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Proteção do Emprego

Por:   •  15/10/2018  •  Artigo  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

O direito à segurança no emprego, previsto na Constituição Federal de 1988 e nas jurisprudências do supremo Tribunal Federal, é a proteção que o empregado tem contra a despedida arbitrária por parte do empregador.

A Constituição Federal de 1988 estabelece que, de modo geral, os beneficiários deste direito são os trabalhadores urbanos e rurais. No entanto, em algumas situações peculiares, determinados trabalhadores recebem também uma proteção especial. Esta proteção especial pode ocorrer devido a alguma condição pessoal do trabalhador ou do cargo em que ele ocupa.

A extensão da segurança no emprego abrange diversas garantias aos trabalhadores. Boa parte encontra-se previstas no capítulo dos direitos sociais da CF/1988, enquanto outras estão previstas na legislação ordinária e na jurisprudência dos tribunais superiores.

No art. 7.º da Constituição Federal, que trata dos direitos sociais mencionados no parágrafo anterior, se encontra principalmente a proteção da relação de emprego, na forma da lei complementar, contra a despedida arbitrária, o fundo de Garantia do tempo de Serviço e o seguro desemprego.

A matéria da segurança no emprego é de tal importância a ponto de o constituinte ter inserido na Constituição Federal, no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, regras que pudessem proteger o trabalhador enquanto não houvesse a devida atuação do legislador ordinário. Estas regras tratam de como deverá ser a multa em situações de despedida arbitraria e sobre a estabilidade temporária da gestante e do empregado eleito a cargo de direção na comissão interna de prevenção de acidentes CIPA. Portanto, a preocupação destas garantias é proteger o trabalhador na segurança do seu emprego. Isto ocorre para que ele possa se sentir seguro e, caso ocorra o seu desligamento involuntário, que ele possa receber alguma compensação financeira para não ficar desamparado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com