TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relação da Psicologia com a Comunicação Social

Por:   •  13/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

Como os conceitos de Psicologia podem ser aplicados na Comunicação Social? Cite exemplos visto nas pesquisas.

 A psicologia e a comunicação social se dão por ciências que estão interligadas, visto que convergem seus conteúdos e elementos. Dentro da comunicação social, a psicologia possui grande influência e fundamental importância, uma vez que tem como objetivo melhorar as vendas de determinado produto com o poder de influenciar o consumidor, entendendo não somente o seu “eu” interno como também o externo, analisando suas necessidades, desejos e inconsciente. E é neste momento que entram ferramentas extremamente importantes que justificam o uso do Gestaltismo, Behaviorismo e Cognitivismo.

Gestaltismo :

A Gestalt tem seu principal foco na percepção e estimulo visual trabalhado em partes, fazendo assim com que à primeira vista, os indivíduos percebam as imagens em sua totalidade, e então só depois se atentam aos detalhes e formas do elemento.

Como exemplo, temos uma campanha do KFC, onde o projeto utilizando o método Gestalt foi premiado em diversos concursos de criatividade. Eles apresentam uma solução gráfica em que aparentemente se mostra simples, com apenas duas cores, criando um jogo visual como os elementos mais marcantes do fast food, que se percebidos mais atentamente é incrível.

[pic 1]

→ Behaviorismo

O behaviorismo tem como objeto a persuasão ,explicando assim as reações humanas através do estudo do comportamento. No caso das propagandas busca principalmente  estímulos e um lugar na consciência das pessoas.

Como exemplo, podemos citar um dos cartazes mais populares e persuasivo  na propaganda de qualquer tempo, “ Eu quero você para o exército dos EUA” onde o rosto severo, do ícone nacional Tio Sam, parece estar olhando diretamente em nossa alma, não importa de que forma olhemos para o cartaz. O apelo à honra e ao dever, foi suficiente para convencer inúmeros homens de boa vontade ao alistamento.

[pic 2]

→ Cognitivismo

Por fim o cognitivismo se dá como uma evolução do behaviorismo, uma vez que o mesmo explica a conduta a partir dos processos mentais.

Quando utilizado em propagandas, apelam mais para o lado emocional do consumidor, fazendo com que na maioria das vezes o mesmo se identifique ou se sensibilize sobre o assunto abordado.

Como exemplo esta propaganda do Banco Itaú abaixo, onde possui um apelo emocional a todos aqueles que são pais com o objetivo de compra do seguro de vida itaú.

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (400.7 Kb)   docx (703.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com