TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DA FUNÇÃO DOS DISPOSITIVOS

Por:   •  30/4/2015  •  Monografia  •  2.473 Palavras (10 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO

O presente trabalho auxiliará os técnicos de laboratórios de informática nas escolas municipais e estaduais a utilizarem e manterem sempre um bom funcionamento do laboratório, enumerando dicas e soluções para os problemas com a rede. Haverá diminuição de falhas na rede, diminuindo a queda de internet e falhas de envio e distribuição de arquivos.

Palavras-chave:Rede de laboratório, Redes, Escolas Públicas, Dicas e soluções.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Cabo par trançado. 1

Figura 2: Cabo coaxial. 2

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 11

1 PESQUISA NAS ESCOLAS PUBLICA 13

2 ANALISE DA FUNÇÃO DOS DISPOSITIVOS 14

2.1 CABOS 14

2.2 Conectores 16

2.3 Hub e Switch 16

2.4 Wifi 17

2.5 Modems 17

2.6 Roteador 18

3 Projeção de uma rede de laboratório 19

3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 19

3.2 EXEMPLO DE FIGURA 19

3.3 EXEMPLO DE QUADRO 20

3.4 EXEMPLO DE TABELA 20

4 APRESENTAÇÃO DICAS E SOLUÇÕES AOS USUÁRIOS 22

5 CONCLUSÃO 23

REFERÊNCIAScolocar em ordem alfabética 24

APÊNDICES 25

APÊNDICE A – Instrumento de Pesquisa Utilizado na Coleta de Dados 25

ANEXOS 27

ANEXO A – Título do Anexo 27

GLOSSARIO 28

INTRODUÇÃO

Atualmente uma rede de computadores é muito importante em nosso cotidiano em atos simples e de suma importância como enviar um e-mail, pesquisa sobre temas de estudos, comunicar-se com amigos distantes. Devido a muitos erros decorrentes ao mau conhecimento de como formular é projetar uma rede de laboratório para escolas públicas de muitos municípios pretende-se com esse trabalho mostrar a forma correta de se montar um bom laboratório e minimizar os problemas. De acordo comTittel(2002, p.36) termo rede varia muito, dependendo do conceito, mas pode incluir os dispositivos e cabos físicos, os Pcs (Computadores) e servidores e os softwares de sistemas operacionais de redes.

Foi realizada através de pesquisas nas escolas municipais e estaduais de Colíder-MT, com perguntas para os técnicos sobre o funcionamento de seus Laboratórios Rede de Computadores. Foi também realizada uma planta pelo web siteFloorPlanner, com as devidas formas de instalação. Desta forma tambémse podemostrar quais os equipamentos utilizados para montar uma boa rede.

Objetivo projetar uma rede de laboratório de informática para atender alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio apresentando dicas e soluções para a construção de uma boa rede, afim deproporcionar aos alunos das escolas pesquisando melhores condições de uso dos laboratórios, Definido redes de laboratórios, Analisando as funções dos dispositivos projetando uma rede de laboratório apresentando dicas e soluções aos usuários.

Uma Rede de Laboratório passa a ser de qualidade, quando é feito um bom estudo sobre sua planta, procurando identificar erros antes mesmo da construção.

Dessa forma o tema escolhido vem de acordo com os problemas relativos às dificuldades de projetar uma rede de laboratório básico para alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, enumerando dicas e soluções para o bom funcionamento dos laboratórios de informática utilizados por alunos de escolas públicas de Colíder-MT, incentivando cada vez mais o interesse dos usuários quanto ao funcionamento da rede de um laboratório.

Os reparos mais complicados poderão ser feitos pelos próprios técnicos em manutenção de laboratórios, a partir da implantação do referido projeto, uma vez que até o momento exige-se a presença de profissionais autorizados.

Com base, nas aulas de Redes decidiu-se aprimorar essa área da informática, motivando alguns alunos a falarem sobre problemas que mais acontecem nos laboratórios das escolas públicas e estaduais do Município de Colíder. De acordo com: Morimoto, Redes é: “E transportar dados de um ponto a outro. Embora a tarefa pareça simples à primeira vista, na prática as redes são entidades complexas, compostas de diferentes camadas.” (2007 Pg. 37).

Foi feito com auxílio dos técnicos dos laboratórios de redes de escolas públicas, desenvolvendo uma pesquisa nas mesmas com o intuito de colher dados para apresentar dicas e soluções aos problemas que mais afetam os laboratórios de 3 escolas Públicas do município de Colíder-MT são elas a Escola Municipal Atalaia, Escola Estadual Coronel Antônio Paes de Barros e a Escola Municipal Fabio Ribeiro da Cruz.

Segundo Mertens Pesquisa de campo é.

o termo “pesquisa de campo” é normalmente empregado para descrever um tipo de pesquisa feito nos lugares da vida cotidiana, porem fará do laboratório ou sala de entrevista. Nesse sentido, o pesquisador vai ao campo para coletar dados que serão depois analisados, utilizando uma variedade de métodos tanto para a coleta quanto para a análise. As pesquisas de campo podem ser do tipo experimental; pesquisar- ação, estudo de caso, pesquisa etnográfica e fenomenológica. (2007, pg. 53).

Mostra como se constrói um bom laboratório de informática com capacidade para 20 alunos, além de 1 vaga para portador de deficiência física.

Foi usado Web siteFloorPlanner para apresentar em forma de imagem 2D e 3D os quais são úteis para criação e design de projetos online de arquitetura na forma de plantas.

Dicas e soluções para possíveis problemas encontrados nos laboratórios de escolas públicas do município serão enumeradas a seguir.

Optou-se por criar um projeto 3D no websiteFloorPlanner, utilizado para criação e design de projetos online de arquitetura na forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com