TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Retórica Dispositivo Fantasia Cromática

Por:   •  4/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS – UEA

ESCOLA SUPERIOR DE ARTES E TURISMO – ESAT

RETÓRICA E ANÁLISE MUSICAL

MANAUS – AM

2020


JUSCELINO DE MATOS SAMPAIO FILHO

RETÓRICA E ANÁLISE MUSICAL

Atividade apresentada à Disciplina de Linguagem e Estruturação Musical 3 do Curso de Licenciatura em Música, ministrada pelo Prof. Dr. Mário Trilha, como requisito de nota parcial do semestre.

MANAUS – AM

2020

Apresentação

Fantasia é o título dado a peças marcadamente contrapontísticas, com bastante imitações entre as partes (BENNET, 1986). A fantasia aqui apresentada será a Fantasia em Ré Menor (BWV:903) popularmente conhecida como ‘Fantasia Cromática’, uma obra para cravo de Johann Sebastian Bach.

Segundo Cano (2011), as partes da retórica musical são: Inventio, Dispositio, Elocutio, Memoria e Pronuntiatio. Com respeito à Dispositio, temos a seguinte divisão:

  1. Exordium: introdução ao discurso, a transição do silencio ao som.
  1. Captatio Benevolentiae: Seduz o ouvinte
  2. Partitio: Anuncia o conteúdo.
  1. Narratio: Apresentação dos fatos.
  2. Propositio: Enunciação da tese fundamental.
  3. Confutatio: A defesa da tese, argumentos que confirmam o ponto de vista e refuta os que contradizem.
  4. Confirmatio: Retorna à tese fundamental.
  5. Peroratio: É o epílogo, uma conclusão que pode ser de diversas formas.

EXORDIUM [1-2]

[pic 1]

        Nestes dois primeiros compassos, já temos a anunciação da ideia principal, que veremos mais adiante. O Exordium pode ser de dois tipos: Captatio Benevolentiae ou Partitio. Nesse caso está mais anunciando o conteúdo, do que seduzindo o ouvinte, a escala inicial já deixa claro a tonalidade, e a disposição das notas anuncia de que forma se dará a tese principal. Apesar que a velocidade que se toca as notas, e a pausa ao final, pode chamar a atenção do ouvinte.

NARRATIO [3-20]

[pic 2]

...

[pic 3]

        No compasso 3 se inicia algo diferente, e temos um claro fim de seção no compasso 20. Nesta seção parece um improviso, como se estivesse apresentando algo, preparando o ouvinte para o que vem a seguir. Parece que as coisas não se resolvem, nos acordes formados.


PROPOSITIO [21-29]

[pic 4]

...

[pic 5]

        Aqui no 21 em diante vemos o que já foi anunciado nos compassos 1 e 2, podemos considerar como a tese principal a partir daqui, pois retoma e se trabalha uma ideia apresentada no Exordium, a ideia de escalas. E vai até os arpejos do compasso 29, nesse arpejo vemos a voz mais superior ascendendo cromaticamente de ‘mi’ até ‘lá’, enquando a voz mais inferior fazendo um pedal no ré.

TRANSITUS [30-48]

[pic 6]

...

[pic 7]

Em algumas ocasiões, para passar de uma seção da Dispositio à outram se utiliza períodos de transição (CANO, 2011). Podemos considerar essa seção repleta de arpejos cromatismo, como uma seção de trânsito entre a Propositio e a Confutatio. A partir do compasso 49 começa algo bem diferente.

CONFUTATIO [49-62]

[pic 8]

...

[pic 9]

        

Nesta parte onde inicia o recitativo, percebemos que se inicia algo diferente, meio ‘estranha’, pois começa a misturar várias ideias, algumas já apresentadas antes. Começa a passar por regiões harmônicas distantes da tonalidade. Essa seção do recitativo é bem expressiva, tem vários acordes diminutos e semitons na linha melódica. Com essas ideias diferentes junto com ideias já apresentadas na Propositio, podemos considerar essa seção como Confutatio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (622.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com