TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO SELOS

Por:   •  2/4/2016  •  Artigo  •  2.809 Palavras (12 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 12

Quem escreve cartas hoje em dia? Provavelmente, quase ninguém. Até não muito tempo atrás, olhávamos a caixa do correio, junto ao portão de casa, com certa frequência, na esperança de encontrar uma correspondência de alguém querido lá dentro. As cartas vinham cheias de sentimentalismo de saudades a um amigo ou familiar distante, Com o avanço da Internet, do e-mail e mais recentemente as redes sociais, que nos possibilitam quase uma convivência diária com pessoas a quilômetros de distância, a caixa de correio virou sinônimo de conta para pagar, os bilhetes e os recados deram espaço a SMS, a telefonia fixa está decadente, enquanto a móvel agrega muito mais do que voz. O celular é o verdadeiro PC, fazendo o papel de uma janela para o mundo digital. E o que dizer do email? Prático e quase instantâneo, tornou-se o padrão da comunicação contemporânea.

Os selos espalham a cultura de uma determinada região, destacando a flora e fauna, dessa forma as novas gerações têm acesso a seus costumes e tradições. Esse meio de se comunicar inicia a mudança da tradição oral para uma manifestação gráfica.

Em 1836 a Grã-Bretanha devido ao impacto da Revolução Industrial estava em transição radical, passado da economia agrária à industrial, isso às vésperas da ascensão da rainha Vitória que reinou de 1837 a 1901. Nessa época o valor de postagem era muito caro para grande parte da população inglesa e a correspondência era pago inicialmente pelo destinatário, o valor cobrado calculava-se de acordo com a distância e os números de paginas, e não se tinham garantia do recebimento das taxas de postagem devidas pelos usuários, com isso o sistema tornava-se muito vulnerável.

Foi nessa mesma data que, o professor inglês Rowland Hill (03/12/1795), deparou-se com uma cena corriqueira e comum, uma jovem recebendo sua correspondência, mas o fato despertou sua atenção, pois a jovem após analisar o exterior de sua correspondência por alguns minutos a devolve imediatamente ao carteiro que a leva embora em silencio, curioso em saber qual o motivo da devolução, Rowland vai ao encontro da jovem e descobre que, devido ao alto custo das taxas do correio ela e o noivo criaram um código de escrita que seria feito no exterior da carta e manuseando rapidamente o envelope a mensagem era revelada. Isso fez com que Rowland refletisse e identificasse alguns pontos negativos no sistema de postagem, e a partir disso reuniu algumas idéias que entre elas, apontava uma necessidade importante de mudanças nos serviços de transporte de correspondências, levando em consideração uma sociedade em plena expansão comercial e capitalista onde a integração entre as distantes regiões seriam feitas com mais eficiência e um menor custo de postagem.

Um ponto fundamental apontado por Rowland era o pagamento antecipado da taxa de envio das correspondências e para que isso acontecesse, ele sugeriu a utilização de um pedaço de papel com tamanho suficiente para ter um estampa e com parte traseira coberto com goma, que aplicando um pouco de umidade poderia colar-se ao exterior da carta.

Sob alegações de que a idéia serviria ao progresso comercial, em 17 de agosto de 1839 suas sugestões foram aprovadas pelo Parlamento Inglês, surgindo assim o primeiro selo postal.

Em setembro de 1939, Rowland Hill foi nomeado membro do Tesouro e com isso responsável em implantar a reforma postal no país.

A partir de um concurso aberto ao publico também em 1839 que o vencedor Benjamin Cheventon apresentou a efígie da rainha Vitória à época de sua coroação aos 15 anos de idade. Foram lançados dois selos distintos, um com valor de 1penny que tinha a cor preto predominante recebendo o nome de Penny Black e o segundo já na cor azul foi chamado de TwoPence Blue, ambos entraram em circulação no dia 6 de maio de 1840. Com a nova reforma no sistema, o valor das correspondências reduziu-se bastante e com isso o aumento do uso dos serviços do Correios e os lucros obtidos pela administração postal inglesa.

Dentro de um contexto econômico e político, as mudanças postais estavam inseridas de forma mais ampla, era importante o controle do Império sobre as colônias e a eficiência na troca de correspondência estava diretamente ligado ao sucesso das transações comerciais. A estreita relação comercial entre o império britânico e brasileiro favoreceu muito para a implantação quase imediata dos selos em solos brasileiros, antes mesmo que outros países economicamente mais desenvolvidos.

O Brasil adotou em 1º de agosto de 1843, o mesmo sistema adotado por uma companhia privada de Correios de Nova Iorque, e os primeiros selos brasileiros batizados como “Olho-de-boi” devido ao formato do desenho que se parecia com os olhos do animal, e até hoje são tão admirados e colecionados por filatelista de diversos países.

Quando chegou ao Brasil, foi motivo de disputa político-econômica. Aqueles que tinham nomes conhecidos no poder político brasileiro disputavam pela oportunidade de ter seu rosto estampado no artefato adesivo assim como o rosto dos grandes imperadores eram estampados nos selos ingleses.

Os primeiros selos brasileiros tinham como estampa padrão as cifras, que variavam de acordo com a taxa paga pelo serviço de entrega da carta, e assim se manteve até o momento em que foi encomendado um selo com estampa do rosto de Dom Pedro II com a finalidade de reforçar sua imagem de monarca.

O selo foi um grande sucesso, e este contribuiu para a reforma feita na ilustração dos selos que viriam posteriormente.

Após a reforma no design dos selos, que anteriormente eram estampados apenas com cifrões, passaram a estampar também o rosto das grandes potências monarcas da época. Foram adicionados também picotes, que dariam uma nova forma aos artefatos, que antes eram fabricados em quadrados ou retângulos. Isso passou a facilitar sua separação, que ate o momento eram cortados com tesouras ou navalhas manualmente causando uma irregularidade do formato.

No momento em que o governo reparou o grande alcance que os selos tinham, não só nacionalmente, mas também internacionalmente, é que surgiu a idéia de usá-lo como forma de comunicação e propaganda entre os Estados e países, dando origem aos selos comemorativos. Em terras inglesas, os primeiros selos comemorativos foram desenvolvidos para que através da sua circulação fosse informada a independência das colônias. Funcionava como uma comemoração, um grito de guerra pelo feito alcançado.

Já no Brasil, os primeiro selos comemorativos foram criados para comemorar os 400 anos desde a chegada dos portugueses em nosso território. Foram impressos 400 mil exemplares dessa série de selos, que foram comercializados apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com