TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

Por:   •  17/9/2018  •  Bibliografia  •  3.643 Palavras (15 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 15

A Propaganda

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

Metas: Ao final desta unidade esperamos que você:

  • Entender como o Marketing e a Publicidade se relacionam.
  • Entender o processo de comunicação entre o Marketing e a agência de Publicidade.
  • Compreender a função e a importância de um briefing de comunicação.

[pic 1]

MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

Iniciando o caminho...

A Propaganda

        No capítulo anterior, falamos sobre as diferenças entre o Marketing e a Propaganda. Também falamos sobre a importância destas duas ferramentas. Está na hora agora de nos aprofundarmos ainda mais no mundo da Propaganda. Como ela é elaborada? Como é o processo de produção de uma campanha de comunicação? Como o departamento de Marketing se relaciona com uma agência de Publicidade?

        Importante lembrar que Publicidade e Propaganda são sinônimos e que o papel da Propaganda é o de comunicar um produto ou serviço.

        Mas afinal, comunicar para quê?

        Quando um consumidor se depara com um problema, onde ele necessita da compra de um produto ou serviço, inicia-se um processo de compra. A próxima etapa então, por parte do consumidor é a busca por informações sobre os produtos e serviços que possam apresentar uma solução para um determinado problema específico.

        Quando uma mulher entende que precisa ficar mais bonita, ela procura um bom salão de cabeleireiro. Quando o proprietário de um veículo acha que está na hora de trocar os pneus do seu carro, ele procura uma boa loja de revenda de pneus. Parece óbvio, mas não é simples. Afinal, existem muitos salões de cabeleireiro e inúmeras lojas que revendem pneus. Então, como fazer o consumidor procurar pelo seu produto ou serviço?

Como o Marketing e a Propaganda se relacionam (processo de Comunicação da Propaganda)

        Quando um processo de compra tem início, ele é muito complexo. E quanto mais alto o grau de envolvimento com o produto ou serviço a ser adquirido e quanto mais alto for o valor deste, mais complexa é a decisão. Afinal o consumidor tem medo de se frustrar ou errar na compra e ninguém gosta de perder dinheiro.

        Por isso ele busca o máximo de informações para errar o mínimo possível.  É aí que a Propaganda é fundamental. Onde este consumidor busca informações? Quando procura por elas? Porque procura por elas? Conhecer tais questionamentos podem dar uma vantagem às empresas que detêm estas informações. Anunciar nestes locais facilita a venda de um produto ou serviço. E esta é a função do Marketing por trás da Propaganda, descobrir onde anunciar, quando anunciar, o que dizer no anúncio. Como dizer, como passar as informações, esta é a função da Propaganda.

        Com o mercado de hoje altamente competitivo, as empresas criam diferencias de seus produtos em relação aos produtos concorrentes. Os diferenciais adotados são escolhidos de acordo com as preferências do público alvo a quem se destina o produto. Se uma indústria automotiva pretender vender um veículo que cujo diferencial é seu pequeno tamanho por fora e ser grande espaço interno, ela assim o fez, pois foi chegou-se a esse diferencial após pesquisa elaborada pelo departamento de Marketing que identificou consumidores interessados em um carro com estas características.

        Criado o veículo é preciso agora comunicar a estes consumidores que existe agora no mercado um veículo com tais características. E isso se faz possível através da comunicação via Propaganda.        Assim, esta é a relação entre o Marketing e a agência de Publicidade e Propaganda.

A agência de Propaganda e seus setores

        É muito difícil padronizar uma agência de Publicidade. Muitas variáveis interferem nas agências e nas formas com que as mesmas se configuram. O tamanho da agência, o tipo de serviços que ela realiza, os clientes para quem ela desenvolve trabalhos[1], a região onde ela atua, seu posicionamento de mercado[2]... Enfim, inúmeros fatores interferem na construção e operação de uma agência de Publicidade.

        Porém, é possível descrever setores que são muito comuns dentro de todas as agências de Publicidade. Comuns, para não dizer vitais. Três são fundamentais: o Atendimento ao Cliente, a Criação e a Mídia.

ATENDIMENTO AO CLIENTE

        O Atendimento ao cliente, também conhecido apenas como Atendimento, é o elo entre a agência e o cliente (este último normalmente é representado pelo departamento de Marketing da empresa).

        O Atendimento realiza uma entrevista com o cliente e preenche um briefing[3]. Dentro do briefing, são inseridas muitas informações que representam a necessidade do cliente em comunicar-se com seu público-alvo.

        O Atendimento então, com as informações em mãos, produz e veicula anúncios previamente autorizados e aprovados pelo cliente. Desta forma, quanto mais dados são passados à agência e quanto mais claro forem, mais fácil fica o trabalho do Atendimento em passar informações para os outros departamentos da agência que produzem e veiculam as peças publicitárias[4].

        A produção é responsabilidade da área de criação. Já a veiculação fica sob a responsabilidade da área de mídia. Veremos estas duas áreas a seguir.

CRIAÇÃO

        A criação elabora, cria as peças publicitárias. É o departamento que redige os textos, planeja as imagens, define os layouts[5], slogans e tudo aquilo que envolva a criação e produção de um anúncio publicitário. Geralmente a criação é composta por duplas de criação: o redator que é responsável pela criação do texto do anúncio e o diretor de arte, responsável pela criação visual do anúncio.

        A criação é extremamente importante, afinal é ela quem torna a comunicação mais prazerosa, atrativa, atraindo a atenção do consumidor, do público-alvo. Entretanto, hoje a criação não deve preocupar-se apenas com a criatividade dos anúncios elaborados, mas sim com o retorno que os mesmos propiciarão a seus anunciantes. Por isso, a linguagem da Propaganda a ser criada deve estar apropriada ao público-alvo a quem se destina o produto ou serviço oferecidos. Anúncio engraçado não é um anúncio necessariamente bom. Um bom anúncio é aquele que vende o produto ou serviço. Ou seja, atinge os objetivos para os quais foi criado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (361.7 Kb)   docx (224.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com