TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Musica Marcelo D2 desabafo

Por:   •  23/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  2.232 Visualizações

Página 1 de 3

Videoclipe

Por muito tempo os videoclipes foram sinônimos de vídeos musicais e até mesmo publicitários, mas com a chegada da internet, e com a modernização, percebemos que o videoclipe voltara a sua origem: Os videoclipes nada mais são do que curtas-metragens transmitidos em algum tipo de suporte eletrônico.

O videoclipe tem antecedentes diretos no cinema de vanguarda dos anos 1920, como as experimentações de Dziga Vertov e Walther Ruttmann. Já naquela época, estes cineastas tentavam articular montagem, música e efeitos para criar um novo tipo de narrativa, própria do meio audiovisual e livre dos cânones de até então na literatura e no teatro, como a linearidade. Suas respectivas obras-primas “O Homem com a Câmera” e “Berlim: Sinfonia da Metrópole” guardam muitas semelhanças com a estética do videoclipe atual.  

Podemos dizer que os videoclipes musicais tiveram inicio na década de 1950, com as cenas de Gene Kelly em cantando na chuva de 1952 e Elvis Presley em Jallhouse Rock de 1957, mas o maior empurrão foi dado pelo grupo musical inglês The Beatles em 1960. Como não poderiam estar ao vivo em vários lugares ao mesmo tempo, faziam gravações suas cantando e então encaminhavam a televisão para que o público pudesse vê-los de casa.

Com o surgimento do Videotape (1970) e do videocassete (1980), os videoclipes passaram a ser produzidos para se aproximarem cada vez mais das linguagens utilizadas nos filmes que eram reproduzidos nos televisores da época.

Os principais elementos básicos de um vídeo clipe são: música, letra e imagem. Esses elementos quando misturados, dão sentido ao videoclipe.

Os aspectos de como estes elementos são construídos incluem: Montagem, iconografia e grafismo.

Explicaremos brevemente sobre cada um desses elementos:

  • Montagem: É o processo de ligação de imagens diferentes filmadas separadamente. Para dar sentido ao videoclipe.
  • Iconografia: Diz respeito à origem das imagens utilizadas como referência cultural, ao repertorio visual usado no videoclipe.
  • Grafismo: É a introdução de elementos gráficos ou quaisquer elementos não filmados na imagem final. Estética do videoclipe.

  A história do videoclipe sob a ótica da cultura da convergência é bastante rica. Atualmente não há limitações para assistir a um videoclipe, e também não há limites para se produzir um. Hoje em dia podemos gravar um videoclipe com um celular, por exemplo.

Abaixo iremos analisar o videoclipe musical Desabafo do rapper Marcelo D2.

  • Produção - Johnny Araujo
  • Videoclipe - Desabafo        
  • Gênero(s) - Hip Hop/Samba
  • Gravação - 2008        
  • Autor/Cantor - Marcelo D2

O videoclipe Desabafo do cantor Marcelo D2 se passa em uma casa de festa do centro de São Paulo, Hotel Cambridge.

Conta a historia de um casal que passa por algumas dificuldades, por trabalharem na noite paulistana, a hostess tem um problema com seu companheiro e acaba o traindo  com o barman. Passa por agressões físicas e não suporta mais tal situação.

O desenrolar do videoclipe continua a se passar na noite paulistana, em um ambiente com um grande mix de pessoas, sem nenhum tipo de preconceito, estão no videoclipe casais homossexual, góticos, rappers, alternativos entre outros gêneros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com