TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Semiótica da Música “Sonne”

Por:   •  18/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 3

Análise Semiótica da Música “Sonne”

Rammstain

Arthur Cyrillo

João Moreira

Rammstain é uma banda de origem alemã, formada em Berlim em 1994. As músicas são em sua maioria em alemão, mas também há algumas em outros idiomas, como espanhol, inglês, francês, e russo e podem ser classificadas nos estilos Rock e Heavy Metal. Foram lançados 6 álbuns e teve várias indicações à prêmios.

O nome da banda vem do desastre de Ramstein, um grave acidente aéreo que aconteceu na cidade de Ramstein na Alemanha em 1998, na qual três aviões durante uma exibição de acrobacias aéreas se chocaram e caíram na plateia matando 70 pessoas e deixando mais de 500 feridos.

A música “Sonne” (Sol em português) é uma faixa do álbum “Mutter” lançado em 2001. A contagem regressiva logo no início da musica seguida pela palavra “fora” nos deu a impressão de se tratar de uma luta de boxe pela semelhança com a contagem da luta. Pesquisando mais a fundo descobrimos que, segundo Till Lindemann, vocalista da banda, a letra relata a história de um boxeador e no Making-Off do clipe a banda relata que uma das primeiras ideias para o clipe seria representar um lutador em um ringue.  

Após alguns segundos decorridos do clipe notamos uma releitura de A Branca de Neve e os Sete Anões. Nas primeiras cenas aparecem homens trabalhando como garimpeiros em um túnel muito escuro, todos eles muito sujos. Logo após, a Branca de Neve entra pela porta de uma casa pequena e como a própria música diz, ela está com a pele bem clara e brilhante.

Os anões são totalmente submissos a Branca de Neve. É possível notar essa submissão quando o clipe mostra os homens penteando o cabelo dela, trabalhando para ela e apanhando dela. Esses homens trabalham pesado para pegar ouro para a princesa, porém o ouro n é utilizado como joia ou coisa semelhante por ela, é utilizado como droga. Droga essa que a princesa cheira (como cocaína) e injeta (como heroína).

Sentimos a primeireza, secundeza e terceireza com uma relação a história criada no clipe.

A primeireza nos primeiros segundos do vídeo, onde não entendemos ainda que se trata de uma mina e de um grupo de garimpeiros e nem o que eles estão procurando.

A secundeza chega quando começamos a reconhecer referencias do conto de fadas da Disney e de que o local é um garimpo de ouro.

A terceireza é quando conseguimos assimilar que não se trata de um conto de fadas e nem de um garimpo de ouro comum, e sim de homens submissos à uma mulher que utiliza o ouro como droga.

Os movimentos de câmera nos deixa clara a superioridade da princesa em relação aos homens. A câmera, apontada para baixo num ângulo de 45°, nos mostra a visão da princesa sobre os homens. Já a câmera apontada para cima num ângulo semelhante nos da a visão dos homens, sempre abaixo da princesa.

A moça é a única pessoa a olhar diretamente para a câmera durante todo o clipe. Ela também tem mais closes em seu rosto e corpo, que é, nitidamente, maior que os dos homens. Eles são mostrados em imagens com menos movimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com