TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da função de comunicação dentro das empresas

Projeto de pesquisa: Análise da função de comunicação dentro das empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.809 Palavras (8 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .....................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO ..........................................................................................4

3 CONCLUSÃO .....................................................................................................9

REFERÊNCIAS ...................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise da função da comunicação dentro das empresas, a partir das disciplinas estudadas. Procura-se ao longo do mesmo, mostrar o aparecimento dessa variável nos diferentes estágios do pensamento administrativo, mostrando a interação entre a comunicação, a organização e a sociedade.

Um número cada vez maior de meios de comunicação são colocados à disposição das organizações para tornar possível a troca de informações, no tempo e no espaço, tanto no âmbito interno, quanto no âmbito externo das organizações.

A análise do ponto de vista das relações existentes entre “Organização e Comunicação”, isto é, dentro de uma perspectiva do ambiente organizacional, onde se desenvolvem as diferentes situações comunicacionais, nos leva às seguintes constatações.

2 DESENVOLVIMENTO

A comunicação é de extrema importância para qualquer organização social, as empresas que pretendem se estabelecer num mercado tão competitivo, e, como consequência o crescimento de sua marca, têm como visão estratégica a adoção de uma atitude transparente diante de seus públicos, divulgando constantemente sua cultura, valores, projetos, valorizando as pessoas. Apresentar claramente sua filosofia e missão econômica e social através da comunicação empresarial torna-se imprescindível.

A comunicação norteia todas as ações empresariais e dependendo da sua solidez e transparência é responsável por vários êxitos frente às mudanças, pois as decisões serão pautadas em conhecimentos da alta administração e também dos empregados.

Não é apenas na execução de suas rotinas diárias que os empregados são valiosos, eles podem contribuir em vários outros aspectos. Por isso, estabelecer canais de comunicações que haja uma verdadeira troca de informações no sentindo descendente, ascendente e lateral, é de grande importância para qualquer organização.

A comunicação é o espelho da cultura organizacional e reflete, necessariamente, os valores das organizações. Se eles caminham para valorizar o profissionalismo, a transparência, a responsabilidade social e a participação. A comunicação se orienta no mesmo sentido.

Atualmente há um grande leque de opções disponíveis às organizações para se relacionar com seu público interno, tais como, quadro de avisos, house-organs, TV, rádio e a internet.

Uma definição bem completa de comunicação interna pode ser lida como o “conjunto de meios, processos, funções, conteúdos e comportamentos que geram oportunidades para que se estabeleça a convergência entre os valores e objetivos da empresa e os de seus colaboradores”.

Ainda amplia sua análise dizendo que viabilizar canais de comunicação e ambientes favoráveis ao relacionamento humano dentro de uma organização faz com que as pessoas se sintam reconhecidas e respeitadas, aumentando sua autoestima, o que reflete no desenvolvimento profissional. Este estado de espírito, ao se tornar coletivo, cria condições para a conquista do sucesso da empresa em seu mercado de atuação.

A maior vantagem da mídia digital frente à mídia tradicional, como, televisão, rádio, jornal, é seu poder de interatividade, isto é, lendo um livro a única interferência que você faz neste ato é repassar as páginas, mas “diante da tela do computador, o internauta tem latente a expectativa de interatividade. Assim, o conteúdo on-line que não ofereça um padrão mínimo de interação tem pouco valor para o usuario e inibe a compreensão da mensagem”.

A escolha do canal pode fazer uma diferença no efeito desejado da mensagem. Algumas pessoas são melhores no uso de alguns canais do que outros, e algumas mensagens têm melhor resultado num canal específico, por exemplo, pode fazer diferença se a mensagem for enviada ao gerente de produção pessoalmente, ou enviada num e-mail.

Ter uma gestão organizacional mais flexível e descentralizada implica em reconhecer o comprometimento das pessoas e, automaticamente, respostas mais ágeis e objetivas ao ambiente, visando tornar a organização mais competitiva.

A ideia descrita acima exige uma cultura organizacional que permita às pessoas um papel ativo, de forma compartilhada com a organização, na qual a participação dos indivíduos envolvidos conceda privilégio aos processos em detrimento dos instrumentos.

A ênfase deve ser dada aos processos de consenso, através do diálogo e da análise de como trabalhar e pensar instrumentos e práticas de gestão, entendendo a organização como cultura.

Entender as organizações como cultura é reconhecer que “os padrões de cultura organizacional são a base para a interpretação, a valorização e o estabelecimento de todas as práticas sociais em uma organização, já que a partir destes padrões os seus membros organizam sua interação social”.

A comunicação deve visar conseguir um efeito calculado sobre as atitudes e/ou comportamento do público visado, aliada à importância a ao valor da marca, da necessidade de posicioná-la estrategicamente e dos mecanismos utilizados para atingir os objetivos de comunicação que visam, fundamentalmente, buscar, informar e promover a percepção dos públicos em relação à empresa.

A empresa que mantém uma relação direta e constante com investidores atuais e potenciais e analistas do mercado de capitais, fornecendo informações confiáveis e transparentes por meio de sua área de Relações com Investidores.

O trabalho é feito de forma a garantir a igualdade de tratamento e de acesso a informações, de acordo com as melhores práticas de mercado.

O papel dos RI’s é de extrema importância dentro de uma organização, os responsáveis por essa área estão relacionados pela disseminação da cultura organizacional, apresentando aos diversos níveis de público interno e externo. Essa área direciona o comportamento de todos no que diz respeito ao ambiente corporativo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com