TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do discurso de Obama

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  885 Visualizações

Página 1 de 2

Análise do discurso de Obama

Obama, presidente dos Estados Unidos, é considerado autoridade em fazer bons discursos, sempre que irá apresentar-se ao público, falará muito bem.

No discurso feito no Rio de janeiro, em março de 2011, Obama realizou um discurso abrangendo a história do Brasil, e de como todos os brasileiros são importantes para que o país continue a se desenvolver. Neste dia, disse que adorou visitar o Brasil, mas que queria mesmo é falar com o povo brasileiro.

Usando terno e uma camisa despojada, utilizou durante sua fala, palavras em português para chamar a atenção da plateia. Também utiliza do humor, agradecendo ao público por estarem presentes pois naquele momento, havia jogo de futebol entre os times Vasco e Botafogo e disse: "Eu sei que brasileiros não deixam um jogo de futebol facilmente".

Em seu discurso, Obama elogia o Brasil pelo crescimento e desenvolvimento que vem apresentando e deseja fortalecer a amizade entre as nações dos Estados Unidos com o Brasil. Sendo assim, em seu discurso, Obama relata algumas ideias e fala sobre os princípios que os americanos possuem como esperança e da diferença que as duas nações podem fazer juntas.

Uma estratégia que utiliza é ao falar da história do Brasil, incentiva dizendo: "No Brasil, vocês lutaram contra duas décadas de ditadura, pelo mesmo direito de serem ouvidos, de serem livres do medo, livres da pobreza, e durante anos, democracia e desenvolvimentos demoraram a se firmar e milhões sofreram por causa disto. Mas eu estou aqui hoje porque estes dias passaram... O Brasil hoje é uma democracia próspera. Um lugar onde o povo é livre para dizer o que pensa e escolher seus líderes." Realiza analogias entre pessoas pobres que podem ocupar os maiores cargos no Brasil. Com estas citações, Obama conquista o carisma do público e um olhar diferenciado para o governo americano.

Em toda a sua fala, Obama transparece segurança, em todas as informações e comentários que relata. Realiza pausas para que todas as pessoas consigam compreender o que está dizendo, ou algumas vezes, para receber palmas.

Acredito que por estar preparado para falar, utilizar-se de argumentos incentivadores ao povo brasileiro, transmitindo segurança e credibilidade, Obama conseguiu captar a atenção de todos ali presentes, gerando assim, uma boa imagem dos Estados Unidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com