TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discurso de despedida de Barack Obama

Por:   •  6/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

                                              Chapecó,2019

                             Discurso de despedida de Barack Obama

Nesta terça até então presidente dos Estados Unidos Barack Obama, começou seu discurso de despedida agradecendo a seus compatriotas por terem o ajudado a se tornar um “melhor” presidente e “homem melhor” ao longo dos últimos oito anos.

Em um discurso de aproximadamente uma hora, Obama revisou a situação atual do país e também falou das desigualdades econômicas, a divisão entre diferentes raças e a retirada de diferentes camadas da sociedade.  Apontou para os diferentes grupos da sociedade, que ele disse basear-se em “idéias não baseadas na realidade comum”, questões que marcaram sua campanha.

Foram nas ruas de Chicago que ele aprendeu com os trabalhadores que quando se luta junto de alguém por uma causa maior se consegue ir além e alcançar a transformação.

Ele destacou ainda que se dissessem no começo do seu governo que iriam avançar tanto na economia, saúde, segurança, e que pessoas do mesmo sexo teriam o direito de se casar legalmente ele estaria falando demais.

Afirmou também que passaria a presidência para o Donald Trump da forma mais segura possível no quesito administrativo assim como seu antecessor George W. Bush fez a ele.

         Segundo ele cabe a todos ajudar que o novo governo possa superar as possíveis dificuldades que estão por vir.  Obama disse (2017, p. 2) “dispomos do que precisamos para isso. Afinal, ainda somos o país mais rico, mais poderoso e mais respeitado da terra. Nossa juventude e garra, nossa diversidade e abertura, nossa capacidade ilimitada de riscos e reinvenções significa que o futuro nos pertence”.

Em seu longo discurso  deixou bem claro qual foi a palavra chave em seu governo, “democracia”, a luta pelos direitos de todos os cidadãos norte americanos e não apenas uma parte, destacou também que uma grande ameaça a democracia do país é a questão racial, que continua a dividir a sociedade, onde ainda há pessoas que não conseguem aceitar o próximo como semelhante se esse não se parece fisicamente com ele.

Falou também sobre os imigrantes que são tão discriminados no país, para que isso diminua será preciso fortalecer e implementar novas leis contra a discriminação, mas para isso apenas leis não serão suficientes, será preciso que as pessoa mudem seu jeito de pensar e agir e tenham mais empatia, só assim a democracia ira de fato funcionar.

Outra ameaça destacada em seu discurso foi a incapacidade das pessoas em aceitar uma opinião ou idéia diferente da sua, é como ficar cada um em sua “bolha” sem ligar para quem pensa diferente e nunca chegar a um consenso, só a sua opinião própria importa e defendendo isso até o fim .

Também falou sobre as mudanças climáticas e a importância de procurar soluções para amenizá-las, e segundo ele apenas ignorar o problema não ira mudar em nada as consequência que no futuro podem ser irreversíveis.  

Apesar de tantos avanços e conquistas nesses oito anos, para ele ainda não se pode ter tudo como garantido, a luta pelos direitos de cada um não acaba quando o conquistamos, mais se deve sempre lutar para conservá-lo como Obama destacou:

Nossa Constituição é uma dádiva notável e bela. Mas, na realidade, é apenas um pergaminho. Ela não possui poder, por si própria. Somos nós, o povo, que lhe damos poder -com nossa participação e com as escolhas que fazemos. Se nos posicionamos ou não em defesa de nossas liberdades. Se respeitarmos e aplicamos as leis, ou não. A América não é algo frágil. Mas as conquistas da nossa longa jornada rumo á liberdade não são garantidas. (Obama, 2017, p.7)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com