TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps introdução tec neg

Por:   •  15/4/2015  •  Resenha  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade elaborar pesquisas sobre aplicabilidades do gerenciamento contábil. Apresentar a importância da Contabilidade Gerencial, demonstrando como ela pode ser utilizada dentro de uma organização.

O presente trabalho trará os conceitos de gerenciamento, onde será apresentado um organograma explicando diversas partes do sistema de informação contábil e que, também serão identificados os resultados da empresa, demonstrando uma visão setorial multinacional, identificando vantagens e desvantagens ao se criar um novo produto.

Basicamente, veremos algumas definições e características gerais da Contabilidade Gerencial, na tomada da decisão, além de trazer relatórios demostrando os dados elaborados em cada passo deste trabalho.

DESAFIO

        A contabilidade gerencial pode ser compreendida como uma área contábil autônoma, responsável pelo tratamento da informação contábil, enfocando planejamento, controle e tomada de decisão, dentro de um sistema de informação contábil. Cabe a ela o fornecimento de informações à gestão estratégica da empresa possibilitando controle de suas operações, o fornecimento de informações para os acionistas, credores e outros que estão fora da organização.    

        Uma multinacional estrangeira com sede no Brasil considera a hipótese de lançar produtos específicos para o mercado interno. Para saber o quanto o projeto é viável e levantar informações relevantes à qualidade de seu desenvolvimento, deve utilizar a contabilidade gerencial. Para essa análise você e sua equipe deverão cumprir todos os passos desta ATPS e assim apresentarem respostas adequadas para a tomada de decisão correta dentro da empresa.

ETAPA 1

Aula Tema: Contabilidade Gerencial como Sistema de Informação Contábil

Passo 1

Pesquisar as diversas aplicabilidades do gerenciamento contábil.

Passo 2

  1. ARQUITETURA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL

PRESSUPOSTOS BÁSICOS

A informação contábil precisa atender primariamente á dois pressupostos básicos, para que tenha validade integral no processo de gestão administrativo:

  1. Sua necessidade como informação;
  2. Seu planejamento e controle.

Necessidade da informação

A necessidade de informação para ser necessária, deve ser desejada e útil. Não adianta ser uma simples informação tem que ser fundamentada, logica, objetiva e exata. Para isso que nós, contadores gerenciais estamos no mercado, para construir essa informação com qualidade, veracidade e custos competitivos, pois sabemos da extrema importância dessa informação para gerenciar uma empresa.

Está necessidade de informação deve ser construída com intuito de atender aos seus consumidores e não aos contadores. Contadores gerenciais são aqueles que sabem perfeitamente que a informação faz parte do seu sistema e é elaborada para atender as necessidades de outros, temos que estudar o caso e as necessidades da empresa a partir daí gerar um relatório de informações que darão início a uma bela discussão de decisões-chaves que serão tomadas baseadas nesse relatório gerencial para benefício da empresa.

Para formular um sistema de informação vivo, preciso e verídico precisamos do auto apoio da administração da companhia, pois a partir daí teríamos total controle de tudo que aconteceria na empresa e teríamos tranquilidade para desenvolver e manter adequadamente o sistema de informação. Chamamos isso de “retaguarda”, está importante e necessária para que o sistema de informação contábil gerencial atenda a toda a empresa.

Caso estes conceitos não estejam presente na administração da empresa é nosso papel fazer nascer e crescer essa mentalidade gerencial.

Planejamento e controle

O sistema de informação gerencial exige planejamento para produção dos relatórios, para atender plenamente aos usuários. É necessário conhecimento contábil de todos os usuários, e construir relatórios com enfoques diferentes para os diferentes níveis de usuários, dessa forma será possível efetuar o controle posterior. Importante saber que só é possível controlar aquilo que é aceito e entendido.

Conforme Antônio de Loureiro Gil, o sistema de informação contábil deve produzir informações que devem atender os seguintes aspectos:

I – Níveis empresariais

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

II - Ciclo administrativo

  • Planejamento;
  • Execução;
  • Controle.

III – Nível de estruturação da informação

  • Estruturada;
  • Semiestruturada;
  • Não estruturada.

O sistema de informação tende a dar primazia ao atendimento de aspectos operacionais e táticos, primordialmente com informações estruturadas e algumas informações semiestruturadas.

  1.  FUNDAMENTOS DE UM SITEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL

Sistema é um conjunto de elementos que interagem entre si para o processamento de um recurso, se dá através de entrada, processamento e saída. Existem sistemas abertos e fechados, depende se interagem com o ambiente externo ou não.

O sistema de informação contábil é um sistema que promove a seus usuários todas as demonstrações financeiras, econômicas e produtivas relevantes à entidade em que se está contabilizando os fatos. Portanto, é um sistema que atenderá a diferentes tipos de usuários, cabendo assim ao contador o entendimento de que tipo de relatório e demonstrativo deverá utilizar para cada interessado na informação, envolvendo assim planejamento e controle para a elaboração desses relatórios.

Para que um Sistema de Informação Contábil tenha validade dentro de uma entidade é necessário que se respeite três pontos importantes, que são: Operacionalidade, que significa operar com dados reais e significativos, com objetivo e praticidade, para o melhor uso gerencial dessas informações; Integração, que é fazer diferentes sistemas se interagirem, formando uma única informação, ou seja, informações de diferentes sistemas serão coletadas e alimentarão um único sistema para a formação de dados importantes para a contabilidade e gerência da empresa e custo de informação, que faz parte dos princípios básicos de contabilidade e esse sistema é utilizado no controle gerencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (141 Kb)   docx (34.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com