TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Blogs de moda com enfase os "Faça você mesmo"

Por:   •  11/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.646 Palavras (7 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 7

Marília de Castro Gomes

Blogs de moda, em foco os “Faça você mesmo”.

Projeto de pesquisa apresentado em cumprimento parcial às exigências do Curso de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, referente a nota da 3ª unidade do 4º período.

Orientação

Prof. Daiany Dantas

Mossoró, 2015

TEMA

Cibercultura e consumo no contexto dos Blogs de “Faça você mesmo”        

APRESENTAÇÃO DO OBJETO

O que são blogs? Os blogs são páginas da internet que pertecem a nova plataforma de web, a web 2.0. Agora existe a possibilidade de participação do leitor, podendo ser avaliado e comentado pelo mesmo.

Nestas páginas são postados diversos conteúdos, com textos, imagens, vídeos ou músicas, tendo em foco apenas um assunto ou em diversos outros. Os blogs se tornaram um sucesso e hoje existem milhões de páginas espalhadas por todo mundo e falando sobre todos os assuntos. A facilidade de se criar uma página de blog e de publicar os conteúdos contribuiram para esse "boom".

De acordo com TAVERNARI; MURAKAMI (2012), antes, a moda era ditada na mídia apenas pelas revistas especializadas, onde poucos editores de moda apresentavam um ponto de vista unilateral sobre o assunto. A ascensão dos blogs de moda, no íncio dos anos 2000, possibilita qualquer pessoa a ser um analisador, divulgador e crítico de moda, compartilhando suas próprias ideias. Hoje para ser uma blogueira de moda, você não precisa ter feito faculdade de moda e ser um expert sobre aquele assunto, basta ter um interesse e a vontade de compartilhar suas opiniões. Cada vez mais, as pessoas acham comum saber quase que instantaneamente, por meio dos blogs, quais roupas estão sendo usadas pelas ruas de Londres ou pelas festas mais badaladas de Nova Iorque, isso está sendo possível com os blogs de moda. As blogueiras passaram a fotografar o estilo de outras pessoas e postarem em seus blogs, como forma de democratização da moda.

Não é todo mundo que possui o poder aquisitivo para comprar as roupas que saem nos blogs, já que normalmente as tendências de moda são lançadas por marcas luxuosas internacionais, que para serem adquiridas precisamos desembolsar um valor altíssimo e que muitas vezes não vale a pena, já que na próxima estação tudo muda.

Na intenção de economizar, mas sem deixar de andar nos padrões de moda que os blogs mostram, começaram a surgir os blogs “Do it Yourself” em inglês, e em português são os blogs “Faça você mesmo”. A ideia é reciclar ou criar as roupas. Você mesmo produz a sua peça de roupa, inspirada nas peças de alta costura, desfiladas nas Fashion Weeks ao redor do mundo e o melhor de tudo, é por um preço bem mais em conta.

Diante do objeto de pesquisa tal como aqui delimitado, tem-se como problema de pesquisa a seguinda formulação: De que forma os blogs “Faça você mesmo” trabalham o conceito de moda, na perspectiva da economia?

OBJETIVOS

Objetivo geral

Mostrar como os blogs “Faça você mesmo” atuam na popularização da moda, sem precisar gastar muito dinheiro para se ter uma peça de roupa que está em alta no mundo fashionista.

Objetivos específicos

  • Discutir como o conceito de moda na atual sociedade do consumo
  • Analisar o surgimento e consolidação dos diversos tipos de blogs de moda presentes na rede, com enfoque nos blogs de “faça você mesmo”.
  • Analisar as postagens do blog love Maegan, a partir de uma perspectiva de popularização da moda.

JUSTIFICATIVA

Os blogs vêm cada vez mais tomando um espaço significativo nos meios de comunicação, não só com a intenção de um diário virtual, mas como um recurso de veicular as notícias, pensamentos e críticas.

Tanto o jornalismo como os blogs, sofreram mudanças e foram se ajustando as controvérsias entre o jornalista e o blogueiro. O blog possui uma resposta mais rápida e mais pessoal do que os meios de comunicação tradicionais e amplia as fronteiras da mídia. O jornalismo foi se modificando no decorrer de sua existência para se adaptar a evolução da sociedade, que veio com a ajuda da internet. Como o blog aproxima quem o escreve do leitor, há uma rede de conversação entre eles, sendo a opinião do leitor de extrema importância para o conteúdo desenvolvido no blog. A comunicação no espaço virtual e as formas de interação entre as pessoas ganham novos modelos.

A mídia atualmente, vem criando desconfiança no público, pois as exposições de opiniões são de acordo com os posicionamentos políticos dos meios, não há mais a credibilidade que existia antes. Os blogs alcançam esse público desacreditado na imprensa e os apresenta um meio onde ainda prevalece a transparência. Eles ganharam espaço e vem solidificar um compromisso com a sociedade.

Como os blogs transmitem informações a um grande número de internautas, eles se tornaram formadores de opinião, onde o blogueiro expõe o seu ponto de vista sobre algum assunto e posta no blog, as pessoas que leem aquelas informações vão começar a pensar sobre o assunto e tentar formar uma opinião, baseada no que está no blog.

Roupa também é um modo de comunicação. Quando você olha para uma pessoa, antes de controlar os seus pensamentos, já se tem uma primeira impressão. Você pode ser chique, largada, brega e mais infinitos adjetivos relacionados ao estilo de roupa que você usa. Os adjetivos continuam, mas a informação agora se tornou para todos.

Com os blogs e a facilidade de acessá-los, a maioria das pessoas conseguem saber qual a peça hit do verão, a cor do inverno e a estampa do outono. Normalmente essas informações são passadas nas passarelas de desfiles de marcas famosas e luxuosas, ou pelas ruas das grandes cidades do mundo. Mesmo que você esteja em uma cidade do interior de um país do outro lado do mundo de onde está acontecendo esses desfiles, você consegue acompanhar, muitas vezes em tempo real, por intermédio dos blogs.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (167.1 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com