TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAMPANHA POLÍTICA

Por:   •  20/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.471 Palavras (6 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA EDUCACIONAL

 UNIBAN SÃO JOSÉ

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

FERNANDA BARCELOS - 662418420
KAROLINY DELL’ANTÔNIO VIEIRA – 6691415772
NAYARA RODRIGUES - RA 6818281815
TAYNARA MARTINS - 1299156983

CAMPANHA POLÍTICA:

PESQUISAS CIENTÍFICAS – MARKETING POLÍTICO

SÃO JOSÉ – SC
2015

FERNANDA BARCELOS -
KAROLINY DELL’ANTÔNIO VIEIRA – 6691415772
NAYARA RODRIGUES - 6818281815
TAYNARA MARTINS -
1299156983

PESQUISAS CIENTÍFICAS – MARKETING POLÍTICO

                                                                                Pesquisas científicas – Marketing político apresentadas ao curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Anhanguera – Uniban, requisito parcial a obtenção do título de Bacharel em Formação.

Orientadora: Sérgio oliveira.

SÃO JOSÉ – SC

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................4

2 Pesquisas de Marketing no Marketing Político .................................................5

3 Pesquisa científica e seus tipos........................................................................6

4 Tipos de abordagem - Método quantitativo e qualitativo..................................7

4.1 Método quantitativo.......................................................................................7

4.2 Método qualitativo .........................................................................................8

CONCLUSÃO......................................................................................................9

REFERÊNCIAS.................................................................................................10

  1. INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir mostra os três tipos de pesquisas aplicadas cientificamente, assim como suas técnicas, aplicações e finalidades. Relata também os tipos de abordagens fundamentais para uma pesquisa voltada para a campanha política. 





2 Pesquisas de Marketing no Marketing Político


         
As pesquisas de marketing podem ser usadas em várias situações. No marketing político é possível obter informações precisas sobre o político e para ele. A primeira impressão do eleitorado sobre o político, logo após sua candidatura é um exemplo. É possível também aprimorar sua fala e postura através de novos apelos para sensibilizar os eleitores e  saber sua posição política frente aos adversários, e até mesmo outras informações necessárias para adequar o candidato a preferência do eleitor. 

Através das pesquisas se obtêm também informações sobre os eleitores. Analisam seu perfil, descobrindo hábitos e características. Análise do eleitor per capita, ou seja, saber como se comportam cada um em relação ao político. Análise do eleitorado em relação a concorrência, quando se deseja conhecer o que os eleitores pensam sobre o adversário político descobrindo assim vantagens políticas o qual o candidato pode neutralizar. 

Há como descobrir também informações sobre pesquisa políticas de valor. Atributos de valor por exemplo, quando precisam de dados para definir os atributos que os eleitores mais valorizam em um político. Com a pesquisa descobre-se qual o melhor método de abordagem que é mais adequada para chegar em um leitor, seja ela corpo a corpo, mala-direta, telemarketing, etc.

Através das pesquisa de políticas de valor é que é possível ter conhecimento da credibilidade do político junto aos leitores e do que precisa ser feito para alcançá-la. 

Informações sobre métodos publicitários também são importantes. Através delas é possível saber os custos publicitários, ou seja, todo os gastos envolvidos na propaganda e publicidade utilizada pelo político. Escolha do sistema publicitário, quando alguém quer buscar informações para saber qual o veículo mais adequado a comunicação de marketing. Quando se deseja saber se a estratégia foi realmente eficiente, é feito a pesquisa de mídia, que também é um método publicitário. Testes de abordagem são feitos quando se deseja testar a estratégia de abordagem antes de partir para o eleitorado. 

3 Pesquisa científica e seus tipos

        Existem apenas três tipos de pesquisa científica: a exploratória, a descritiva e a causal ou experimental.

  • Pesquisa exploratória: busca a descrição de determinadas situações e fenômenos, ou seja, identificar e definir problemas, identificar e definir variáveis e definir hipóteses. O objetivo de uma pesquisa exploratória é familiarizar-se com um assunto ainda pouco conhecido, pouco explorado. Por ser um tipo de pesquisa muito específica, quase sempre ela assume a forma de um estudo de caso (GIL, 2008). Deve haver uma pesquisa bibliográfica, procurados em geral em pontos como bibliotecas, museus, universidades, material impresso, onde é realizado a consulta, utilizam estudos comparativos e estudos de grupo.
  • Pesquisa descritiva: Tem como objetivo a descrição das características de determinadas situações. Geralmente é utilizada para definir o perfil do consumidor, o mercado de um produto ou serviço e sua localização. Seu objetivo fundamental é a descrição das características de determinada população ou fenômenos que interferem diretamente. Essa pesquisa é aplicada no marketing político por meio de levantamentos de índices de criminalidade, segurança pública, saúde básica, áreas de lazer destinadas a população. Os profissionais do marketing por meio dessas pesquisas procuram saber as carências e necessidades da região, como por exemplo se as taxas de criminalidades são altas na região, serão abordadas formas de campanha destinadas a acabar com a criminalidade, como por exemplo instalar câmeras pela região, colocar mais policiais nas ruas, melhorar a iluminação pública e etc. No caso de saúde nas regiões precária, será abordado uma campanha que terá como objetivo a construção de unidades básicas de saúde por toda região que ofereça bom atendimento, campanhas de vacinação, agentes de saúde indo até as casas das pessoas para fazer exames e levar remédios e etc. No caso de a região ser carente de áreas de lazer, é abordado na campanha, a construção dessas áreas de lazer necessárias como quadras poliesportivas, projetos para crianças, pistas de skate e assim vai conforme a necessidade e preferência de cada população.
  • Pesquisa causal ou experimental: geralmente se usa um grupo experimental e um de controle. Um deles coleta as informações e o outro avalia os resultados. Um exemplo dessa pesquisa é um teste que costuma-se fazer para avaliar os resultados de propaganda. Antes de lançar a campanha encolhem-se dois grupos de mercado (com características bem semelhantes) e aplicam-se formas diferentes de comunicação em cada um deles, um é aplicado campanha de massa, usando rádio ou TV; me outro é feita a comunicação por correio e telemarketing. Assim é avaliado a eficiência das duas formas de comunicação e descobrem qual obteve o melhor desempenho.

4 Tipos de abordagem - Método quantitativo e qualitativo

        Ambos os métodos são muito utilizados no marketing, uma vez que ajudam a tomar decisões com risco reduzido ou até mesmo com nenhum risco, e podem ocorrer antes e após as eleições. Também no marketing político não se pode abrir mão dessas formas de abordagem.

4.1 Método quantitativo

A pesquisa quantitativa é utilizada para gerar medidas precisas e confiáveis que permitam proceder a uma análise estatística, através de dados representados percentualmente, ou ainda através de gráficos. A partir de uma amostra da população torna-se possível quantificar as preferências do eleitorado. O objetivo dessa modalidade de pesquisa não é outro senão investigar quantas pessoas de uma determinada população compartilham uma característica em comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (140.8 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com