TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características do Jornalismo Literário no texto “Há 50 anos, jornalismo literário nascia com Frank Sinatra e Gay Talese”

Por:   •  3/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 2

Características do Jornalismo Literário no texto “Há 50 anos, jornalismo literário nascia com Frank Sinatra e Gay Talese”

Considerando os estilos jornalísticos existentes há décadas. O jornalismo literário surge através do jornalista e escritor Gay Talese. Sua principal característica é o realismo dos fatos em caráter investigativo. A falta de contato pessoal com Frank Sinatra pela desculpa de um possível resfriado, não fez com que Talese desistisse de seu propósito principal, compor a matéria.

O jornalista ousa da estratégia de aproximação com pessoas ligadas a Sinatra, obtendo assim inúmeras informações do artista, contando sua biografia, resultando em um clássico da literatura jornalística, possuindo características investigativas, com foco na objetividade, proporcionando um fato histórico do novo jornalismo. A descrição realista e a escrita da história proporciona objetividade no relato dos fatos, desta forma o estilo panfletário, herdado do jornalismo romântico, ficou para trás.

O escritor detalha a sua pergunta principal na reportagem: "Frank Sinatra está resfriado?"

“A pergunta remonta àquela que Talese se fez quando recebeu do editor Harold Hayes a tarefa de escrever um perfil do cantor, no outono de 1965.” (MOSER, 2016)

O texto revela a idade em que o jornalista atingiu a fama, 33 anos, resultado de 10 anos como Repórter do The New York Times, sendo a matéria com Frank Sinatra seu primeiro trabalho para a revista a Esquire. O texto Deixa claro que Talese demonstra preocupação em ser compreendido como o repórter de celebridades.

O Jornalista Sandro Moser se utiliza dos mesmos métodos para passar informações sobre a matéria dos 50 Anos do Jornalismo Literário. Tal como Frank Sinatra, Gay Talese também omitiu informações. Moser ousa no instrumento de pesquisa e entrevista pessoas do conhecimento da linha jornalística para falar sobre a matéria comemorativa dos cinquenta anos. Então surgem os elogios e críticas a Talese.

Moser enriquece a reportagem com características aprofundadas, em detalhes, postura ética e caráter investigativo, não omitindo o lado crítico. Desenvolve então mais um marco do Jornalismo Literário com a frase clássica do jornalismo “até o fechamento desta edição Talese não respondeu ao telegrama”. A reportagem fecha mais um capítulo histórico do Jornalismo Literário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com