TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do Texto Jornalismo Investigativo

Por:   •  17/5/2017  •  Resenha  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 4

   Fichamento do texto jornalismo investigativo

Numa perspectiva ampla, segundo Waisbord (2000), o que caracteriza o jornalismo investigativo é a divulgação de informações, no gênero narrativo “reportagem”, sobre as ações das instituições governamentais ou de empresas privadas que sejam prejudiciais ao interesse público e afetem a sociedade. As reportagens resultam do trabalho de apuração das informações pelos repórteres, que não se limitam a reproduzir informações “vazadas” por fontes informativas para as redações dos jornais. Ou melhor, uma reportagem investigativa pode até ter início com denúncias que chegam às redações, mas não deve se basear exclusivamente nelas: é indispensável uma sólida pesquisa por parte do repórter, que vai buscar a informação de fontes primárias e não se contenta com as versões ou com as fontes secundárias. Por desempenhar uma relevante função social devido às suas contribuições à governabilidade democrática, a imprensa vincula-se ao princípio da responsabilidade mútua nas sociedades democráticas e revitaliza o espaço público. Por isto, para a realização da reportagem investigativa, torna-se imprescindível o acesso às informações públicas.

Jornalismo investigativo dá muito trabalho, pois exige apuração aprofundada, tempo de produção e de exibição maiores.

É de suma importância estudar este objeto de estufo

 

                                       Justificativa         

A principal tarefa do jornalismo investigativo é tratar das práticas de reportagens especializadas em desvendar mistérios e fatos ocultos do conhecimento público. A exigência de uma apuração aprofundada representa aquilo que vai além do simples relato factual, revelando algo que estaria escondido até aquele momento.  Essas produções exigem, muitas vezes, que os profissionais se infiltrem em locais extremamente perigosos, simplesmente para conseguir a melhor pauta, o principal furo e o mais interessante ângulo de abordagem.

Ao produzir uma reportagem investigativa, todos os momentos de produção são importantes: investigação, pesquisa, coleta de dados e provas, entrevistas; escrita concisa da reportagem; e conclusão do caso.

O jornalista precisa ter cautela na hora do processo investigativo, não se basear somente com denúncias que chegam nas redações, mas buscar informações de fontes primárias e não se contenta só com as fontes secundárias.  

Em princípio não há mal algum em receber informações privilegiadas. O importante é que o jornalista tenha consciência de que investigações em andamento são exatamente isso, ou seja, não há conclusão a priori, não há culpados. O problema é que após amplo espaço destinado à cobertura das investigações, costumamos dedicar pouco tempo para as conclusões do caso, mesmo em relação àqueles que geram maior repercussão. A prática cria uma distorção ao promover um julgamento antecipado na medida em que a divulgação dos fatos investigados colabora para a construção da opinião pública, e que vez ou outra está em desacordo com a resolução dos casos (CARVALHO, 2010, p

Diante de todas essas abordagens escolhi o programa profissão repórter como meu objeto de estudo, no qual traz os desafios de uma reportagem investigativa, buscando a verdade e usando os melhores processos de apuração.

 

O Profissão Repórter retrata o trabalho dos repórteres e editores. Caco Barcellos, junto de sua equipe de jornalistas, recém-formados, vai às ruas para mostrar diferentes ângulos sobre um mesmo fato. Esse formato teve o início em 1995, como um quadro do fantástico, mais tarde retornou as telinhas em 2006, tornando-se fixo no ano de 2008.   O programa tem como diferencial mostrar os bastidores da produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (138.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com