TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação corporativa

Projeto de pesquisa: Comunicação corporativa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

A Comunicação Empresarial (Organizacional, Corporativa ou Institucional) compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ou junto aos seus públicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinião, jornalista etc.)

A Comunicação empresarial tem assumido, nos últimos anos, maior complexidade, tendo em vista a necessidade de trabalhar com diferentes públicos (portanto diferentes conteúdos, discursos ou linguagens), o acirramento da concorrência, a segmentação da mídia e a introdução acelerada das novas tecnologias.

2 DESENVOLVIMENTO (COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL)

A comunicação pode ser considerada o “espelho da cultura” de uma empresa. Assim, se as ações da empresa são guiadas por certos valores, condizentes com sua missão, sua visão e seus princípios, as práticas comunicativas devem, sim, estar alinhadas com esse discurso. Em outras palavras, a empresa deve agir com base naquilo que defende, nas idéias que leva a público, para que sua imagem, enquanto uma instituição responsável e consciente, não seja questionada. Devem ser eliminados, portanto, “discursos de fachada”, os quais podem afetar os resultados das ações da empresa, caso sejam constatadas divergências/incoerências. E isso é uma exigência da sociedade contemporânea: transparência e veracidade.

Bordenave descrevia da seguinte maneira. “[...] a comunicação é uma necessidade básica da pessoa humana, do homem social” (BORDENAVE, 1982, p. 19).

Existem profissionais na área cuidando constantemente para que a comunicação seja a mais eficiente. Ou seja, aquilo que está sendo passado, deverá ser compreendido de maneira clara. A comunicação é o poder mais forte. Há uma realidade misteriosa neste fenômeno. A comunicação deverá após ser entendido e decifrada, ser colocada a serviço da democracia.

A realidade existe e deixa de existir no mesmo tempo em que é veiculada, comunicada. Este fenômeno pode criar realidades e ao serem silenciadas deixarem de existir. A imagem das pessoas é construída pela comunicação, mas também, destruída. O poder está na mão de quem detém a comunicação; detém a construção da realidade, criando a opinião pública. A força disso está nos resultados das eleições onde verificou- se que os candidatos ligados em algum meio de comunicação, se elegeu. Numa sociedade como a nossa dispor desse meio é certeza de sucesso.

" É a cultura um conjunto de sentidos e significações de valores e padrões, incorporados e subjacentes aos fenômenos perceptíveis da ação e comunicação de um grupo humano concreto." Através dos meios de comunicação a cultura de um grupo e determinada. Filmes, novelas, propagandas são fatores determinadores de comportamento. O " merchandising " é muito eficiente; principalmente se veiculado através de atores fazendo ou usando um determinado produto, marca ou até mesmo um vocabulário específico. A busca do lucro apoiada pelos meios de comunicação, faz enraizar no homem limites muito além do ético e moral.

A Comunicação é o meio onde a cultura é criada, retransmitida, mas por outro lado é a negação da cultura para servir interesses outros. As informações recebidas na nossa sociedade são expressões ditadas pelo poder. É um instrumento dos privilegiados para universalizar seus interesses. A abrangência dos meios de comunicação e informação desbancou a força da igreja, escolas e da família. A mediação da comunicação manipula valores éticos, morais e sociais. Não há mais meio de comunicação, mas na verdade temos meios de informação que controla o social. O ser humano se forma historicamente através das relações do seu meio social. Hoje, temos as mais variadas máquinas que bombardeando ao mesmo tempo, centenas, milhares de pessoas ao mesmo tempo passam a ditar regras transformando o mundo numa aldeia global. Não é permitido mais o homem, dizer as suas palavras, ouvir a sua voz, pensar o seu momento, pois todos consomem, trabalham, reagem do mesmo modo que os donos da informação desejam.A ferramenta de gestão que aplicaria em ambas das empresas ( Braskem, CPFL) seria 5w2h, pois, responde de forma clara as duvidas e questionamento, chegando assim ao resultado esperado ou mais próximo possível do esperado.

Relacionamentos interpessoais: Automaticamente pensamos em relacionamento entre as pessoas, e está correto, o que devemos pensar é que o relacionamento pode ser ruim ou bom, não é por que existe um relacionamento que ele é bom, seve-se passar por uma avaliação. É um dos pré-requisitos mais procurado pelas organizações hoje em dia é, ser comunicativo e ser sociável (ter um bom relacionamento)

O que mais se tem falado ultimamente é a importância do trabalho em grupo. Aumenta cada vez mais a procura por pessoas que tenha habilidades pra trabalha em conjunto. Habilidades técnicas são muito importantes, mas, a falta de habilidade interpessoal pode custar à vaga de emprego que se almeja, o motivo de isso acontecer é que a falta de uma interação entre o grupo pode causar frustração e desmotivação, um funcionário desmotivado e frustrado não consegue se alinha com os objetivos da empresa, com a missão organizacional nem com o cumprimento de metas, por isso essa habilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com