TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Créditos de Abertura

Por:   •  5/7/2018  •  Projeto de pesquisa  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

Metáforas Audiovisuais: Figuras de linguagem nos créditos de abertura cinematográficos – Roberto Tiertzmann

Entende-se por metáforas audiovisuais, um trecho do filme para que haja uma comunicação diferenciada com o espectador. É um conjunto de elementos visuais usados como estratégia alternativa de introduzir no produto ‘elementos chave‘ da história garantindo outra função além do seu caráter informativo.

Os créditos são trechos do filme onde são apresentados em forma de texto gráfico o título, equipe e empresas produtoras, podendo aparecer no início (maior variedade e riqueza visual) e/ou no final do filme com a função de introduzir o espectador na obra. As metáforas também são usadas para interpretar os temas dos filmes através da escolha da fonte, animação das letras e diagramação dos textos gráficos.

O texto cita, Umberto Eco como o primeiro a sugerir o uso das figuras de linguagens (de início as expressões orais) em comunicações visuais ajudando na retórica (como na Grécia Antiga) aumentando a complexidade a partir da escrita padrão. Paralelo a ele, Elsen e Lupto afirma que as figuras de linguagens são desdobramentos a partir do uso ordinário da linguagem como Tropos (usado para definir os clichês em obras de ficção ‘wikipédia’) e Esquemas (altera o arranjo normal). A diferença dessas figuras de linguagem na língua falada ou escrita é clara e perceptível, diferente dos créditos de abertura que é menos clara e até mesmo irrelevante. Essa diferença se dá não apenas pelo plano de imagem, mas dentro dela a partir de seus elementos, composição, fotografia, enquadramento e profundidade, além das relações entre planos e outros elementos visuais que facilitem a compreensão dos mesmos.

A importância de um elemento colocado no crédito (onde é mais valorizado por atributos estéticos do que pela síntese e interpretação da obra) precisa estar presente em varias partes do filme para ser recordado e comparado com outras metáforas apresentadas. A solução é apresentar os elementos com e sem metáforas.

Além das metáforas visuais o texto cita duas outras estratégias comuns: as metáforas tipográficas (uma alternativa sutil e delicada de introduzir outra estratégia de imagem trabalhando com texto para descrever os elementos de título, elenco e equipe do produto) e a personificação (citando o exemplo da logo dos Estúdios de Animação PIXAR, que dá características humanas a objetos inanimados) geralmente destinadas ao público infantil.

Por fim, compreende-se que as metáforas audiovisuais é a mescla do potencial da computação gráfica com o cinema. Os créditos apresentam mensagens visuais distintas do resto do filme que se complementa com o desenrolar do filme que se torna uma ferramenta essencial para o meio audiovisual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com