TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Gestão da Tecnologia da Informação

Por:   •  20/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

Curso Gestão da Tecnologia da Informação

Disciplina Ergonomia

Aluna: Roberta Freire

1. Do latim systema, um sistema é um conjunto ordenado de elementos que se encontram interligados e que interagem entre si. O conceito é utilizado tanto para definir um conjunto de conceitos como objetos reais dotados de organização. Um sistema conceitual ou ideal é um conjunto organizado de definições, símbolos e outros instrumentos do pensamento (como as matemáticas, a notação musical e a lógica formal).

m sistema pode classificar-se como físico (como um computador) ou também como abstrato (como um software de computador). Há ainda, dentro do conceito de sistema, os subsistemas, que se trata de um sistema dentro de outro sistema, esse, por sua vez, maior que o anterior. Ainda, esse sistema maior pode ser integrante de um supersistema.

A Teoria Geral de Sistemas, por sua vez, é o estudo interdisciplinar que procura as propriedades comuns a estas entidades. O seu desenvolvimento começou em meados do século XX, com os estudos do biólogo austríaco Ludwig von Bertalanffy. É considerada como uma metateoria (teoria de teorias) que parte do conceito abstrato de sistema para encontrar regras de valor geral.

Também se pode mencionar a noção de sistema informático, bastante comum nas sociedades modernas. Este tipo de sistemas diz respeito ao conjunto de hardware, software e suporte humano que pertencem a uma empresa ou organização. Incluem computadores bem como os programas necessários para o processamento de dados e as pessoas responsáveis pela respectiva gestão.

Em anatomia, sistema refere-se a um conjunto de órgãos compostos por um mesmo grupo de tecidos e que possuem a mesma função. Nisso temos, por exemplo, o sistema reprodutor, o sistema auditivo, sistema digestivo, sistema circulatório, sistema nervoso, sistema vascular, entre outros.

Sistema Homem-Máquina-Tarefa

Os instrumentos de trabalho projetados e construídos pelo homem visando ajudá-lo na execução de algum trabalho são denominados geralmente de máquinas. Estas máquinas podem ser entendidas como prolongamentos do organismo humano, para proporcionar ao homem melhores condições na execução de certas funções.

2. Um Sistema Homem-Máquina é uma combinação operativa entre homem(ns) e máquina(s), que se complementam para executar urna determinada função, partindo de estímulos de entrada dentro das condições de um dado ambiente. Portanto, na operação de uma máquina, o homem recebe informações desta (estímulos de entrada), processa-as e transforma-as em ações de comando. Desta forma, Homem e Máquina complementam-se formando um todo ao qual denominamos Sistema Homem-Máquina.  

O organismo humano funciona captando estímulos externos (informações) através de suas funções receptoras, das quais as principais são a visão e a audição, e outras como olfato, tato, paladar e sentidos cinestésicos. Estes estímulos são convertidos em impulsos elétricos e transferidos, através das células nervosas (neurônios), até o sistema nervoso central (medula espinhal e cérebro), onde são processados, emitindo ordens de ação para os mecanismos de ação (geralmente os membros), os quais agem sobre um determinado controle (alavancas, pedais, botões, etc.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com