TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESPETÁCULO DA NOTÍCIA

Por:   •  12/10/2015  •  Artigo  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

Perspectiva de Popper

Para Popper, existe uma tarefa lógica da pesquisa cientifica, ou da lógica do conhecimento. Proporcionar uma analise lógica desse procedimento, ou seja, analisar o método das ciências empíricas.

Popper afirma, que o problema da indução, segundo as ciências empíricas caracterizam-e pelo fato de empregarem os chamados “métodos indutivos”. É comum dizer-se “indutiva” uma interferência, caso ela conduza de enunciados singulares (por vezes denominados também enunciados “particulares”), tais como descrições dos resultados de observações ou experimentos, para enunciados universais, tais como hipóteses o teorias. (POPPER.K, 1979, p. 28).

Popper diz que a ciência formula enunciados verificáveis. A lógica da pesquisa cientifica tem como tarefa a analise lógica dos métodos das ciências empíricas. Essas ciências empregam o método indutivo.

Popper por sua vez, critica esse método, dizendo não haver interferência de enunciados singulares.  A indução, é um método de raciocino lógico que vai do particular ao geral. Os resultados, são de origem empírica e de ordem probabilística. Popper reafirma que seus resultados não são necessariamente verdadeiros. (p. 28).

A indução indaga a validade da mesma. Toda afirmação com base na experiência é singular, e não universal. A questão de saber como uma nova ideia ao homem trata-se de um tema musical, de conflito dramático ou de uma teoria cientifica. Podendo revestir-se de grande interesse para a psicologia empírica, mas na interessa a analise lógica do conhecimento científico. (p.31).

Quanto à lógica do conhecimento e a tarefa de troca em oposição à psicologia do conhecimento, partirei da suposição de que ela existe consiste apenas em investigar os métodos empregados nas provas sistemáticas a que toda ideia nova dever ser submetida para que possa ser levado em consideração. É possível perfazer, que na medida em que o cientista aprecie criticamente, altere ou rejeite a sua própria inspiração, poderemos se o desejar, encarar a analise metodológica, levado ao efeito como um tipo de “construção racional” dos correspondentes processos mentais. (p.32).

Popper diz que para justificar as interferências indutivas, deve-se estabelecer o principio da indução, que buscar ordenar as interferências do modo lógico. Popper diz que o principio da indução não é analítico, mas sintético. Kant havia postulado que no analítico, o predicado esta contido no sujeito e no sintético, não apesar de predicado e sujeito estarem conectados. Só o sintético acrescenta algo ao conhecimento indutivo.

p. 28).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com