TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO SOBRE MAX WEBER

Por:   •  29/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DIRIGIDO SOBRE MAX WEBER

  1. Para Weber, um dos traços mais marcantes da cultura moderna é o processo de “racionalização” social. Em que consiste esse processo? Cite pelo menos dois exemplos concretos deste fenômeno.
  2. Weber era pessimista quanto ao futuro da sociedade ocidental. Explique o porquê desse pessimismo.
  3. Segundo Weber, quais as diferenças entre as ciências da natureza e as ciências sociais?
  4. Explique o que significa “tipo ideal” na teoria weberiana e cite alguns exemplos de tipos ideais que o autor criou em sua obra.
  5. Weber assume como método sociológico o individualismo metodológico. Sua preocupação consiste em explicar e compreender o sentido da ação social. Quais os tipos ideais de ação social elaborados por Weber? Exemplifique:
  6. O que Weber chama de “ordem social” ou “estrutura social” é o conteúdo de sentido de uma relação social capaz de ser descrito e orientado por máximas (frases, bordões, lemas, mandamentos) indicáveis, que funcionam como “obrigações” ou “modelos de comportamento”. Organizações são relações sociais cristalizadas e fechadas, cuja “ordem” é mantida de acordo com a fidelidade a essas máximas que dão sentido às relações. Nas primeiras aulas do curso, vimos uma amostra de como funciona o parlamento sueco, uma organização social. A partir do que você observou escreva três máximas que sintetizem a ordem social que subjaz àquela organização.
  7. Dentre as sociologias específicas que Weber desenvolveu, temos a Sociologia da Estratificação Social. Uma de suas premissas é que a hierarquia social não depende apenas da posse de bens. Quais são os outros fatores que influenciam a posição de um indivíduo na hierarquia social?
  8. Segundo Weber, existem inúmeros tipos de racionalidade nas mais diversas culturas. Mas a racionalidade típica da cultura ocidental trouxe ao ser humano a capacidade de dominar o mundo. O que caracteriza essa racionalidade e no que ela se diferencia das outras?
  9. Qual a relação do espírito do capitalismo moderno com a ética protestante, segundo Weber?
  10. A sociologia da religião weberiana classifica os tipos de religião segundo práticas religiosas e métodos de salvação, entre outros critérios. Segundo ele, as religiões também podem ser avaliadas segundo critérios de maior ou menor racionalização. O que ele quer dizer com isso? O que faz com que uma religião possa ser considerada mais “racionalizada” do que outra?
  11. O que significa para Weber o termo “secularização”?
  12. Por que Weber chama a racionalidade moderna de “jaula de ferro”?
  13. Para Weber, há uma diferença grande entre a ciência e a política. Elas fazem parte de esferas de valor distintas.A ciência tem como objetivo “compreender a realidade”, pensar sobre como as coisas SÃO. A política tem como objetivo “agir sobre o mundo”, ou seja, atuar para que as coisas se tornem do jeito que achamos que DEVEM SER. Não cabe à ciência definir os valores morais ou culturais que os indivíduos devem adotar. A ciência tem o poder de EXPLICAR o mundo, mas não pode responder qual a finalidade da existência. Como diz Julien Freund, estudioso de Weber, “a ciência ajuda o homem de ação a melhor COMPREENDER o que quer e o que pode fazer, mas não poderia prescrever-lhe o que deve fazer”. Como podemos perceber essa antinomia na prática, em casos concretos? Cite exemplos.
  14. Weber diz que a modernidade vai separando as estruturas sociais em esferas de valor autônomas: a política, a econômica, a religiosa, a estática, a erótica e a intelectual. Muitos dos conflitos que surgem hoje em dia se dão por causa do choque de valores entre estas esferas. Leia o texto de José Teles sobre o São João de Caruaru no link abaixo e identifique qual o conflito de valores que está em jogo: http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/musica/noticia/2017/06/15/sao-joao-nao-tem-nada-a-ver-com-festa-de-peao-de-barretos-289836.php
  1. Segundo Weber, embora as ciências sociais não possam ditar quais valores morais devemos adotar em nossa vida, elas podem revelar:
  1. Quais os valores que dão sentido às escolhas individuaise ações de cada um
  2. Quais as consequências práticas das ações e escolhas de valor que fazemos
  3. Se há contradição entre os fins desejados e os meios que empregamos para atingí-los

Levando em consideração essas três possibilidades que a sociologia generosamente nos dá, faça uma análise desse episódio ocorrido recentemente, procurando entender primeiramente qual o significado de justiça que está por trás desta ação:

Jovem tem a testa tatuada após ser acusado de furto de bicicleta em SP[1]

(...)

Um caso chocante de tortura em São Bernardo do Campo, Região Metropolitana de São Paulo. Dois homens tatuaram a testa de um adolescente de 17 anos por suspeita de furto de uma bicicleta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com