TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Por:   •  6/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.934 Palavras (8 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Educação Física

A Ciência do Ensino da Natação

Lucas de Queiroz Sá                        RA: 9930001842

A empresa, o Meio Ambiente e a Gestão Ambiental.

Professor: Janaina

      Bauru 24/03/2015

Sumario.

  1. Sumario ..................................................................................................................................... 2
  2. Introdução .................................................................................................................................3
  3. Visão do Meio Ambiente...........................................................................................................4
  4. Ações necessárias para a preservação dos recursos naturais e diminuição da poluição da atmosfera ...................................................................................................................................6
  5. Relatório sobre poluição atmosférica ......................................................................................7
  6. Carta de ações preventivas de combate a poluição ................................................................8
  7. Conclusão..................................................................................................................................10

INTRODUÇÃO

Muito se fala hoje na questão ambiental, sabe-se que as empresas hoje buscam cada vez mais se adequar para as leis que regem as questões ambientais e a utilização dos recursos existentes no planta.

As empresas passaram a respeitar mais os recursos que possuem, pois a cada dia eles tem se tornado cada vez mais escassos e a cada dia tem que se atentar para utiliza-los da melhor maneira para que no futuro próximo eles não venham a faltar.

Ao longo do tempo o mundo foi se atentando para essa questão da poluição atmosférica, entendo que a utilização desenfreada dos recursos naturais estava destruindo o planeta e causando efeitos catastróficos.

Com base nos estudos realizados pode – se elencar alguns fatores que contribuem para a diminuição da poluição atmosférica e a utilização dos recursos naturais.


VISÃO DO MEIO AMBIENTE

Nos dias de hoje a questão ambiental nas empresas deixou de ser mera circunstância, passou a ser um assunto tratado com prioridade.

Ao longo dos anos o mundo começou a se atentar para a destruição que estava sendo causada ao meio ambiente, destruição ao qual nós mesmos os seres humanos estamos causando.

Essa consciência ambiental vem sendo difundida entre todos, muitos por causa dos efeitos que vem sendo causadas as grandes mudanças climáticas, as enchentes, terremotos, os desastres que vem sendo gerados ao longo dos anos.

Criaram-se diversos programas ao redor do mundo com foco em preservação dos recursos naturais e desenvolvimento sustentável como, por exemplo, a Cúpula da Terra (Eco 92), o Rio+20, o protocolo de Kyoto e etc.

Com o surgimentos desses programas todos passaram a dar maior atenção para as questões ambientais e para utilização desenfreada dos recursos naturais existente no planeta que cada vez mais se tornam escassos.

Hoje a empresa que preza pela sua imagem tem que ser uma empresa que respeite o meio ambiente, pois a questão ambiental  é observada para compra de novos produtos, fabricação e para procura de novos parceiros.

As empresas antigamente não tinham o compromisso adquirido nos dias de hoje com a questão ambiental, muito pelo fato de as leis que regem essa questão não serem tão rigorosas como são hoje, e também pelo fato de não estarem com o foco na preservação dos recursos naturais que eram em abundância.

Com o passar do tempo as leis se tornaram mais rigorosas e passaram a exigir cada vez mais das empresas, os controles passaram a ser realizados de maneira mais contínua com mais ênfase na parte ambiental.

Outro fator que faz com que as empresas busquem uma gestão ambiental adequada é a questão do marketing, muitas empresas utilizam de sua boa gestão ambiental para atrair mais parcerias, mais clientes, mais fornecedores, é utilizada também como uma forma de redução de custos.

Outro fator que faz com que o mundo se volte diretamente para a preservação do meio ambiente é a poluição atmosférica, em 1998 foi criado o protocolo de Kyoto em 1998 que tem como principal objetivo fazer com que os países do mundo se atentem para a questão da poluição da atmosfera e consigam diminuir a emissão dos gases que vem danificando a anos a atmosfera da terra.

Esses gases e/ou poluentes são classificados da seguinte forma:

  • Primários: Dióxido de carbono (SO2), Amônia (NH3), Metano (CH4) e todos os gases que são liberados diretamente da fonte de emissão.
  • Secundário: São aqueles formados através da reação química entre os poluentes primários e os que já estão na atmosfera da terra como: Ácido Sulfúrico (H2SO4), Peróxido de Hidrogênio (H2O2) e os sulfatos (SO42-).

Os efeitos desta poluição da atmosfera são numerosos e atingem não somente as pessoas, mas os animais, vegetais, o meio ambiente como um todo.

São notórias as agressões dos poluentes, pois até o tempo atmosférico sofre danos consideráveis, tais como redução da visibilidade, a cor atmosférica muda com as agressões sofridas, em alguns lugares é possível haver a perda da luz do sol devido a nuvem de poluição, aumento de neblina e etc.

Existem também os poluentes que atingem o planeta como um todo, em grandes escalas que são chamados de “Poluentes Globais”, os principais efeitos destes poluentes são:

- Chuva ácida        

- Efeito estufa

- Destruição da camada de ozônio

AÇÕES NECESSÁRIAS PARA A PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS E DIMINUIÇÃO DA POLUIÇÃO DA ATMOSFERA

“Hoje em dia, o ser humano apenas tem ante si três grandes problemas que foram ironicamente provocados por ele próprio: a super povoação, o desaparecimento dos recursos naturais e a destruição do meio ambiente. Triunfar sobre estes problemas, visto sermos nós a causa, deveria ser a nossa mais profunda motivação.”

(Jaques Yves Cousteau)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (181 Kb)   docx (48.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com