TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educador Musical

Por:   •  3/8/2016  •  Abstract  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

Educador Musical

Em muitas das escolas Livres ou Regulares (particulares) que possuem cursos, ou disciplinas musicais, não existem mais alunos e sim clientes.

Daí vem o fato de alguns educadores apaixonados pelo seu trabalho, fazerem as seguintes perguntas: Devo educar musicalmente meu aluno ou devo satisfazer mais um cliente? Devo fazer o possível para segurar o aluno na instituição para garantir mensalidades ou agir com sinceridade e propor caminhos que o levarão talvez, a melhorias em sua vida?

Basicamente existem dois tipos de Professores nas escolas de música: Os que são verdadeiros educadores e os que não são. Os proprietários de muitas escolas específicas de música, não entendem absolutamente nada do ramo musical. Entram na classificação dos empreendedores que não são educadores. Muitos possuem como interesse somente o lucro.

O educador musical tem como propósito: ensinar, orientar, ajudar, propor caminhos, acompanhar seus alunos, mas é frequentemente barrado pelo sistema defeituoso existente nestas escolas. O pior é que muitos professores concordam e contribuem com esse sistema. Daí me vem a seguinte pergunta: Será que esses são realmente educadores musicais?

Existe uma grande diferença entre o profissional professor e o professor profissional. O primeiro é aquele que trabalha em outros ramos da música e entrou na educação musical por motivos não educacionais e sim financeiros e outros. Já o segundo; é aquele que escolheu ser um educador e usa de sua formação e conhecimento para ajudar seus alunos a caminharem.

Hoje é comum ver colégios particulares oferecendo aulas de ballet, pintura, judô, natação, informática, música, etc, com o objetivo de atrair mais clientes e outras querendo mostrar um currículo mais completo na formação do aluno. Existem escolas que formam grupos de 6, 8, 10 alunos e literalmente, jogam para o professor ensinar algum instrumento no espaço de uma à duas horas. Isso é um absurdo! não é necessário muito conhecimento didático-musical para perceber que os alunos dificilmente aprenderão alguma coisa.

Alguns acreditam que o problema possa ser cultural. A população cresce em um ambiente imediatista, onde compromissos muito longos são ignorados.

Alunos querem aprender a tocar instrumentos em um ano (o que é muito dificil). Alguns não entendem que os resultados do aprendizado musical não vem a curto prazo, é uma vida...

                                                                              André Moreira da Rocha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com