TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esportes ajudam adolescentes a abandonar as drogas

Por:   •  17/11/2015  •  Artigo  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

A atividade física sempre será importante em qualquer fase da vida de uma pessoa, mas na adolescência ela torna-se fundamental já que esta é a fase em que os jovens estão em fase de desenvolvimento físico e emocional. Atualmente, notamos que o esporte encontra-se solidamente inserido na sociedade, sendo considerado um fenômeno sociocultural, entendido como um direito social, já que tornou-se um dos meios mais rápidos no combate a drogas.

O fato é que os exercícios físicos influenciam no desenvolvimento saudável e distanciam os jovens da mentalidade distorcida em que o mundo vive, fazendo com que eles se afastem da criminalidade que está presente em todos os locais de forma bastante arranjada e atraente. O crime organizado existe como uma organização estruturada e o esporte têm a importante e difícil missão de mostrar que nem sempre o caminho mais fácil é o correto.

Um estudo realizado pela Secretaria Estadual da Saúde comprovou que 76,6% dos adolescentes paulistas praticam rotineiramente alguma atividade esportiva. Foram entrevistados, em parceria com o Celafiscs (entidade especializada em atividade física), 327 pessoas com idade entre 14 e 18 anos em todo o estado – Grande São Paulo, litoral e interior.

A estudante, Alyne Santos, de 16 anos, conta como conseguiu livrar-se das drogas através de aulas de vôlei. “O problema é que a droga traz um prazer enorme e, quando nos damos conta, não queremos mais nada. Até o dia em que eu comecei a me dedicar ao esporte. Foi uma vitória!”, relatou a adolescente. Alyne treina no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), além disso, ela participa dos encontros nos Narcóticos Anônimos (NA), onde continua seu tratamento juntamente ao esporte.

O COTP é um equipamento à Coordenadoria de Gestão do Esporte de Alto Rendimento (CGEA) da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (SEME) da Prefeitura da Cidade de São Paulo. Reconhecido como um dos locais mais apropriados para formação de novos atletas de todo país, e assim contribuindo com o jovem que quer ingressar no esporte. Cada esporte possui suas particularidades que envolve as pessoas e as fazem optar por qual praticar.

O Coordenador Técnico das Modalidades Esportivas, Rubens Cernach, diz que, atualmente, cerca de 900 crianças e adolescentes com idades basicamente entre sete a 17 anos, treinam no Centro Olímpico. “eles disputam os campeonatos mais importantes das suas faixas etárias, num trabalho que prioriza a participação em competições realizadas pelas principais entidades organizadoras (federações paulistas e confederações brasileiras) de casa modalidade”. Finaliza Rubens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com