TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHA DE LEITURA: ATÉ QUE PONTO DE FATO NOS COMUNICAMOS (CIRO MARCONDES FILHO)

Por:   •  19/4/2016  •  Resenha  •  2.388 Palavras (10 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO                                     ALEXANDRE ROCHA DA SILVA

FICHA DE LEITURA: ATÉ QUE PONTO DE FATO NOS COMUNICAMOS (CIRO MARCONDES FILHO)

LUCAS ZANETTE BASSO                                                        19 de Abril de 2016

1. Introdução

“Comunicação é uma palavra da moda. Todos falam em comunicar, pessoas comunicam, animais, plantas, sistemas comunicam. […] Tudo comunica. O pesquisador Gregory Bateson e seus colegas do Colégio Invisível, nos Estados Unidos, têm uma frase radical: ‘Não dá para não comunicar’. Viver é estar comunicando, emitindo sinais, demonstrando participar do mundo. […] [No entanto] As pessoas continuam a achar que sua maneira de ver o mundo, seus sentimentos, suas angústias, suas alegrias são fatos internos, íntimos, incomunicáveis. Que, apesar do volume intenso de aparelhos postos à nossa disposição […] a vida de cada um ainda é uma caixinha fechada, um universo oculto, um mundo trancado”. (p. 7)

Nesta introdução o autor deixa bem claro que comunicação é em outras palavras interação, Para que a comunicação ocorra, é necessário interação entre dois seres, assim ocorre uma troca mútua de fluídos, de energia, de matéria. Esse fluxo de informações chamado de comunicação estrutura a realidade circunscrita ao emissor e o receptor.  Mas nem tudo será possível de ser comunicado, o autor se mostra indagado com a questão de pensamentos ou ideias internalizadas e não expostas pelos indivíduos apesar de que atualmente existem muitas ferramentas que possibilitam este tipo de ação. Muito do que pode ser comunicado não é totalmente conhecido pela consciência do homem muitas vezes ficando no nível de seu subconsciente.

2. A comunicação, a paixão e o ser humano 

“Para ele [Proust], o amor evidencia o desespero da incomunicabilidade e, quando a dualidade se transforma em unidade, quando o outro não está em outro lugar a não ser aqui onde estou, quando ele não excede mais minha compreensão, então não há mais comunicação no amor. Esta se rompe e a relação erótica ou passional desaparece no monólogo, há o tédio. […] A comunicação, em Proust, tem mais a ver com solidão do que com unidade enquanto realização do ser. Não há ‘corações em sintonia’: a comunicação íntima e profunda, a reciprocidade entre duas pessoas é uma miragem. O que existe é a incomunicabilidade que se revela na solidão e no mistério”. (pp. 12-13)

        Esse trecho do texto é realmente muito instigador, pois tenta fazer uma relação entre amor e comunicação. Não ouso dizer que os dois não têm relação nenhuma, pois na verdade eles têm se não isso entraria em conflito com o que foi afirmado por mim anteriormente. O que eu absorvi me deixou confuso sobre a interação entre as pessoas numa relação amorosa, pois como afirma o autor se o outro excede a minha compreensão, eu busco entende-lo. Se o mesmo encontra-se sob domínio do meu entendimento não haveria motivos para eu buscar algo que eu não possuo nessa outra pessoa segundo o raciocínio do autor. Se a dualidade encontra a unicidade se esgota a interação. O amor é um sentimento que altera as percepções do indivíduo em relação ao exterior é sobre si mesmo, fazendo com que o mesmo tenha atitudes diferentes das quais teria se não estivesse sobre o efeito deste sentimento.

3. O conceito de comunicação aqui utilizado 

“A comunicação não é ontológica, no sentido de não ser algo estável, fixo, consistente; nela nada se transfere, ela não é ‘uma coisa’, menos ainda uma coisa única que como vai, assim é recebida. Por isso, ‘não sendo nada’, ela não pode encerrar nenhuma verdade, não pode ser ‘traduzida’, não há uma chave que nos diga o que a coisa significa, quer dizer, representa. Comunicação é antes um processo, um acontecimento, um encontro feliz, o momento mágico entre duas intencionalidades, que se produz no ‘atrito dos corpos’ (se tomarmos palavras, músicas, idéias também como corpos); ela vem da criação de um ambiente comum em que os dois lados participam e extraem de sua participação algo novo, inesperado, que não estava em nenhum deles, e que altera o estatuto anterior de ambos, apesar de as diferenças individuais se manterem”. (p. 15)

Neste trecho do livro, o autor remete ao caráter dialético da comunicação. A enxerga como algo resultante do embate entre dois seres que proporciona algo novo. Sempre surge um elemento que antes não estava presente. Com esse pensamento, o autor vai muito além da ideia de que a comunicação, somente se materializa com a linguagem, sabemos que este é o principal meio pelo qual ela é materializada, mas não é o único. Se a comunicação é o fluxo é o processo ela é uma resultante. Mas é uma resultante que não permanece imutável ou estagnada no contexto da qual se encontra Em outras palavras (para mim) ela é um instrumento que toma novas formas conforme o decorrer do processo.

4. Um mapa geral das correntes de pensamento: o pensamento antigo

“O aparecimento de Aristóteles já marca uma virada nas preocupações. Se Platão era meramente abstrato e especulativo, Aristóteles será essencialmente lógico e empírico. […] As orientações posteriores […] abandonam os temas principais genéricos de Platão e Aristóteles e se voltam a questões subjetivas e existenciais. No epicurismo, o homem, com suas emoções e dores, toma o lugar do cidadão, atuante na esfera da política e da vida civil. […] Também os estóicos ocuparam-se com as sensações. […] Não há a ‘realidade incorpórea’, como queria Platão, mas algo incorpóreo que eles chamavam de exprimíveis: é sobre um corpo que uma causa tem algum efeito incorpóreo. O fogo sobre a madeira produz um efeito incorpóreo, o queimar-se”. (pp. 20-21)

 Esse trecho do texto é muito significativo, pois aborda questões filosóficas construídas anteriormente a qualquer construção de uma noção de um fenômeno chamado comunicação. Penso que o conceito de comunicação foi construído graças à perspectiva aristotélica de percepção da realidade onde consta como fundamentais a experiência e a lógica que se constrói a partir desta. Não haveria possibilidade de falar sobre comunicação sem analisar primeiramente as conseqüências dessa e assim partir para uma ideia de que esta mesma possibilita a tornar concebível pelo que ela constrói.

5. Um mapa geral das correntes de pensamento: a escolástica

“Assim como os helenísticos, [Santo] Agostinho volta-se ao homem singular, à pessoa e, nela à questão da vontade e da liberdade do homem diante da fé (a razão conhece e a vontade escolhe)”. (p. 23)

Passagem interessantíssima do texto, pois remete a algo que é fundamental no processo de comunicação entre os seres humanos que é a intencionalidade. A comunicação carrega consigo uma série de fatores intencionais muitas vezes inconscientes ou subjetivos, que não faziam parte primeiramente da vontade do sujeito. Se comunicação é expressão de algo este algo traz consigo, muitos significados que podem ou não serem compreendidos pelo receptor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (139.9 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com